6 dicas de como se comportar no trabalho: veja aqui as melhores

equipe de trabalho para ilustrar texto com dicas de como se comportar no trabalho

Conhecer dicas de como se comportar no trabalho é essencial para quem quer alcançar o sucesso profissional. O motivo é que a maneira como você se relaciona com colegas, superiores e subordinados influencia diretamente na sua imagem e nos resultados que você entrega.

Pensando nisso, preparamos algumas ideias para que você tenha o comportamento adequado no trabalho e contribua para um clima organizacional saudável. Confira a seguir!

Veja como se comportar no trabalho com estas 6 dicas

1 – Sempre aja de forma ética

O nosso comportamento no trabalho tem um grande impacto na reputação da nossa carreira, por isso, agir com ética é inegociável.

Quando mencionamos a ética no ambiente corporativo, estamos falando sobre agir da seguinte forma:

  • Compreender e seguir as políticas e regras determinadas pela empresa;
  • Excluir preconceitos e julgamentos das suas decisões e do seu relacionamento com outros colaboradores;
  • Reportar violações de conduta e comportamentos suspeitos ou questionáveis;
  • Pedir ajuda quando se encontrar em alguma situação difícil.

Ao fazer isso, você tem grandes chances de se destacar e ser reconhecido por sua ética.

2 – Assuma a responsabilidade pelos seus atos

Se você quer ser um profissional respeitado, essa é uma das regras de comportamento no trabalho mais importantes.

Grandes profissionais são conhecidos por darem o exemplo ao assumirem a responsabilidade por suas ações. Portanto, se você cometer um erro, a única saída é admitir, dar o passo seguinte para corrigi-lo e evitar que ele aconteça novamente.

Além disso, evite acusar outras pessoas, mesmo se elas tiverem participação no problema. Gestores costumam valorizar colaboradores que assumem suas falhas e decisões equivocadas, mas que também se desculpam e tentam encontrar uma solução.

3 – Evite se envolver em fofocas

A fofoca é um dos comportamentos mais tóxicos e um dos principais a serem evitados no ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, também é um erro fácil de cometer.

O motivo é que é muito comum as pessoas compartilharem suas frustrações com a empresa, chefe ou colegas, em forma de desabafo.

No entanto, sabemos que uma atitude negativa como essa pode repercutir e sair do seu controle.

Quando estiver em situações como essa, é importante se perguntar se os desdobramentos desse tipo de conversa valem a pena.

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4 – Seja inclusivo

Os grandes profissionais são aqueles que sabem respeitar as diferenças. Por isso, é importante que você aja de forma inclusiva e que abrace a diversidade.

A verdade é que todos nós temos semelhanças e diferenças, então, para que a convivência seja mais harmoniosa, pratique o exercício de focar nas coisas que você tem em comum com cada pessoa da equipe.

Empresas que têm colaboradores com opiniões, experiências de vida e, principalmente, personalidades diferentes, costumam ser mais bem-sucedidas do que aquelas que não possuem esse perfil.

Se você trabalha em um ambiente assim, procure aproveitar a experiência para o seu crescimento profissional e pessoal.

5 – Mantenha uma atitude positiva

Trabalhar em um ambiente otimista faz toda a diferença, e você também precisa dar a sua contribuição para que isso se torne realidade.

Sabemos que nem sempre é possível aparecer no trabalho totalmente motivado, mas quando você consegue fazer isso e demonstra uma atitude positiva acaba impactando os seus colegas também.

Dar feedbacks positivos para as outras pessoas da equipe, encorajá-las e fazer elogios sobre seus trabalhos e conquistas também é uma boa forma de contribuir para um ambiente corporativo mais saudável.

6 – Seja proativo e criativo

A proatividade e a criatividade são habilidades bastante valorizadas pelos gestores. Por isso, demonstre iniciativa e busque soluções inovadoras para os desafios do dia a dia com atitudes como as seguintes:

Antecipe-se

Esteja sempre atento às demandas da equipe e busque antecipar-se aos problemas. Identifique os desafios que podem surgir e proponha soluções antes que eles se tornem grandes obstáculos.

Proponha ideias

Esteja aberto a novas ideias e sugestões. Identifique oportunidades de melhoria e proponha soluções inovadoras que possam beneficiar a empresa e seus colegas.

Busque o autodesenvolvimento

Invista em sua capacitação e esteja sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades que possam contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

Assuma novas responsabilidades

Quando puder, procure assumir responsabilidades extras e colaborar em projetos que possam agregar valor à equipe e à empresa.

Ao seguir essas dicas de como se comportar no trabalho, você estará no caminho certo para se destacar e alcançar seus objetivos profissionais. Mantenha-se sempre comprometido com a sua equipe e empresa, e lembre-se: a atitude faz toda a diferença!

E se você quer continuar crescendo profissionalmente, a nossa última dica é fazer uma especialização. Conheça a pós-graduação em 6 meses reconhecida pelo MEC e comece a alavancar a sua carreira.

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