As novidades e inovações tecnológicas estão por toda parte, não é mesmo? Independente da sua área de atuação, elas têm transformado todas as profissões, incluindo o Direito. Por isso, se você quer se manter atualizado e relevante para o mercado de trabalho, vale a pena investir na pós em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial.
Com ela, você vai aprender sobre todas as novas tecnologias que estão mudando tanto o dia a dia dos advogados, como a IA, quanto o próprio Direito em si, com novidades e desdobramentos no Direito Digital. Sendo assim, para descobrir tudo sobre o curso, continue lendo o texto.
Como é a pós-graduação de Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
A demanda por profissionais do setor jurídico capazes de relacionar Direito e tecnologia não para de crescer. Afinal de contas, as novidades chegam a todo minuto e as empresas precisam de profissionais capacitados.
Contudo, além da necessidade por quem entende das revoluções causadas pela tecnologia, o Direito também tem outras demandas, que explicam a criação de um curso específico sobre a temática.
Elas incluem o foco em eficiência e inovação no setor, otimizando processos e custos, e a garantia de conformidade com as novas regulamentações.
Para isso, os profissionais precisam estar atualizados, o que é justamente o foco da pós-graduação. Com ela, você vai aprender a:
- Desenvolver novas competências técnicas, usando ferramentas tecnológicas e novas metodologias;
- Promover a inovação jurídica com soluções diferenciadas que transformem desde tarefas rotineiras a modelos de negócios;
- Ter capacidade crítica de análise, com criatividade e bagagem para resolver problemas complexos e identificar oportunidades no setor;
- Garantir a conformidade e a ética, navegando por questões regulatórias vigentes e suas intersecções com as novas tecnologias.
Para que serve o curso de Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
Sendo assim, você vai finalizar o curso com uma bagagem de habilidades e competências ainda maior. Elas serão fundamentais para que você consiga lidar com os desafios do Direito contemporâneo e participar da transformação digital no setor jurídico.
Isso inclui ser capaz de:
- Dominar conhecimentos tecnológicos, em inovação e criatividade, regulamentação e compliance, gestão e liderança, pensamento crítico e ético, comunicação e colaboração;
- Usar ferramentas tecnológicas para otimizar processos e melhorar a eficiência do setor;
- Implementar soluções inovadoras, transformando a prática jurídica;
- Garantir a conformidade das práticas jurídicas com regulamentações vigentes;
- Prezar pela responsabilidade ética do Direito.
Quais as modalidades de estudo para Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
O curso é bastante relevante para advogados, não é mesmo? Por isso, você deve estar se perguntando quais são as modalidades dessa pós-graduação. Ou seja, será que ela é presencial? Há a possibilidade de fazer o curso EAD? Ou talvez ele seja híbrido?
Com tantas opções na pós-graduação, garantindo que todos os profissionais encontrem a modalidade ideal para suas rotinas, é normal ter essa dúvida. Mas nós temos uma ótima notícia para você.
A pós em Direito Digital é 100% digital. Isso significa que você vai cursá-la a distância, acessando as aulas onde e quando quiser, sem horários fixos ou aulas presenciais.

Dá para fazer a pós em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial EAD?
Sim, o curso é EAD, garantindo que você tenha a flexibilidade e liberdade que precisa para alavancar a sua carreira sem precisar sair de casa.
Afinal de contas, nós sabemos que o cotidiano de trabalho e vida pessoal podem tornar a pós presencial inviável.
Isso impediria muitos advogados de se beneficiarem de uma especialização tão completa. Então, o curso a distância resolve esse problema e torna o curso acessível a todos, independente da sua cidade de residência, rotina de trabalho e dinâmica no dia a dia.
Quem pode fazer pós-graduação em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
A especialização foi desenvolvida especialmente para profissionais interessados na área digital. Isso inclui a formação em Direito e, consequentemente, Advogados, Juízes e Promotores, Consultores Jurídicos, Profissionais de Compliance e Empreendedores.
Contudo, profissionais formados em outras áreas também podem se inscrever.
Lembrando que cursos de pós-graduação só podem ser feitos por profissionais graduados. Ou seja, você precisa de um diploma em um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo para se inscrever.
Quanto tempo dura a especialização em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
Aqui na Anhanguera, nosso objetivo é oferecer máxima flexibilidade para os alunos. Afinal de contas, nenhum profissional é igual. Com rotinas, objetivos profissionais e situações diferentes, nada melhor do que cada um definir como cursar a pós-graduação, não é mesmo?
Por isso, além do curso ser EAD, garantindo liberdade e autonomia para os estudos, aqui você também poderá escolher a duração da sua pós.
O curso tem 360 horas de carga horária, contudo, você será o responsável por definir em quanto tempo vai finalizar a especialização: em 4, 6 ou 10 meses.
Todas as opções contam com a mesma grade curricular, aulas, professores e materiais de apoio. A única diferença será o tempo de liberação entre cada uma das disciplinas. Quanto mais rápido o curso, menor a quantidade de dias entre uma disciplina e outra.
Veja todos os detalhes abaixo:
- Pós superintensiva – 4 meses: se você tem bastante pressa e precisa do certificado de conclusão do curso o mais rápido possível, a pós superintensiva foi feita para você. Com ela, você terá uma nova disciplina a cada 13 dias, finalizando a especialização em apenas 4 meses;
- Pós intensiva – 6 meses: precisa de agilidade, mas a rotina não permite dedicação total aos estudos? Então considere o curso intensivo, com duração de 6 meses. Nele, as disciplinas serão liberadas de 19 em 19 dias;
- Pós regular: – 10 meses: caso você tenha um dia a dia mais intenso e imprevisível, recomendamos o curso regular, com novas disciplinas a cada 32 dias. Com 10 meses de duração, você terá mais tempo para se dedicar à pós-graduação e, ainda assim, finalizá-la em menos de um ano.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
Aliás, já que começamos a falar das disciplinas, que tal descobrir tudo sobre cada uma delas? Confira abaixo a grade curricular completa, com todas as 9 disciplinas do curso:
Introdução ao direito digital: conceitos essenciais para profissionais jurídicos
Você vai iniciar a pós mergulhando nos conceitos do direito digital. Isso significa pensar nas implicações da Quarta Revolução Industrial no setor, passar por questões de compliance e ética, marcos regulatórios, comércio eletrônico e muito mais.

Dessa maneira, as temáticas do módulo incluirão:
- Funcionamento da Internet e relação entre tecnologia e direito;
- Marcos regulatórios do direito digital, como LGPD e Marco Civil da Internet;
- Impactos das plataformas digitais na sociedade, incluindo privacidade, proteção de dados e responsabilidade na mediação de conteúdos;
- Conflitos jurídicos em ambientes digitais;
- Regulamentação do comércio eletrônico e seus desafios;
- Pesquisa jurídica;
- Argumentação e produção de pareceres na área.
Inteligência Artificial: conceitos, ferramentas e aplicações
Em uma pós-graduação atualizada, não poderia faltar uma disciplina sobre Inteligência Artificial. Nela, você vai:
- Compreender os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial;
- Analisar soluções de IA considerando critérios relevantes;
- Coletar, preparar e explorar dados para treinar e avaliar modelos de IA;
- Entender os desafios éticos e sociais da Inteligência Artificial;
- Descobrir tendências e avanços em IA.
Inovações e soluções jurídicas
Depois de iniciar seus estudos em IA, você vai se aprofundar em como ela pode ser usada no direito, avaliando suas implicações éticas e de compliance.
Suas aulas, assim, serão sobre:
- Conceitos fundamentais sobre as aplicações da IA no Direito,
- Análise crítica do uso de novas tecnologias jurídicas;
- Projeção de soluções jurídicas inovadoras;
- Conceitos de Legal Design e Visual Law;
- Cenários regulatórios e éticos relacionados à inovação no setor;
- Impacto de novas tecnologias no acesso à justiça e na proteção de direitos fundamentais;
- Ferramentas digitais e tecnológicas em situações práticas;
- Visão estratégica e multidisciplinar da área.
Legal Law e Visual Law
Aqui, o seu foco estará em compreender os fundamentos do Legal Design e do Visual Law, analisando as metodologias de Design Thinking aplicadas a problemas jurídicos. Ou seja, ao longo do módulo, suas aulas serão focadas em:
- Fundamentos do Legal Design e do Visual Law;
- Metodologias de Design Thinking;
- Comunicação visual na transmissão de informações jurídicas;
- Estudos de caso práticos de Legal Design em instituições jurídicas;
- Impacto das práticas de Legal Design e Visual Law na experiência do usuário.
Jurimetria: o que é, pilares e impactos no setor jurídico
Chegando na metade do curso, você vai mergulhar nos conceitos centrais da Jurimetria, entendendo a sua importância para o direito contemporâneo ao estudar sobre:
- Técnicas estatísticas na análise de dados jurídicos, gerando insights relevantes;
- Ferramentas tecnológicas: planilhas, linguagens de programação e softwares para projetos jurimétricos;
- Estudos de caso para identificar benefícios e limitações da Jurimetria;
- Impacto da Jurimetria no setor jurídico e na tomada de decisão;
- Interpretação e comunicação de resultados jurimétricos.
Direito para startups
Entrando no mundo das startups, você terá uma disciplina dedicada a esse ecossistema. Assim, você vai aprender mais sobre seus conceitos, fases de desenvolvimento, estruturas societárias, planejamento tributário, Marco Legal das Startups e muito mais, como:
- Especificidades jurídicas do ecossistema de startups;
- Contratos típicos do ambiente de startups, com foco na questão trabalhista;
- Mecanismos de proteção de propriedade intelectual e conformidade com a LGPD.
Responsabilidade civil das plataformas digitais
Um dos temas mais debatidos da atualidade é a responsabilidade civil das plataformas digitais. Sendo assim, nada mais justo do que se aprofundar na temática para ser um profissional atualizado. Na disciplina, você vai estudar:
- Interpretação e aplicação de normas legais relacionadas à responsabilidade civil das plataformas digitais;
- Identificação, avaliação e mitigação de riscos associados ao uso de plataformas digitais;
- Implementação de práticas de conformidade e governança digitais eficazes.

Marketing jurídico: publicidade e informação da advocacia
Qual é a regulamentação do marketing no mercado jurídico brasileiro? Quais são as tendências atuais? Há estratégias específicas de marca pessoal para advogados? E para escritórios jurídicos? Tudo isso você vai aprender neste módulo, navegando por temáticas como:
- Regulamentação e ética no marketing jurídico;
- Estratégias de marketing digital e de marca pessoal;
- Produção de artigos, vídeos, podcasts e posts alinhados à LGPD;
- Atendimento ao cliente e networking no contexto jurídico;
- Estudos de caso de escritórios brasileiros que se destacam no marketing.
Lei Geral de Proteção de Dados
Por fim, sua última disciplina será voltada para a LGPD. Ela vai abranger questões de direitos humanos, direitos fundamentais, regulamentação europeia de proteção de dados, agentes de tratamento e muito mais. Assim, suas aulas serão voltadas a:
- Legislações nacionais e internacionais de proteção de dados pessoais;
- Implicações da LGPD no direito empresarial;
- Análise de violação de dados pessoais, avaliação de riscos e soluções;
- Consultoria para adequação legal.
Quanto custa a pós-graduação em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
O valor da pós-graduação está detalhado no site. Porém, aqui você já pode conferir todas as formas de pagamento e parcelamento. Bastante facilitadas, elas vão tornar o seu sonho da especialização possível, com condições que cabem no seu bolso.
Você pode pagar no cartão de crédito parcelado e recorrente, no boleto bancário ou no Pix.
As modalidades de pagamento e parcelamento variam de acordo com a duração escolhida para a pós, veja tudo abaixo:
Pós-graduação EAD com duração de 6 ou 10 meses:
- 1x (à vista): Pix, cartão de crédito ou boleto bancário;
- 6x ou 12x: Pix, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito recorrente (com cobranças mensais, sem ocupar o seu limite) ou boleto bancário;
- 18x: Pix, cartão de crédito recorrente ou boleto bancário.
Pós-graduação EAD com duração de 4 meses:
- 1x (à vista): Pix, cartão de crédito ou boleto bancário;
- 4x ou 8x: Pix, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito recorrente ou boleto bancário.
Como entrar na pós-graduação em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
Agora que você já sabe os principais detalhes sobre o curso de Direito Digital e IA, deve estar se perguntando quais são os próximos passos, certo? Ou seja, como você pode se inscrever e começar a estudar o mais rápido possível?
Nós temos mais uma ótima notícia para você. Todo o processo de matrícula na pós é virtual. Isso significa que você só precisa acessar a página do curso, no site da Anhanguera, e completar os seguintes passos:
- Definir qual será a duração do curso (4, 6 ou 10 meses);
- Escolher a forma de pagamento e o parcelamento;
- Completar o formulário de dados pessoais;
- Enviar os documentos necessários para validação interna.
Faça sua inscrição no site da pós-graduação
Então, o que você está esperando? Nunca foi tão fácil e rápido se inscrever na pós-graduação, entre agora mesmo no site e comece a sua jornada como pós-graduando!
Relembrando que apenas profissionais com diploma de graduação podem se matricular.
Quais as exigências para se formar na pós em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial?
Continuando, além dos pré-requisitos para a sua inscrição, você também precisará cumprir com algumas exigências para se formar.
Elas vão garantir que, ao longo da pós, você se dedicou e absorveu todo o conteúdo necessário para se tornar um especialista. Ou seja, os requisitos são fundamentais para garantir a credibilidade do seu certificado, provando ao mercado de trabalho que você é um profissional diferenciado.
As exigências são:
- 75% de frequência mínima em todas as disciplinas;
- 7,0 de média nas avaliações do curso.

Por que cursar Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial na Anhanguera?
Por fim, agora você vai descobrir todos os diferenciais da Anhanguera. Até porque, além da qualidade dos cursos de pós-graduação, que são constantemente atualizados de acordo com as demandas do mercado, as especializações EAD contam com destaques exclusivos:
- 100% do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): aqui, todas as etapas da pós serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Nele, você vai encontrar as videoaulas gravadas, materiais extras, a maior biblioteca virtual da América Latina e suporte especializado. Tudo na palma da sua mão, onde e quando você quiser;
- Flexibilidade total na pós-graduação: para que você possa estudar onde e quando quiser, todas as disciplinas serão ministradas no formato de videoaulas gravadas. Assim, você poderá montar o seu próprio cronograma, sem comprometer nenhuma área da sua vida, nem deixar a pós de lado;
- Corpo docente atualizado e com vivência no mercado: inclusive, todas as disciplinas serão planejadas e ministradas por professores altamente capacitados. Nosso corpo docente conta com profissionais especializados, atualizados e com vivência no mercado de trabalho, garantindo excelência para a sua educação;
- Tutores prontos para te ajudar: caso fique com dúvidas, queira interagir com profissionais da área, pedir recomendações e dicas, você poderá fazer isso a qualquer momento no sistema de tutoria. Ele é formado por tutores especialistas, que vão te acompanhar ao longo de toda a pós-graduação;
- Suporte pedagógico, administrativo e financeiro a qualquer momento: mas o suporte vai além do pedagógico. Com a secretaria virtual, você poderá resolver questões administrativas e financeiras dentro do AVA, sem burocracias desnecessárias e processos presenciais;
- Certificado de conclusão de curso em tempo recorde: por fim, ao finalizar o curso, você só terá que esperar um dia útil para ter acesso ao certificado digital de conclusão de curso. Essa é a agilidade que você precisa para alavancar a sua carreira.
Então, agora que você já sabe tudo sobre a pós em Direito Digital, Tecnologias Aplicadas e Inteligência Artificial, o que está esperando? Inscreva-se agora mesmo e comece uma nova etapa acadêmica em busca de um brilhante futuro profissional.