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Carreira em Pauta

7 dicas para a liderança delegar decisões para a equipe

equipe de trabalho para ilustrar texto sobre delegar decisões

Delegar decisões com sabedoria faz parte de uma liderança eficiente, já que esse fator tem um papel importante no sucesso da equipe ou mesmo da organização como um todo. Ao fazer isso, o líder pode distribuir a carga de trabalho de forma mais eficaz e se concentrar em tarefas mais estratégicas, que exigem a sua participação.

A habilidade de um líder em saber delegar de forma equilibrada e justa as decisões é responsável por despertar benefícios como eficiência e produtividade, impedindo uma possível sobrecarrega — o que, por sua vez, pode resultar em atrasos. Também é uma oportunidade para os membros da equipe assumirem papéis mais significativos e responsabilidades, mostrando proatividade. Isso estimula o crescimento e desenvolvimento das habilidades.

A delegação de decisões também faz com que os membros do time se sintam parte importante da empresa, levando a um senso de pertencimento. Como resultado, os indivíduos se veem mais engajados com o trabalho.

Vale perceber que quando as decisões são tomadas por outras pessoas além do líder, há uma maior diversidade de perspectivas e ideias, o que abre portas para soluções mais criativas e inovadoras, características muito bem vistas pelo mercado atual. 

Permitir que outros colaboradores tomem decisões também é uma estratégia para desencadear uma resposta mais rápida e flexível a desafios, porque assim a equipe pode reagir prontamente às mudanças e não precisa esperar o aval de uma pessoa específica.

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Como delegar decisões para a equipe

É necessário ter em mente que, para distribuir decisões de maneira eficaz, o líder precisa contar com uma abordagem cuidadosa e bem estruturada, assim garante que a equipe possa deliberar com base nos objetivos da organização. A seguir, trazemos algumas dicas de como proceder: 

1 – Conheça bem a equipe

Saber os pontos fortes da equipe e o grau de conhecimento de cada um é fundamental para a delegação de decisões. Por isso, fique atento às habilidades e competências individuais dos membros do time. Isso vai ajudar a identificar com mais facilidade quem é mais adequado para assumir determinadas decisões.

2 – Saiba ouvir

Não adianta delegar as decisões se você não estiver aberto a ouvir e acatar as propostas de soluções da equipe. Isso quer dizer conversar com a sua equipe e prestar atenção nas opiniões acerca das deliberações.   

3 – Tenha confiança nos membros do time

Para que a equipe confie em um gestor, é imprescindível que ele confie na equipe de volta. Na prática, isso significa assumir que, quando uma tarefa é confiada a alguém, essa deve ter autoridade para cumprir com o que foi solicitado. Acompanhar é importante, mas deixar que o colaborador conduza à sua maneira pode ajudar em seu crescimento.

No cotidiano, o líder também deve demonstrar essa confiança nas habilidades e capacidades da equipe e permitir que os colaboradores assumam a responsabilidade pelas decisões tomadas.

4 – Faça uma avaliação da complexidade da tarefa ou do projeto

Antes de delegar uma decisão, fica sob a responsabilidade do líder avaliar a complexidade da tarefa ou projeto em questão. Decisões mais simples podem ser delegadas de forma mais ampla, mas as decisões estratégicas e críticas podem exigir maior supervisão e orientação. Aqui, também cabe salientar a importância de estar pronto para fornecer essas instruções.

5 – Tenha uma comunicação clara e transparente

A comunicação clara e objetiva é importante em vários aspectos que constituem o cotidiano de uma empresa. Na delegação de decisões, isso não é diferente. O líder deve passar de forma  detalhada e compreensível as expectativas em relação às decisões a serem tomadas. Para isso, também vale definir os objetivos, prazos, critérios de sucesso e quaisquer restrições ou limitações relevantes.

O gestor também deve ter em mente a criação de um ambiente de trabalho aberto e encorajador, onde a comunicação entre a equipe e o supervisor pode acontecer sem empecilhos. Uma dica é estabelecer canais de comunicação para que os membros da equipe possam relatar o progresso, fazer perguntas e buscar a devida orientação.

5 – Estabeleça uma hierarquia

Para que a delegação de decisões seja eficaz em seu objetivo, o líder também precisa especificar o nível de autoridade concedido a cada membro da equipe para deliberar. Assim, determine quais decisões os colaboradores podem tomar com autonomia e quando precisam buscar aprovação ou orientação superior.

6 – Acompanhe de perto os resultados e forneça feedbacks

O líder também deve ter em mente que não para no momento em que delega a decisão. Após isso, é preciso avaliar regularmente os resultados e o desempenho da equipe, e se for necessário, realizar ajustes na delegação de responsabilidades para otimizar o processo e alcançar resultados mais precisos.

7 – Forneça o suporte necessário

Garantir que a equipe conta com um suporte faz toda a diferença durante a delegação de decisões. Workshops e cursos de curta duração podem ajudar a capacitar os colaboradores, o que ao mesmo tempo promove o crescimento pessoal e profissional. Incentive a equipe a continuar os estudos, ficando atualizada no mercado de trabalho. Para isso, sequer é preciso sair de casa, tendo em vista a existência de  pós-graduação a distância.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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