Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Dicas sobre Black Friday: para consumidores e empreendedores

Black Friday

Originalmente, a Black Friday é um evento estadunidense. Acontece logo após o feriado de Ação de Graças, ambos em novembro. Neste fatídico dia, os consumidores dos EUA tem a missão de garimpar produtos com até 90% de desconto. E, assim, começar a corrida pelas compras de natal. Além de participar de paradas tradicionais, como a da rede de lojas Macy’s.

Muitos aspectos fazem parte especificamente da cultura de lá. Mas a “ideia” de Black Friday se espalhou pelo mundo e, hoje, acontece em muitos lugares que testam novas aderências para alavancar as vendas.

blog banner desconto em pós-graduação

Nossa experiência

Aqui no Brasil, a Black Friday começou há poucos anos e ainda está buscando seu espaço. Reclamações de consumidores ainda são comuns. Uns argumentam que os descontos não são tão atrativos quanto os oferecidos nos EUA. Outros, chamam de “black fraude”, alegando que os valores estariam apenas disfarçados.

Más experiências à parte, é possível encontrar lojas físicas e na internet que oferecem descontos reais e interessantes. Confira abaixo algumas dicas para não cair em pegadinhas e realizar boas aquisições durante esse dia:

Metade do dobro

O termo acima já é uma piada comum entre os consumidores brasileiros. Isso porque a prática de aumentar os valores às vésperas da Black Friday para depois baixar e assim simular um desconto real, infelizmente acontece. Uma maneira eficaz de evitar esse tipo de situação é começar a pesquisar pelo produto desejado com alguma antecedência, salvando prints para futuras consultas e sempre focando em lojas confiáveis.

Sites falsos

Criminosos virtuais são ardilosos na hora de ludibriar o cliente que está empolgado para as compras na Black Friday e, eventualmente, pode se deixar enganar por não checar algumas informações. Se você encontrar um desconto “bom demais para ser verdade” de um local do qual não se está familiarizado, consulte o site da Receita Federal. Ao colocar o CNPJ da empresa, será possível verificar se ela realmente existe. Fontes como o Reclame Aqui ou o Procon também podem auxiliar para levantar o histórico da loja.

Todo cuidado com os dados pessoais

Comprar em sites conhecidos pode ajudar a evitar dores de cabeça, contudo, ainda é muito importante estar atento ao uso dos dados para que eles não sejam clonados ou roubados. Para pagamentos via boleto, vale conferir se os dados da loja batem e, além disso, o símbolo do cadeado deve estar na barra onde consta o endereço do site.

Quem está do outro lado do balcão

Para os comerciantes, o momento da Black Friday pode ser uma boa oportunidade de aumentar o faturamento, engrossar o fluxo do site e até tornar seu negócio mais conhecido.

Segundo dados fornecidos pelo e-Bit, em 2017 foram contabilizados 3,8 milhões de pedidos neste período, o que gerou uma receita de R$ 2,1 bilhões, considerando somente o comércio online. A previsão para a edição deste ano é de um crescimento de 15%.

Se você também quer aproveitar essa boa maré, veja algumas boas práticas que podem ser aplicadas no seu negócio.

  • Comece a divulgação das suas promoções com alguma antecedência. Dessa maneira, os seus potenciais consumidores ficam em alerta. Isso gera a sensação de “esquenta” aos visitantes, além de impulsionar a venda de outros produtos.
  • Não deixe nenhum detalhe de lado. Os clientes andam muito exigentes e omitir alguma informação sobre o produto pode acabar provocando uma desistência de compra. Para evitar essa situação, é importante munir o site com todas as especificações dos itens e, se possível, vídeos de review.
  • Pense em estratégias ágeis. Durante este período as suas operações tem de ser rápidas, tanto para venda quanto para o pagamento. E, o uso de boletos, pode atrapalhar algumas negociações. Visto que não se trata de uma transação direta e necessita da validação de uma entidade bancária.

Já pensou em começar uma especialização ainda esse ano? Nós temos diversas opções em Marketing Digital e muito mais. Confira!

Conheça nossas faculdades