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Carreira em Pauta

7 dicas para crescimento profissional: veja quais são

ilustração subindo escada para representar texto sobre dicas para crescimento profissional

Você precisa que a sua carreira dê um upgrade imediatamente? Algumas dicas para crescimento profissional podem te ajudar a alcançar os seus objetivos de maneira mais eficaz. Para isso, é preciso apenas prestar atenção no seu comportamento na empresa e abandonar algumas atitudes que possam estar te impedindo de subir no emprego.

Antes de tudo, vale entender que a saúde mental precisa estar em dia para que se tenha um bom desempenho no trabalho. Gastar toda a sua energia no emprego não adianta, já que isso vai te consumir e mais cedo ou mais tarde você pode ter problemas. O ideal é fazer uma divisão saudável entre a sua vida profissional e a pessoal.

Conhecer os próprios pontos positivos e negativos também é um fator importante, que pode fazer a diferença na hora de ascender na sua profissão, porque isso te ajuda a perceber o que deve ser melhorado e o que você pode usar a seu favor como principais habilidades.

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7 dicas para crescimento profissional

As chances de crescer profissionalmente aumentam se você se dedicar, mas nem sempre a dedicação é o único fator que pesa na balança. Existem algumas características que formam um bom profissional e potencializam o seu desempenho para que ganhe destaque na empresa onde trabalha.

1 – Autoconhecimento

Conforme comentamos, o autoconhecimento é importante para revelar informações pertinentes às suas melhorias. Ou seja, saber como você reage sob pressão, saber suas motivações e ter consciência do seu próprio potencial pode te ajudar a traçar um caminho rumo ao lugar onde se pretende chegar. Além disso, conhecendo a si mesmo, você encara o cenário de maneira mais realista.

2 – Aposte em uma carreira que gosta

Você precisa fazer aquilo que ama. Por isso, é tão importante conhecer as próprias habilidades, assim você pode unir o útil ao agradável e entrar em uma carreira que realmente te faça bem.

3 – Fique bem informado

É importante estar bem informado acerca do cenário corporativo. Quanto ganha uma pessoa da sua área? Quais cursos as vagas bem remuneradas nesse nicho costumam exigir? Como fazer para alcançar um cargo acima do seu? Conversar com os colegas e fazer pesquisas pode ser fundamental na hora de traçar um planejamento dos seus objetivos.

Mesmo que esteja feliz no emprego atual, é bom ficar de olho em como está o mercado, para entender se o lugar onde está atualmente te dá o devido valor, ou se vale mais a pena procurar outro emprego. 

4 – Saiba a hora de sair da sua zona de conforto

Em algum momento, você precisará deixar a zona de conforto: seja ao sair da empresa em questão para buscar um cargo mais alto em outra organização, seja abandonando o cargo na própria empresa, para subir na hierarquia, ou mesmo migrando de área para uma que tenha mais rendimento financeiro.

Mudanças são “desconfortáveis”, então você precisa ter isso em mente e aceitar que é necessário passar por isso ao fazer alterações importantes na sua carreira. E não dá para sair do lugar sem mudar, sem abdicar de algumas coisas. Longe disso: analise tudo com muita calma para que possa tomar atitudes mais prudentes.

5 – Tenha objetivos claros

Onde você quer chegar, afinal? Como você se imagina daqui um, cinco ou dez anos? Quanto mais claros estiverem os seus objetivos, mais fácil e possível será a tarefa de realizá-los, já que você saberá exatamente o que fazer para conduzi-los. Além de estabelecer as metas, você também deve dividi-las em curto, médio e longo prazo.

Outro conselho é ser realista com os seus objetivos. Você não precisa sonhar baixo, mas saber que ninguém se torna CEO de uma empresa da noite para o dia é essencial para não ter frustrações.

6 – Invista nos contatos

Ter uma boa lista de contatos pode abrir portas, por isso é importante frequentar eventos corporativos e ter uma boa relação com os seus colegas (e também ex-colegas) de equipe. Não sair brigado da empresa também é importante, afinal, nunca se sabe. Logo, a dica é manter ativo o seu networking.

7 – Atualize seu currículo

Vale a dica de manter o seu currículo sempre atualizado, tal como o portfólio (se a sua área exige um), já que você não sabe quando pode surgir alguma oportunidade. O perfil do LinkedIn também deve estar sempre em dia, e não trazer a sensação de “abandonado”. São aspectos que te mostram como um profissional atualizado.

Outra dica para manter essa impressão de profissional atualizado é investir nos seus estudos. Fazer pós-graduação é um diferencial e tanto, e atualmente, muito se tem buscado pelo ensino a distância, que é prático e muito mais fácil de administrar junto com a carreira. Agora que você já sabe algumas dicas para crescimento profissional, é só colocar a mão na massa. Boa sorte.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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