A falta de conhecimento financeiro é uma questão que afeta brasileiros e a alfabetização nesse sentido pode contribuir com uma população mais preparada para lidar com situações que envolvem dinheiro de maneira informada, evitando o aumento de dívidas, e até fraudes e golpes. Por isso, desenvolver a Educação Financeira nas Escolas pode contribuir para que as pessoas sejam capazes de tomar decisões mais informadas desde jovens.
A pós-graduação visa justamente preparar os docentes para fornecer esse tipo de ensinamento aos alunos de forma didática e alinhada com a realidade brasileira.
Como é a pós-graduação de Educação Financeira nas Escolas?
Em um cenário de constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, a falta de conhecimento financeiro afeta diretamente a capacidade das pessoas de lidar com suas finanças pessoais, contribuindo para altos índices de endividamento e exclusão financeira.
A promoção do consumo consciente é fundamental para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Com isso, a educação financeira tem se tornado um pilar essencial na formação escolar, permitindo que os alunos façam uma gestão de seus recursos de forma eficiente, e também os conscientiza sobre o impacto de suas escolhas de consumo no meio ambiente e na sociedade.
A pós em Educação Financeira nas Escolas atende justamente esta demanda, capacitando os docentes a implementar programas educacionais voltados ao desenvolvimento de competências financeiras e de consumo consciente desde a educação básica.
Entre os objetivos do curso, estão:
- Capacitar os profissionais a integrarem a educação financeira como tema transversal no currículo escolar;
- Desenvolver competências pedagógicas para criar e aplicar metodologias e recursos didáticos voltados à educação financeira;
- Proporcionar aos educadores conhecimentos sólidos sobre finanças pessoais, economia comportamental e planejamento financeiro;
- Fomentar a capacidade crítica dos educadores para adaptar os conteúdos de educação financeira às realidades socioeconômicas dos alunos, promovendo uma aprendizagem inclusiva e contextualizada.
Para que serve o curso de Educação Financeira nas Escolas?
A pós oferece aos alunos conhecimento para integrar a educação financeira ao currículo escolar, alinhando-a às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e promovendo uma abordagem interdisciplinar que envolva diferentes áreas do conhecimento.
O aluno será preparado para criar estratégias pedagógicas inovadoras que facilitem o ensino de conceitos financeiros, adaptando-os às realidades socioeconômicas dos alunos e promovendo o consumo consciente.
Quais as modalidades de estudo para Educação Financeira nas Escolas?
A pós em Educação Financeira nas Escolas é oferecida na modalidade EAD, facilitando a integração dos estudos à rotina de trabalho.
Dá para fazer a pós em Educação Financeira nas Escolas EAD?
Sim, o curso é online e feito através de uma plataforma que, além das aulas, conta com diversos conteúdos extras. Com o EAD, os profissionais da docência que já têm uma carreira estabelecida podem aliar os estudos à carreira, escolhendo os melhores dias e horários para se dedicar às aulas.
Quem pode fazer pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas?
A pós é direcionado a profissionais formados em áreas como Pedagogia, Psicologia, Economia, Administração Matemática e afins, além de educadores e gestores escolares que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a relevância da educação financeira no ambiente escolar, bem como desenvolver projetos relacionados à área.

Quanto tempo dura a especialização/MBA em Educação Financeira nas Escolas?
Além de ser EAD, a pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas ainda conta com diferentes prazos de finalização, que incluem 4, 6 e 10 meses. Cabe ao aluno definir qual o período mais adequado para sua formação, e seguir o programa de acordo com o tempo definido.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas?
A pós conta com 360 horas de aulas divididas em nove disciplinas. São elas:
Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
Apresenta os principais tipos de pensamento relacionados às habilidades matemáticas: lógico-matemático, algébrico, probabilístico e geométrico, análise das estratégias e metodologias compostas pelas teorias contemporâneas de aprendizagem, compreensão dos fatores que interferem no processo de aprendizagem e o papel do professor frente à educação Matemática.
Educação financeira na educação básica
Essa disciplina aborda os fundamentos da educação financeira aplicada ao contexto escolar, estudo das políticas públicas e diretrizes para a inclusão da educação financeira na educação básica, análise de conceitos de finanças pessoais, orçamento e consumo, desafios socioeconômicos e culturais que impactam a alfabetização financeira e reflexão sobre a aplicação de metodologias pedagógicas para a educação financeira em diferentes níveis de ensino.
Educação matemática: estratégias e desafios
A disciplina trata de conceitos chave da matemática, integrando-os de maneira contínua desde a educação infantil até o ensino médio. O objetivo é desenvolver e aprimorar o raciocínio geométrico e algébrico dos estudantes através de abordagens lúdicas e práticas, preparando-os para desafios matemáticos mais complexos e exames nacionais.
Economia criativa
Compreende o conceito da Economia Criativa e o contexto da Cidade Criativa, a análise a Inovação e a multidimensionalidade da Economia Criativa, o estudo das Indústrias Criativas, bem como, as disrupturas, tecnologia e inovação.
Planejamento financeiro e consumo consciente
Aborda conceitos de planejamento financeiro pessoal e familiar, análise de ferramentas para controle financeiro e orçamento, compreensão da relação entre consumo e comportamento financeiro, reflexão sobre o consumo consciente e os impactos sociais, ambientais e econômicos das escolhas de consumo e estratégias para a tomada de decisões financeiras.
Princípios da educação empreendedora nas escolas
Ensina sobre os princípios da educação empreendedora e sua aplicação no ambiente escolar, as competências para o desenvolvimento do espírito empreendedor em estudantes, as metodologias de ensino que favorecem a prática do empreendedorismo nas escolas e a importância da educação empreendedora para o desenvolvimento de habilidades para a vida e para o mercado de trabalho.
Gestão de projetos em educação
A disciplina trata da compreensão dos princípios da gestão de projetos no contexto educacional, estudo das etapas do ciclo de vida de um projeto educacional, incluindo a concepção, planejamento, execução e avaliação e análise das metodologias e ferramentas aplicadas na gestão de projetos em ambientes escolares.
Projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas
Aborda as etapas para a construção de projetos educacionais voltados ao desenvolvimento das competências socioemocionais para o público escolar infantil e juvenil, preparando o aluno para identificar as necessidades do público-alvo, construir, aplicar e avaliar projetos voltados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.
Inteligência Artificial: conceitos, ferramentas e aplicações
Essa disciplina oferece uma formação abrangente e prática, abordando desde os conceitos fundamentais até as aplicações e tendências emergentes. Os alunos desenvolvem habilidades técnicas e éticas, utilizando ferramentas e plataformas de IA para resolver problemas reais e inovar em suas áreas de atuação.

Quanto custa a pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas?
Os preços da pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas estão disponíveis no site e incluem diversas formas de pagamento, que facilitam o acesso dos profissionais ao ensino especializado.
É possível fazer o pagamento da pós-graduação EAD com cartão de crédito parcelado, cartão de crédito recorrente (que não ocupa o limite), boleto bancário e Pix.
Confira as condições:
Pós-graduação EAD com duração de 6 e 10 meses:
1x (à vista): Pix, Cartão de crédito e boleto bancário
6x e 12x: Pix, boleto bancário e cartão de crédito parcelado e recorrente
18x: Pix, cartão de crédito recorrente e boleto bancário
Pós-graduação EAD com duração de 4 meses:
O pagamento pode ser feito em 1x (à vista), 4x e 8x com Pix, boleto bancário e cartão de crédito parcelado e recorrente.
Como entrar na pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas?
Para começar a pós-graduação na Anhanguera basta apenas escolher o curso, o período e a forma de pagamento, incluir os dados exigidos e fazer a inscrição.
Faça sua inscrição no site da pós-graduação
O processo é simples e rápido, permitindo que o aluno comece imediatamente suas aulas. A pós-graduação, porém, é exclusiva para profissionais que já possuem graduação.
Quais as exigências para se formar na pós em Educação Financeira nas Escolas?
Para finalizar à pós e se formar, o aluno precisa se atentar às exigências do curso, que incluem a realização das atividades propostas nas aulas, além de manter uma frequência mínima de 75% em todas as disciplinas e nota igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas.
Veja também: aprenda sobre liderança e transformação no mercado com Luiza Trajano!


Por que cursar Educação Financeira nas Escolas na Anhanguera?
Além de facilitar o acesso de profissionais à um especialização, a pós EAD Anhanguera conta com diversos benefícios. Confira:
Flexibilidade
As aulas da pós são gravadas, e o aluno pode acessar o conteúdo onde e quando quiser, além de poder rever os vídeos. Isso facilita seus estudos e permite que ele adeque a rotina de aulas ao seu cronograma e acesse os conteúdos nos dias e horários mais convenientes.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Os alunos acessam as aulas pelo AVA, que contém ainda uma diversidade de conteúdos extra, incluindo livros, podcasts e outras fontes de estudo que tornam o aprendizado mais dinâmico.
Mentoria constante
Além das aulas, os alunos têm acesso a mentoria através do AVA. Assim, sempre que precisam tirar dúvidas e consultar informações referentes às disciplinas eles podem entrar em contato com seu tutor e esclarecer as questões.
A pós-graduação em Educação Financeira nas Escolas capacita docentes e outros profissionais do ensino a desenvolver o tema de forma educativa e prática na sala de aula, auxiliando os alunos a se tornarem mais informados e habilitados no tema.