Em todas as áreas de atuação, novas pesquisas e desenvolvimentos científicos estão transformando as profissões, não é mesmo? Nesse cenário, os profissionais precisam se atualizar e se especializar para chamar a atenção do mercado de trabalho. Isso significa que, ao investir na pós-graduação em Neurociências na Saúde, você vai crescer, e muito, na carreira.
Para te ajudar a descobrir tudo sobre o curso e se inscrever, elaboramos o artigo abaixo. Nele, você vai encontrar todos os detalhes da pós-graduação, compreendendo melhor todos os aspectos da especialização antes de iniciá-la. Então, está pronto para conferir?
Como é a pós-graduação de Neurociências na Saúde?
Com inúmeras atualizações e descobertas sobre condições neurológicas e psiquiátricas, os profissionais da área precisam estar atualizados para prestar uma assistência de qualidade. Por isso, ao fazer a pós, você terá acesso a uma formação robusta e interdisciplinar, aprendendo como integrar conhecimentos neurocientíficos em suas práticas clínicas.
Assim, o curso vai abordar novas perspectivas e abordagens terapêuticas, destrinchar ferramentas e técnicas avançadas, focar em atualizações e novidades e, assim, garantir que você seja capaz de prestar um atendimento de excelência em saúde. Tudo isso ao longo de aulas que vão falar sobre:
- Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso;
- Identificação e análise de estruturas e processos neurológicos fundamentais;
- Interações entre neurociências e comportamento humano, neurociências cognitivas e clínicas;
- Influências neurológicas sobre o comportamento e a saúde mental;
- Competências socioemocionais e habilidade de gestão de carreira.
Para que serve o curso de Neurociências na Saúde?
Isso significa que, ao finalizar o curso, você estará apto a atuar de forma especializada na área, com habilidades que são exigidas pelo mercado de trabalho. Elas incluem:
- Análise e interpretação de dados neurocientíficos com precisão;
- Aplicação de métodos científicos rigorosos em contextos clínicos e de pesquisa;
- Integração de conhecimentos de neurociências com outras áreas, como comportamento e espiritualidade;
- Conceitos teóricos de neurociências em práticas clínicas;
- Intervenções e tratamentos baseados em evidências;
- Competências socioemocionais.
Quais as modalidades de estudo para Neurociências na Saúde?
Hoje em dia, muitas instituições de ensino superior já oferecem diversas modalidades para a pós-graduação. Com cursos presenciais, híbridos e EAD, os alunos podem escolher a melhor dinâmica para as suas rotinas, garantindo sucesso na jornada acadêmica selecionada.
Aqui na Anhanguera, acreditamos que todos os profissionais devem ter acesso aos cursos de especialização. Independente da localização geográfica, das dinâmicas de trabalho e tempo disponível, a pós pode fazer parte da sua carreira.
Por isso, o curso em Neurociências é 100% virtual. Com videoaulas gravadas, você terá toda a versatilidade que precisa para estar no comando dos seus estudos.
Sem módulos presenciais, horários para aulas e encontros ao vivo, você poderá definir cada detalhe da pós. Os dias e horas de estudos, o local para se dedicar, se vai usar um computador, tablet ou celular, e como vai conciliar a pós-graduação com o seu trabalho e compromissos pessoais.
Dá para fazer a pós em Neurociências na Saúde EAD?
Isso significa que sim, é possível fazer a sua pós EAD. Sem barreiras geográficas ou logísticas, tudo o que você precisará será de um dispositivo para acessar a plataforma de aprendizagem, onde e quando você quiser.

Quem pode fazer pós-graduação em Neurociências na Saúde?
A pós-graduação foi desenvolvida especificamente para profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos, de maneira atualizada, em neurociências com foco na saúde.
Por isso, os principais beneficiários do curso serão os formados em medicina, fisioterapia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, farmácia, enfermagem, psicologia, terapias ocupacionais e outros profissionais que atuam no cuidado de pacientes com condições neurológicas e psiquiátricas.
Não se esqueça de que apenas profissionais graduados podem iniciar um curso de especialização.
Quanto tempo dura a especialização em Neurociências na Saúde?
Com 360 horas de carga horária, a pós poderá durar 4, 6 ou 10 meses. Ficou confuso? Então vamos te explicar todos os detalhes.
Aqui, você estará no comando de diversos detalhes da especialização, o que inclui a duração do curso. Com videoaulas gravadas, conseguimos flexibilizar os meses necessários para finalizar a pós-graduação.
Isso deixa o processo acadêmico ainda mais personalizado e possível para todos os alunos, levando em consideração seus objetivos e possibilidades.
Assim, em qualquer uma das opções você terá acesso ao mesmo curso. As disciplinas, matriz curricular, aulas, professores e materiais sempre serão os mesmos. A única diferença será o tempo estipulado para finalizar cada uma das disciplinas. Confira abaixo a dinâmica:
- Pós em 4 meses – superintensiva: tem muita pressa e precisa do certificado digital o mais rápido possível? Então combine a necessidade com disponibilidade para estudar de forma intensa e se forme em apenas 4 meses. Nessa opção, as disciplinas são liberadas a cada 13 dias;
- Pós em 6 meses – intensiva: para aqueles que querem rapidez, mas precisam de mais tempo para estudar, a pós intensiva é a escolha ideal. De 19 em 19 dias você terá acesso a um novo módulo, completando os estudos em apenas um semestre. Ou seja, em 6 meses;
- Pós em 10 meses – regular: caso o seu dia a dia seja mais corrido e imprevisível, então a pós regular foi feita para você. Ela dura menos de um ano e, com novas disciplinas a cada 32 dias, você terá o tempo que precisa para se tornar um profissional especialista em 10 meses.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Neurociências na Saúde?
Sobre as disciplinas, você terá uma matriz curricular completa, considerando as novidades e tendências na área, bem como as demandas do mercado de trabalho.
Abaixo, você encontrará todos os detalhes e informações de cada um dos 9 módulos, descobrindo como serão os seus períodos de estudo na pós.
1 – Introdução à neurociência
Você vai iniciar a sua pós aprendendo mais sobre a história e a evolução da neurociência, bem como outros temas essenciais à sua formação, como:
- Conceitos históricos e interdisciplinares da neurociência;
- Mecanismos de neuroplasticidade e modificação de funções cognitivas;
- Métodos de investigação usados em neurociência;
- Relação entre neurociência, comportamento e saúde mental;
- Conhecimentos básicos de neurociência na interface com disciplinas da saúde.
2 – Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso
Aqui, você terá acesso a conhecimentos sobre o sistema nervoso central e periférico do ponto de vista estrutural e funcional. Isso significa estudar sobre:
- Unidade básica do sistema nervoso central: neurônio;
- Partes central e periférica do sistema;
- Lobos cerebrais e suas principais estruturas;
- Função geral de cada região cerebral.

3 – Neurociências e comportamento humano
Em seguida, você vai se aprofundar nas relações entre o funcionamento cerebral e a conduta humana. Abordando questões interpessoais, habilidades sociais, adaptabilidade, atitudes saudáveis e muito mais, com aulas focadas em:
- Surgimento de sintomas na relação saúde e doença;
- Integração do sistema humano entre mente e corpo;
- Emoções e habilidades sociais;
- Homeostase do sistema humano e ações preventivas.
4 – Neurociências cognitivas
Quase na metade do curso, o seu foco estará nos fundamentos da neurociência cognitiva. Mergulhando, assim, nas bases neurobiológicas dos processos mentais. Isso significa que seus estudos serão sobre:
- Interface da neurociência em outras áreas, como neuropsicologia e psicologia cognitiva;
- Mecanismos neurais subjacentes aos processos de memória, aprendizado, atenção, percepção e funções executivas;
- Métodos de investigação da neurociência cognitiva;
- Evidências científicas relacionadas a déficits cognitivas em doenças neurológicas e neuropsiquiátricas;
- Compreensão de distúrbios e disfunções relacionadas a transtornos neuropsiquiátricos.
5 – Neurociências clínicas
Olhando para a parte clínica das neurociências, aqui suas aulas serão sobre os seguintes temas:
- Mecanismos neurobiológicos subjacentes às doenças neurológicas e psiquiátricas;
- Bases neurológicas das disfunções motoras, sensoriais e cognitivas;
- Métodos diagnósticos clínicos;
- Abordagens terapêuticas principais;
- Estratégias de reabilitação funcional com base em evidências.
6 – Emoções e consciência moral
Neste módulo, o foco estará na relação entre as emoções e a formação do caráter por intermédio da internalização de princípios que norteiam a conduta. Assim, suas aulas serão sobre:
- Gerenciamento de emoções como fonte de equilíbrio pessoal;
- Conscientização de princípios fundamentais de uma vida boa;
- Forças do caráter e a formação do indivíduo para uma convivência cidadã;
- Concepção de saúde mental e sofrimento psíquico.
7 – Neurociências e espiritualidade
Abordar as ligações entre espiritualidade e neurociências será fundamental para a sua formação. Neste contexto, você vai estudar mais acerca de pontos como:
- Conhecimento da inteligência espiritual como fonte de bem-estar;
- Entendimento da espiritualidade como fonte de equilíbrio da condição humana;
- Práticas de espiritualidade no desencadear de comportamentos saudáveis;
- Estados de plenitude do ser, flow, paz interior, equilíbrio emocional e existencial.
8 – Gestão de carreira
Nesta disciplina, o foco estará em você, com conhecimentos de gestão de carreira no mundo contemporâneo. Assim, cada aula vai destrinchar temas como:
- Gestão da própria carreira;
- Identificação de objetivos de longo prazo;
- Importância da atitude protagonista para o sucesso na carreira;
- Planejamento estratégico da carreira.
9 – Inteligência artificial: conceitos, ferramentas e aplicações
Finalizando o curso, você vai descobrir mais sobre o novo universo da inteligência artificial. Afinal de contas, ela permeia todas as áreas e profissões atualmente. Veja o que você vai aprender:
- Conceitos fundamentais de IA;
- Coleta, preparo e exploração de dados para treinar modelos de inteligência artificial;
- Desafios sociais e éticos da IA;
- Análise e avaliação de soluções de IA;
- Avanços e tendências na área,
Quanto custa a pós-graduação em Neurociências na Saúde?
Para checar o valor da pós, acesse o site e confira todas as informações na página do curso. Abaixo, você poderá entender melhor as formas de pagamento e parcelamento.
Com condições especiais, você terá inúmeras opções para investir na sua especialização. Dessa maneira, veja agora quais são elas, compreendendo quais delas se encaixam na sua organização e planejamento financeiro.
Pós-graduação EAD com duração de 6 ou 10 meses:
- Pagamento em 1x (à vista): Pix, cartão de crédito ou boleto bancário;
- Parcelamento em 6x ou 12x: Pix, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito recorrente (com cobranças mensais, que não ocupam o limite do seu cartão) ou boleto bancário;
- Parcelamento em 18x: Pix, cartão de crédito recorrente ou boleto bancário.

Pós-graduação EAD com duração de 4 meses:
- Pagamento em 1x (à vista): Pix, cartão de crédito ou boleto bancário;
- Parcelamento 4x ou 8x: Pix, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito recorrente ou boleto bancário.
Como entrar na pós-graduação em Neurociências na Saúde?
Se você está em busca de praticidade e facilidade para a sua pós, você acabou de encontrar! Tudo começa na inscrição. Na Anhanguera, você passará pelo processo de forma online, no site oficial, sem atendimentos presenciais e burocracias desnecessárias.
Confira como será o passo a passo, que está definido no site:
- Acessar a página do curso de Neurociências;
- Escolher em quanto tempo você quer se formar;
- Definir a forma de pagamento e o parcelamento da especialização;
- Preencher o formulário de dados pessoais;
- Enviar todos os documentos para validação interna, incluindo o diploma da graduação.
Faça sua inscrição no site da pós-graduação
Viu como é simples? Por isso, não perca tempo e entre agora mesmo no site para se inscrever.
Já separe seu diploma, inclusive, para comprovar que você é um profissional graduado. Apenas quem já finalizou essa etapa, seja em um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo, poderá prosseguir com a inscrição.
Quais as exigências para se formar na pós em Neurociências na Saúde?
Além do pré-requisito para entrar no curso, você também precisará cumprir com algumas exigências para se formar. Como em todos os cursos do ensino superior, a especialização exige que você comprove sua dedicação, o que vai garantir sua diferenciação no mercado de trabalho.
Por isso, ao longo do curso, é essencial ficar atento para os seguintes pontos:
- Presença nas aulas: você deverá assistir a pelo menos 75% das aulas de cada disciplina;
- Média de notas nas avaliações: sua média deverá ser de no mínimo 7,0.
Por que cursar Neurociências na Saúde na Anhanguera?
Agora, que tal descobrir todos os diferenciais e benefícios da Anhanguera? Confira abaixo como estruturamos os cursos EAD, compreendendo cada detalhe que vai garantir uma experiência acadêmica de ponta para você.
- Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): garantindo praticidade, toda a sua pós acontecerá em um campus virtual, o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conhecido como AVA, ele concentrará cada detalhe do curso, que ficará acessível a você onde e quando quiser;
- Videoaulas gravadas: no AVA, suas disciplinas serão ministradas no formato de videoaulas gravadas. Dessa maneira, você terá liberdade para definir sua rotina de estudos, organizando e adaptando cada uma das suas demandas para que todas as áreas da vida fiquem equilibradas;
- Corpo docente de peso: falando em aulas, todas elas serão desenhadas por professores altamente qualificados. Com experiências pedagógicas e mercadológicas, eles contam com a expertise necessária para oferecer aulas de alto nível em toda a pós-graduação;
- Sistema de tutoria: além dos professores, você também vai aprender com os tutores. Eles são profissionais especialistas na área, sempre disponíveis no AVA para tirar suas dúvidas, passar dicas e recomendações, interagir e deixar sua pós ainda mais completa;
- Materiais complementares: para uma formação robusta, não deixe de consultar todos os materiais extras. Estamos falando de slides, podcasts, materiais de apoio, conteúdos de apoio e acesso à maior biblioteca virtual da América Latina. Tudo dentro do AVA.
- Secretaria virtual: para questões administrativas e financeiras, você pode ficar tranquilo. Nada de atendimento presencial. Aqui, você será atendido de forma virtual, com praticidade e sem burocracias;
- Certificado digital: inclusive, a secretaria virtual vai emitir seu certificado digital em tempo recorde. Em apenas um dia útil após a conclusão da especialização, o documento já estará pronto, garantindo que você poderá atestar sua formação de forma expressa.
Depois de passar por uma verdadeira imersão no curso de Neurociências na Saúde, você já está pronto para se inscrever. Então, pare de perder tempo e comece agora mesmo a se especializar, dando um grande passo rumo ao sucesso profissional.