Ir para o conteúdo
Curiosidades

Qual o objetivo de trabalhar pintura na Educação Infantil?

crianças pintando para ilustrar texto sobre qual o objetivo de trabalhar pintura na Educação Infantil

Se você trabalha com crianças, já deve ter percebido que elas costumam adorar atividades com tintas, não é mesmo? A pintura diverte, relaxa e promove uma série de desenvolvimentos nos pequenos, nas áreas motora, criativa e emocional. Por isso, hoje vamos aprender qual o objetivo de trabalhar pintura na Educação Infantil.

Além disso, você também vai descobrir de que maneira pode aplicar as atividades artísticas na escola. Dessa forma, contribuindo para a diversão e o desenvolvimento de seus alunos em diversas idades da primeira infância.

Qual o objetivo de trabalhar pintura na Educação Infantil?

1 – Estimular a criatividade nas crianças

Um dos pontos mais importantes das artes na Educação Infantil é a sua capacidade de estimular a criatividade. Afinal, todas as ferramentas, cores e possibilidades envolvidas no ato de pintar dão a oportunidade da criança conhecer coisas novas e, além disso, poder se expressar artisticamente.

Com tintas, lápis e gizes na mão, ela pode transformar um pedaço de papel em tudo o que quiser, trabalhando a criatividade para explorar as possibilidades e expressar aquilo que ela quer, sente e pensa.

2 – Auxiliar no desenvolvimento da curiosidade

“Que cor eu posso criar misturando o azul com o amarelo?”, “o que acontece se eu usar esse pincel?”, “e se eu misturar tinta com um pouco de água?”. Todas essas perguntas são possíveis quando os professores introduzem a pintura nas aulas da Educação Infantil. 

Esse novo mundo de possibilidades gera um ambiente propício para o surgimento de dúvidas, perguntas e, consequentemente, da curiosidade. As crianças vão, aos poucos, descobrindo novas cores, traços, linhas, formas e jeitos de se expressar.

3 – Promover o aprendizado por meio do lúdico

Você já pensou em tudo o que pode ser ensinado e estimulado por meio da pintura? As artes podem ser incluídas em todas as disciplinas, atividades e objetivos pedagógicos da Educação Infantil, promovendo o aprendizado por meio do lúdico.

Assim, você consegue unir todos os outros benefícios das artes com o relaxamento, diversão e bem-estar que a pintura proporciona. No fim das contas, os pequenos vão adorar a possibilidade de se expressar, sentindo orgulho de suas produções e aumentando a autoestima, o relaxamento e até mesmo o amadurecimento.

4 – Trabalhar a sensibilidade, comunicação, expressão e concentração

Outros pontos de desenvolvimento nas atividades de arte envolvem refinar a sensibilidade, afinal, os pequenos terão a chance de expressar o que sentem de uma maneira diferente. Inclusive, essa nova maneira também é uma forma de comunicação, que complementa as outras manifestações, como a fala e a escrita, e adiciona repertório para as crianças.

Tudo isso complementa as possibilidades de auto expressão e ainda ajuda na concentração. Afinal, no momento de pintar e passar para a tinta e o papel o que a criança deseja, ela precisa se concentrar em seus pensamentos e nas ferramentas disponíveis, para que assim tenha sucesso em seu pequeno desafio.

5 – Desenvolver a coordenação motora

Por fim, um dos grandes benefícios da pintura é o desenvolvimento da coordenação motora. O treino é o grande responsável pelo controle dos grupos musculares, que com o tempo aparece na melhora dos traços retos, respeito de limites em desenhos e a motricidade em dezenas de outras atividades.

Então, incentivando a pintura e as artes, no geral, você contribui para o desenvolvimento da coordenação motora nas crianças.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Pós em Artes na Educação Infantil

Todavia, como colocar tudo isso em prática no dia a dia das aulas? Para complementar os aprendizados da sua graduação, seja em pedagogia, seja em cursos correlatos, é recomendado investir em uma pós-graduação. Assim, você vai conseguir trabalhar especificamente a parte artística com as crianças.

Uma opção é a pós em Artes na Educação Infantil. Com ela, você vai identificar as linguagens das artes visuais, dança, teatro e música, bem como suas especificidades na educação infantil, e aprender a aplicar as técnicas de arte na sua prática docente.

Além disso, vai entender a importância de metodologias ativas e do uso da tecnologia na escola, articular experiências práticas ao conhecimento da área de arte na educação infantil, e aperfeiçoar a prática pedagógica nessa etapa da educação.

Confira abaixo todas as disciplinas da matriz curricular da pós, para entender mais sobre os temas abordados nas aulas:

  1. Ludicidade, currículo e avaliação na educação infantil
  2. As linguagens da arte e a criança
  3. Musicalização
  4. Artes visuais
  5. Jogos teatrais
  6. Didática: planejamento e qualidade
  7. Dança e expressão corporal no contexto escolar
  8. Projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas
  9. Legislação, políticas e inclusão na educação infantil

Agora que você já sabe tudo sobre qual o objetivo de trabalhar pintura na Educação Infantil, pode fazer a especialização em Artes na Educação Infantil, ou escolher outro curso do nosso portfólio de pós EAD em Educação. Confira todas as opções e comece agora mesmo a se especializar, dando um grande passo na sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades