Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

6 dicas para montar apresentações de sucesso

Homem de terno apresentando algo para o que parece ser uma plateia

Seja na carreira profissional ou na vida acadêmica, elaborar e fazer apresentações é parte do cotidiano de muitas pessoas. Enquanto alguns gostam e possuem facilidade para tal tarefa, outras tantas a encaram como um verdadeiro desafio e frequentemente ficam nervosas com a ideia de falar em público.

Se você faz parte deste segundo grupo, saiba que existem algumas dicas que podem te ajudar a manter a calma e fazer uma verdadeira apresentação de sucesso. Aqui no Blog Portal Pós, você irá conhecer algumas dessas principais dicas a seguir. Confira e aproveite a leitura!

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

1- SEJA CLARO E OBJETIVO

Uma apresentação de sucesso é aquela que consegue transmitir todas as informações desejadas de maneira agradável e eficaz. O primeiro passo para isso é ser claro e objetivo, tanto em suas falas quanto em seus eventuais slides.

Evite ser prolixo usando falas longas ou dando grandes contextualizações sobre o tema. Procure apresentar apenas o que é fundamental com uma linguagem que seja de fácil entendimento de todos os envolvidos.

2- CRIE UMA NARRATIVA

Pense em sua apresentação como uma história. Em outras palavras, elabore o conteúdo seguindo a estrutura básica de começo, meio e fim. Toda sua narrativa deve estar conectada, ser coerente, para ajudar no processo de compreensão de seu público.

3- MANTENHA A CALMA E DIVIRTA-SE APRESENTANDO

A terceira dica para uma apresentação de sucesso é manter sempre a calma. Busque não encará-la como uma grande obrigação e desafio, e relaxe. Ao se apresentar de forma leve, segura e enfática, você cria uma conexão com a plateia, mantém a atenção do público por mais tempo e gera mais confiança em suas falas.

4- AO USAR SLIDES, MENOS É MAIS

Usar uma apresentação de slides é uma excelente forma de enriquecer sua fala e tornar as explicações mais didáticas para todos os ouvintes. Mas é importante tomar alguns cuidados.

Os slides devem conter apenas o essencial à apresentação, tanto em texto quanto em imagens. Evite colocar conteúdos muito longos e foque em tópicos pontuais para auxiliar suas explicações. Além de sobrecarregar a apresentação esteticamente, slides cheios de textos podem acabar fazendo com que você fique lendo para a plateia de forma “mecânica”, deixando tudo mais desinteressante.

5- AO CONCLUIR, FECHE OS SLIDES

Deixe a tela com a apresentação de slides acesa apenas durante a utilização deles. Se você tiver falas antes ou depois, faça-as sem a imagem dos slides projetada. Isso ajudará a manter a atenção da plateia voltada para você.

6- ESCUTE O SEU PÚBLICO

Normalmente deixamos as dúvidas e perguntas para o final da apresentação. Mas, se uma pessoa levantar a mão para questionar algo ao longo de sua fala, não interrompa a pergunta de seu ouvinte. Ao esclarecer uma dúvida pontual durante a apresentação, você estará ajudando no processo de compreensão do conteúdo por parte do público, além de gerar empatia com a audiência.

Gostou das nossas dicas para uma apresentação de sucesso? Aqui no Blog Portal Pós, você sempre encontra conteúdos para agregar ainda mais conhecimentos em sua trajetória profissional e acadêmica. Conheça também as opções de cursos de MBA e de cursos para desenvolvimento profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades