Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como tomar decisões importantes na carreira? Aprenda aqui!

mulher com expressão pensativa para ilustrar texto sobre como tomar decisões importantes

Como tomar decisões importantes na carreira? Existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração. O principal é que o profissional não deve se submeter à impulsividade, ou seja: deve ponderar muito bem as suas ações e apostar em uma visão estratégica, de longo prazo, para conseguir mensurar as consequências de seus atos. 

Por outro lado, deixar a zona de conforto pode ser responsável por um verdadeiro crescimento profissional — e até mesmo pessoal — e garantir uma série de transformações. Os benefícios de abraçar os desafios são inúmeros, mas é claro que tudo deve ser feito depois de um bom cálculo. Jogar-se sem pensar nas possibilidades e ver bem os caminhos pode dar margem para imprevistos e empecilhos.

Ainda assim, ter ousadia pode ser o diferencial para abrir portas. Então o verdadeiro segredo está no equilíbrio: dosar a coragem e o cuidado, para chegar a uma decisão coerente e com potencial para chegar ao resultado desejado. 

Como tomar decisões importantes na carreira

Algumas atitudes específicas podem ajudar um profissional a tomar decisões importantes, já que quando se fala em carreira tem muita coisa em jogo — basicamente, todo o futuro da pessoa em questão. Algumas ideias são:

1 – Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é uma ferramenta importante para se dar bem na carreira, de modo geral. No que diz respeito à tomada de decisões, é um fator que não deve ser subestimado. O profissional que conhece a si mesmo sabe de suas convicções, tem clareza em seus pontos fortes e principalmente em suas fraquezas, então fica mais fácil saber “onde pisar”.

2 – Faça uma pesquisa criteriosa

Para tudo o que é feito na carreira — seja uma palestra, seja um processo seletivo, uma apresentação de um relatório — a pesquisa bem fundamentada é crucial. E quando um profissional busca tomar uma decisão com um potencial tão grande para ser divisora de águas, não deve fazer isso sem antes fazer uma boa pesquisa sobre o cenário em que está inserido e as possibilidades em seu entorno. 

3 – Consulte profissionais mais experientes

A visão de profissionais da sua área pode contribuir para uma decisão mais coerente. Não hesite em conversar com alguém de confiança, a quem você considere uma inspiração. Outra ideia é pesquisar relatos no LinkedIn ou no YouTube: muitos utilizam esse espaço para compartilhar experiências e tirar eventuais dúvidas que possam ajudar. 

4 – Avalie os riscos e as consequências

Não tome nenhuma decisão sem antes ter total ciência das consequências que podem te esperar. Mais uma vez, aqui se faz necessária a pesquisa e a observação de possíveis cenários. É bom já ter em mente as soluções para os riscos que envolvem as ações em questão.

5 – Pense a longo prazo

Ao tomar uma decisão importante, você deve ter em mente não os próximos dias ou semanas, mas sim os anos à frente. Pensar a longo prazo é fundamental para não se prejudicar. Questione o seguinte: como você se imagina daqui a cinco anos? E daqui a dez anos? Projetar esse cenário do futuro pode esclarecer diversas questões pertinentes à sua carreira e às tomadas de decisões que vão impactar lá na frente. 

6 – Estabeleça metas realistas

Considerando uma boa pesquisa, a conversa com profissionais experientes e toda uma projeção do futuro, já é hora de estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo de maneira concreta. No entanto, para evitar as frustrações, o indicado é criar metas realistas, que sejam condizentes com o mercado e com o que está ao seu alcance. 

7 – Alimente um bom networking

É mais difícil sair do lugar sem bons contatos, principalmente quando se trata de um momento importante em sua carreira. Indicações, parcerias ou mesmo o compartilhamento de experiências podem fazer toda a diferença no processo. Você pode adquirir novos contatos ao frequentar eventos, feiras, congressos, ou ser ativo em redes sociais como o LinkedIn.

Aspectos que devem ser considerados antes de decisões importantes na carreira

Antes de uma decisão na carreira, é recomendável ter claros os objetivos, as habilidades e competências. Vale considerar como a decisão permitirá que você utilize seus talentos.

Também é o momento apropriado para refletir sobre seus interesses e paixões na área profissional. Escolher um caminho que esteja alinhado com aquilo que você realmente gosta de fazer pode trazer mais satisfação e motivação no trabalho.

O autoconhecimento também se reflete na importância de conhecer seus valores pessoais e certificar-se de que a decisão esteja de acordo com eles. Considere, ainda, o potencial de crescimento e as oportunidades de desenvolvimento que a decisão oferece. Escolher um caminho que permita a expansão de sua carreira pode ser vantajoso.

Mas como tomar decisões importantes exige um devido preparo, o profissional pode buscar conhecimentos através de cursos. A pós-graduação EAD Unopar, por exemplo, representa toda a praticidade de um ensino a distância, que pode fornecer o suporte necessário nesta etapa da vida. Aproveite também o “Guia de Carreira“, com dicas imperdíveis para a sua vida profissional. Faça o download gratuito!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades