Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Melhores dicas para uma boa entrevista; veja 6 aqui

dicas para uma boa entrevista

O processo seletivo para conquistar um novo emprego muitas vezes é complexo e composto por diversas etapas. Mas uma coisa que não muda e costuma ter papel central na contratação é a conversa direta com o gestor ou representante do RH. Por isso, profissionais que estão buscando novas oportunidades no mercado de trabalho devem conhecer as dicas para uma boa entrevista

Quando alguém é chamado para a entrevista, significa que já ultrapassou a primeira barreira: seu currículo se encaixa com a descrição da vaga. Mas outros profissionais com conhecimento similar também serão selecionados, e esse é o momento de se destacar dos demais e provar porque é a escolha adequada. 

O que fazer?

Mas para que isso flua bem é preciso seguir algumas dicas importantes. Isso porque estar cara a cara com a pessoa que pode definir seu futuro profissional pode ser assustador e o profissional se vê nervoso. Em momentos de ansiedade, é comum esquecer o que está falando, não conseguir se concentrar ou ter reações físicas como excesso de suor.

A pessoa do outro lado da mesa sabe que está lidando com alguém sob pressão e algum nervosismo é esperado dos candidatos, mas é preciso ter controle emocional para responder com calma, sanar as dúvidas e ainda impressionar. 

E a melhor forma de fazer isso é se preparando bem. O profissional que estudou suas respostas, entendeu a vaga, buscou informações sobre a empresa e sabe elencar suas realizações profissionais estará mais apto a responder com atenção e não se deixar levar pelo nervosismo. 

6 dicas para uma boa entrevista

Não há segredo para uma boa entrevista, apenas preparação. Ao ter contato com o recrutador, muitos fatores que serão avaliados podem estar além do que o profissional prevê, como sua desenvoltura, sua habilidade para falar em público, sua eloquência e até se seu estilo de trabalho combina com a organização. 

Portanto, o ideal é focar no que pode controlar e chegar preparado. Veja seis dicas para uma boa entrevista a seguir:

1- Treine as respostas

Mesmo que seja sozinho na frente do espelho, ou com a ajuda de alguém, pratique suas respostas. Comece com as perguntas mais básicas como “fale sobre sua última experiência profissional” ou “por que se interessou pela vaga?”. Isso ajudará a trazer mais confiança e indicará que pontos precisam ser mais trabalhados. 

Essa também é uma forma de alinhar suas respostas com o que se espera da vaga. Assim, ao comentar do porquê ter se candidatado, pode impressionar com seu conhecimento e mostrar seu interesse. 

2 – Estude a organização

A segunda dica é conhecer sobre a organização e a vaga. No próprio site da empresa há muitos indicativos do que fazem, projetos realizados e, em alguns casos, números e resultados. 

Portanto, dedique um tempo para ler mais, conhecer os clientes, entender as soluções. Busque no LinkedIn informações sobre ações realizadas e o que outros colaboradores comentam. 

3 – Avalie seu comportamento

A avaliação da empresa começa bem antes da entrevista. Eles vão analisar se o candidato chegou no horário, se está usando roupas adequadas. Não é preciso se vestir socialmente em uma entrevista para uma empresa que tem um dress code mais informal, mas é importante selecionar uma roupa adequada. 

Desligue o celular ou coloque no modo silencioso, fale num tom de voz adequado (tente imitar o tom do recrutador), olhe nos olhos, fale com firmeza e evite longas pausas. 

4 – Conte sua história

O marketing pessoal é a habilidade de uma pessoa de apresentar suas melhores qualidades ou realizações de forma a impressionar os outros. No mercado de trabalho, serve tanto para profissionais autônomos como para quem busca uma colocação corporativa. 

Ela implica em desenvolver bom autoconhecimento e explorar as características que se destacam. Use exemplos de outras empresas para comentar sobre a relação com os colegas e gestores e, principalmente, dos trabalhos realizados. 

Tenha métricas concretas para indicar resultados positivos e comente de forma prática como determinadas habilidades foram essenciais para atingir os objetivos da empresa. 

5 – Faça perguntas

Fazer perguntas sobre a vaga ou a empresa mostra para o recrutador o interesse na vaga. Isso não significa formular questões muito básicas como “o que vocês fazem?”. Isso deve ter sido pesquisado com antecedência, como falamos acima. Foque em coisas mais específicas envolvendo e, se possível, a equipe ou setor onde irá atuar. 

6 – Seja sincero

Tanto ao falar sobre limitações e pontos negativos, e até para explicar porque saiu da empresa anterior, seja sempre honesto na resposta. Ao relatar aspectos desfavoráveis de suas habilidades técnicas ou comportamentais, foque nas maneiras que você tem buscado para mudar isso, mas aponte mesmo assim suas falhas. 

Essas são as principais dicas para uma boa entrevista e ajudarão o candidato a se destacar. Porém, como falamos, não há segredo, mas sim preparação. Estude a descrição da vaga e desenvolva respostas que se conectem com o que é exigido. É por meio de respostas genuínas e bem construídas que os recrutadores saberão que tipo de profissional e pessoa você é.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades