Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Na entrevista, o que responder: como ficou sabendo da vaga?

como ficou sabendo da vaga

Uma das perguntas mais comuns que surgem durante a entrevista de emprego é “como ficou sabendo da vaga?”. Por mais simples que possa parecer, essa é uma oportunidade de se destacar e mostrar seu interesse na posição. 

A partir desse questionamento, o candidato tem a oportunidade de indicar o que chamou a atenção na vaga e criar uma conexão com a empresa. Assim, mais do que dizer o canal, ele detalha as informações que chamaram sua atenção e geraram seu desejo de se candidatar. 

Como ficou sabendo da vaga?

Toda resposta dada durante a entrevista é uma oportunidade do candidato mostrar seu alinhamento com a empresa e seu anseio por trabalhar lá. 

Alguns profissionais estão apenas buscando qualquer colocação e, embora eles também possam se dar bem devido ao seu perfil profissional, quando o candidato tem objetivos e metas claros para a carreira, o recrutador também nota. 

Ao responder essa questão, o profissional deve se atentar aos possíveis motivos para o questionamento surgir. Em geral, o que a empresa quer com o questionamento inclui: 

  1. Saber se foi indicado por alguém
  2. Analisar o interesse pela vaga
  3. Avaliar os melhores canais de divulgação

Entenda como responder com foco em cada um:

1 – Indicação

Essa é uma maneira menos direta do recrutador saber se houve alguma indicação para a vaga. O profissional pode – e deve – mencionar caso tenha um contato que fez essa ponte, mas evitando pontuar o grau da relação. 

Isso porque não há como saber da reputação do profissional na empresa e, se for ruim, pode também afetar o candidato. Mas, caso a pessoa que indicou tenha feito comentários específicos sobre seu nome, é possível comentar. 

Isso não quer dizer que a vaga está garantida, mas se o recrutador recebe uma indicação de um profissional de confiança, ele está mais propenso a avaliar esse candidato com mais convicção. 

2 – Interesse

O candidato pode responder a essa pergunta somente apontando a rede ou site onde viu a vaga. Mas essa é a chance de mostrar por que a vaga chamou atenção. Aponte tarefas ou informações que estavam no job description e relacione-os com seus próprios conhecimentos ou objetivos profissionais. 

Por exemplo: “vi essa oportunidade no LinkedIn e decidi me candidatar na hora pois, além do interesse em trabalhar nessa empresa, vi que a vaga tem um papel atuante no atendimento ao cliente, que é o que eu mais gosto de fazer”. A partir daí, o profissional pode até exemplificar uma experiência similar que já teve dentro desse tema.  

Pode, também, demonstrar que seu interesse na empresa é antigo. Explique que acompanha a organização na rede pois sempre quis trabalhar lá e, assim que soube de uma oportunidade com o seu perfil, sabia que precisava tentar. 

3 – Canal

Essa informação é mais relevante para o recrutador, pois ajuda-o a direcionar seus esforços na hora de planejar o recrutamento e seleção. Sabendo quantos candidatos vêm por quais canais, ele consegue desenvolver estratégias mais assertivas quanto a quais plataformas são mais eficientes na busca. 

Exemplos de resposta

Confira algumas possibilidades na hora de responder essa questão:

Exemplo 1

“Já faz tempo que acompanho a empresa x nas redes sociais, pois meu sonho é trabalhar com [insira especialidade da empresa] e sei que vocês são os melhores. Estava há meses esperando a abertura de uma vaga com o meu perfil”. 

Exemplo 2

“Estou em busca de uma recolocação como [citar especialidade] dentro de uma organização como a sua e, quando viu a vaga, meu amigo [x] me indicou imediatamente pois sabia que tinha tudo a ver com o meu perfil”.

Exemplo 3

“Estava fazendo uma busca no site x com foco em [detalhar serviço] e quando vi essa oportunidade sabia que tinha que tentar. Já atuei com [tal especialidade] há anos e procuro novos desafios agora que concluí minha pós-graduação”. 

Como se destacar na entrevista de emprego

Como vimos, até as perguntas mais simples como essa oferecem oportunidade para o profissional preparado se destacar. Veja outras formas de chamar a atenção e aumentar as chances de conquistar o emprego dos sonhos:

Trace metas na carreira

Ao compartilhar com o recrutador quais os objetivos profissionais, o candidato mostra sua determinação e foco no desenvolvimento profissional. Além disso, estabelecer metas permite ir mais longe, desenvolver novas habilidades técnicas e comportamentais, alcançar cargos mais elevados e remunerações maiores. Portanto, vai além da conquista de uma vaga e ajuda a desenvolver uma carreira de sucesso. 

Se especialize

Quanto mais conhecimento o profissional adquirir, mais bem colocado ele estará. Ao seguir se aperfeiçoando ele mostra para os recrutadores seu interesse na área, seu desejo de ser um profissional melhor, e ainda conta com uma variedade de ferramentas que ajudarão na produtividade e conclusão de metas da organização. 

Na pós-graduação com desconto, os profissionais que querem se destacar podem estudar no formato EAD, conciliando as aulas com sua rotina de trabalho e concluindo em seu tempo, além de adquirir novas ferramentas que o ajudarão a crescer na profissão. 

Esteja preparado

Estude bem a empresa e a vaga, repasse possíveis respostas para as perguntas mais comuns e esteja preparado para lidar não só com a pergunta “como ficou sabendo da vaga”, mas qualquer questionamento feito na entrevista. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades