Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

7 dicas para a primeira entrevista de emprego

primeira entrevista de emprego

A primeira entrevista de emprego gera um “frio na barriga”, não é mesmo? Seja ela a sua primeira entrevista da vida, ou a primeira etapa de um novo processo seletivo, enfrentar um desafio desconhecido sempre deixa os candidatos um pouco ansiosos e apreensivos. Afinal, o que fazer? O que falar? Como se portar? E o que evitar?

Se essas perguntas estão rondando a sua mente antes de um processo seletivo, fique tranquilo. Essa reação é comum e vivenciada por grande parte dos candidatos antes de primeiras entrevistas. Porém, não há motivo para deixar o nervosismo tomar conta de você.

Para se acalmar e aumentar as chances de sucesso durante a conversa, vale a pena redirecionar seus esforços para se preparar. Por exemplo, o que você deve falar nessa primeira entrevista? O que o recrutador espera ouvir de você?

Com o objetivo de te ajudar nessa etapa, listamos 7 dicas que vão guiar a sua preparação para essa conversa. Focadas no que deve ser dito por você, as sugestões são certeiras e vão contribuir para os momentos de estudo antes de ser entrevistado.

O que falar em uma primeira entrevista de emprego?

1 – Sobre si mesmo

O grande objetivo de uma entrevista, para o recrutador, é conhecer o candidato à sua frente. Por isso, não tenha medo de se expressar e mostrar quem você realmente é. No fim das contas, ser autêntico conta muitos “pontos” em processos seletivos, além de ser uma ótima maneira de mostrar, logo de cara, o seu perfil.

Assim, caso as suas características e personalidade não se encaixem com o que a empresa busca para aquela vaga, isso vai otimizar o trabalho do profissional de RH e te deixar livre para encontrar oportunidades que, de fato, combinem com você.

2 – Acerca de sua formação profissional

Comentar sobre sua trajetória acadêmica é fundamental em entrevistas de emprego. Por isso, quando questionado ou ao observar uma oportunidade, reforce a sua formação. Fale de sua graduação, cursos de pós e outras vivências acadêmicas que te impactaram e contribuíram para o profissional que você é hoje.

3 – De suas experiências anteriores, formais ou não

Além disso, não se esqueça de falar de forma estratégica de suas experiências profissionais anteriores. Sejam elas empregos formais, estágios, projetos na faculdade ou oportunidades como freelancer, comentar sobre o que você já fez como profissional é um dos pontos centrais de qualquer entrevista.

Por isso, tome cuidado para não ser negativo nessa parte, bem como evite falar mal de outros empregos, colegas e situações. Isso pode ser mal visto pelo recrutador, então, assuma uma postura mais positiva, com foco no que você aprendeu e em como aquela vivência influenciou a sua construção profissional.

4 – Sobre suas competências

Saber quais são suas competências e habilidades é fundamental para o mercado de trabalho. Por isso, não deixe de falar sobre elas quando tiver a oportunidade. 

Para ser estratégico, conecte seus conhecimentos com os requisitos da vaga, lembrando sempre que mentir não pode ser uma opção, ok? Não vale a pena correr o risco de enganar o recrutador e, no dia a dia do trabalho, não conseguir provar as habilidades mencionadas durante o processo seletivo.

5 – Por que você tem interesse na vaga

Saber argumentar sobre os motivos pelos quais você quer aquela posição vai te colocar na frente. Por isso, sem exageros, fale sobre o que te chamou atenção na vaga, como ela se encaixa na sua carreira, por que você se identificou com ela e os seus motivos para querer atuar na empresa em questão.

6 – Acerca dos seus objetivos de carreira

Outra maneira de ajudar o recrutador a identificar se você tem ou não o perfil para a vaga, é falando sobre seus objetivos profissionais. Ao mostrar as suas ambições, metas e focos de carreira, você deixa claro se os seus valores e objetivos estão alinhados com os da companhia, facilitando a identificação do “fit cultural”.

Além disso, você deixa explícito ao entrevistador que é uma pessoa focada no futuro e comprometida com a própria carreira, o que também contará pontos a seu favor durante o processo.

7 – Não se esqueça de fazer perguntas

Finalmente, lembre-se que fazer perguntas também faz parte da entrevista. Deixe o recrutador assumir a liderança da conversa, porém, faça alguns questionamentos ao longo do bate-papo.

No fim da entrevista, quando o entrevistador perguntar se você tem dúvidas, também vale a pena aproveitar para mostrar que você tem interesse na vaga, pesquisou sobre a empresa e quer continuar o assunto por mais alguns minutos.

Agora que você já sabe o que falar na primeira entrevista de emprego, que tal pensar em mais formas de se destacar em processos seletivos? Para isso, deixe o seu currículo ainda mais completo com cursos livres na sua área. Com as opções de curso Nano Anhanguera, você terá a oportunidade de desenvolver novas habilidades em tempo recorde. Então, não perca tempo e se inscreva agora mesmo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades