Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como destravar na hora da entrevista? Veja dicas para seguir

aperto de mãos para ilustrar texto sobre destravar na hora da entrevista

Conquistar o emprego dos sonhos exige dedicação e envolve muitas etapas até chegar no processo seletivo. E, mesmo aí, ainda é preciso encontrar formas de se destacar. Porém, é comum ficar nervoso e deixar as emoções tomar conta e, na hora da conversa com os gestores, pode não ser fácil desenvolver as respostas. Se você já passou por isso, ou está preocupado, não se preocupe pois vamos mostrar como destravar na hora da entrevista

A pressão para dizer as coisas certas, manter uma linguagem corporal apropriada, e passar uma boa impressão em um curto período de tempo pode minar a segurança dos profissionais mais confiantes. Além disso, enquanto tem todas essas preocupações, o candidato sabe que está sendo avaliado, e essa consciência pode deixá-lo ainda mais vulnerável. 

Mas o primeiro passo já foi dado: você foi chamado para a entrevista. A partir daí, a melhor forma de garantir o sucesso durante a conversa é apostar em ferramentas que te preparem para possíveis situações. 

Fazendo a lição de casa

Deixar as coisas para a última hora tendem a diminuir a confiança, pois é apenas com prática que você se sentirá confiante para responder o que quer que seja perguntado. Portanto, tudo começa fazendo a lição de casa. 

Isso significa se preparar previamente, e há muitas formas de fazer isso:

Pesquise sobre a empresa

Não adianta só aparecer no dia, sem saber o que a organização faz, ou o que a vaga exige. Pesquise antes quais as competências da organização, e se possível, encontre pessoas da mesma área no LinkedIn. Lá, eles podem compartilhar projetos realizados e outras informações que ajudarão a ter uma noção do conhecimento necessário. 

Você pode, inclusive, usar essas informações a seu favor na entrevista, destacando, por exemplo, seu conhecimento em um software que já sabe que a empresa utiliza. 

Planeje o dia

Chegar atrasado, não saber que caminho fazer, com quem vai falar também são geradores de ansiedade, além de causar uma primeira impressão ruim. Portanto, para garantir que tudo saia tranquilamente, planeje-se para sair de casa com antecedência, calcule os trajetos possíveis, tenha um plano B e deixe de fácil acesso às informações do contato. 

Se especialize

Aprendizagem constante é a melhor forma de se dar bem em uma entrevista, pois ficará evidente sua busca por mais informações relacionadas a um tema. Mas, fazer uma especialização é um passo a mais que, além de destacar no processo seletivo, oferecerá conhecimentos específicos que podem te tornar indispensável para determinada vaga. 

Com a pós-graduação Uniderp, você tem a oportunidade de se tornar um especialista de forma rápida e, em menos de um ano, ser capaz de dar um salto na carreira. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Treinando as respostas

Não dá para prever como será a entrevista ou as dinâmicas, mas se estiver preparado, terá mais ferramentas para responder da melhor forma possível. Embora seja necessário ter um raciocínio rápido, quanto mais tiver prático, melhor será o repertório. 

Portanto, pense em coisas que, de uma forma ou de outra, vai ter que falar:

  • Experiência profissional: lugares que trabalhou, cargos que ocupou, tarefas que realizou;
  • Cases: indicar um projeto realizado com sucesso é uma forma de se destacar, e mostra domínio sobre seu trabalho;
  • Conhecimentos técnicos (hard skills): saiba elencar as coisas que sabe fazer de acordo com seu conhecimento da área. Aqui, é importante incluir tudo que domina e, se possível, dar exemplos de como aplicou na prática;
  • Habilidades comportamentais (soft skills): indique como é trabalhar com você, como você contribui, seja realizando as tarefas rapidamente, seja tendo boa comunicação com clientes, trabalhando bem em equipe ou qualquer outras habilidades que não estão diretamente ligadas à execução, mas são importantes de alguma forma para o bom andamento do setor. 

Além disso, fique atento a perguntas mais subjetivas, mas que também têm muito valor para os recrutadores. Confira alguns exemplos:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Qual seu maior sonho?
  • Onde você se vê daqui 10 anos?
  • Por que você acha que é a pessoa certa para essa vaga?

Como destravar na hora da entrevista?

Acredite, quando começar a analisar as respostas para essas perguntas, vai perceber que tem o conhecimento e conteúdo necessários para falar corretamente e mostrar seu talento e potencial. Isso já trará segurança para a hora da conversa, mas temos outras dicas para ajudar a destravar:

Pratique na frente do espelho

Muitas inseguranças podem ser trabalhadas com essa técnica, além de ser possível verificar com mais clareza sua postura, gestos e expressões faciais. Pratique até que se sinta confortável respondendo, atente-se ao tom de voz e vá aperfeiçoando seu discurso ao longo do treino. 

Escute com atenção

O problema do espelho é que ele não nos responde, portanto não esqueça de estar presente e atento na hora da conversa, escutando com atenção ao que é dito. Isso pode impedir que seja repetitivo e ainda tratá possíveis dicas para aplicar nas suas respostas. 

Treine com alguém

Para praticar essa escuta, e ainda receber feedback sobre suas respostas e oratória, outra dica é praticar com alguém de confiança, seja um amigo, seja um familiar. Ficará mais fácil perceber se está sendo prolixo, demorando muito, ou abusando de gírias. 

Com essas dicas para destravar na hora da entrevista ficará mais fácil se sentir confiante e ser capaz de demonstrar seu talento e sua aptidão para a vaga. Boa sorte!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades