Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Direto ao Ponto: saia da zona de conforto e conquiste ganhos surpreendentes

texto sobre direto ao ponto com ilustração de alvo

Você já desistiu de uma carreira, um sonho, de algum curso e meta por achar que não tinha talento suficiente ou porque alguém te disse que não leva jeito?

Então, com Direto ao Ponto, a hora de deixar essa mentalidade para trás e virar o jogo a seu favor é agora!

Trata-se de um livro que traz os resultados de mais de trinta pesquisas para dissipar o mito de que você tem que nascer com uma habilidade natural para se destacar em algo.

Na verdade, esqueça tudo o que já ouviu sobre características genéticas em inteligência, dons, habilidades e talentos, às vezes inatingíveis, que só desencorajam e separam as pessoas entre capazes e incapazes.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Pois, a longo prazo, são as que mais praticam com coragem, disciplina e força de vontade que conquistam seus objetivos.

Tudo isso para comprovar que a chave para o sucesso está mais alcançável do que se imagina, desde que seja experienciado o tipo certo de prática, especificamente o que é intitulado de “prática deliberada”.

Segundo os autores Anders Ericsson e Robert Pool, de Direto ao Ponto, suas descobertas evidenciam melhorias no desempenho e organização em qualquer área de atuação, visto que o praticante tenha uma meta clara, foco total, feedback instantâneo e se coloque fora da sua zona de conforto.

Neste artigo, vamos identificar como a prática deliberada se aplica às suas próprias atividades para você começar a experimentar ganhos surpreendentes.

Direto ao Ponto: aprenda a dominar qualquer habilidade

De fato, vale sublinhar aqui o que a obra Direto ao Ponto tanto enfatiza: para realmente dominar qualquer habilidade, você precisa mudar a forma como pratica.

A maioria de nós pensa em “prática” como a simples repetição de uma tarefa, seja ela realizada através de um esporte, hobby ou profissão, mas, naturalmente circulamos para o que é chamado no livro de “prática ingênua”.

E, com certeza, essa prática trará alguns resultados e consequente acomodação, depois que se alcança um potencial determinado e, em seguida, deixa-se tornar automático.

Em outras palavras, quando uma pessoa atinge um nível aceitável de desenvolvimento fazendo mais do mesmo e não aprendendo nada novo, anos adicionais de prática ingênua não levam à aperfeiçoamento nenhum.

Por outro lado, mesmo que você execute, por menos tempo, uma atividade com intenção correta, isto é, como Direto ao Ponto chama de “prática intencional”, há desafios e estímulos do seu corpo e cérebro a fim de se adaptarem em prol de melhores resultados.

Prática Intencional: principais características

 Chegamos Direto ao Ponto para descobrir as principais características da prática intencional, que, como o nome já indica, adiciona um nível de propósito a cada treinamento, mapeando um plano para o sucesso.

  • Meta clara: colocar uma série de pequenos passos juntos enquanto você trabalha em direção aos objetivos específicos e bem definidos, de longo prazo. E cada etapa subsequente te desafia um pouco mais do que a anterior;
  • Foco total: prestar total atenção à execução da tarefa em mãos, identificar as áreas em que precisa melhorar e manter a mente diretamente conectada ao que está buscando alcançar;
  • Feedback instantâneo: saber ouvir comentários sobre se você foi bem-sucedido ou não em cada tarefa permite que acompanhe efetivamente seu progresso e corrija continuamente o curso;
  • Sair da zona de conforto: fazer algo que você nunca fez antes, inevitavelmente envolverá falhas, porém, se você estacionar fazendo apenas coisas que são mais fáceis, nunca sentirá o gostinho da evolução.

Confie em Direto ao Ponto: a qualidade da prática importa muito mais do que a quantidade.

Portanto, se você aplicar essas quatro características em suas sessões de prática intencional, de forma consistente e constante, é garantido progresso em tudo o que estiver empenhado.

Leia também: Quais são os quatro principais sabotadores do empreendedor?

Mas afinal, o que é a prática deliberada?

Para os autores de Direto ao Ponto, a prática deliberada é para todos que sonham em se tornar um especialista.

Isso mesmo que você leu!

A prática deliberada se baseia nos princípios da prática intencional, mas os aplica em uma estrutura sistemática e rigorosa que leva ao tipo de desempenho que vemos de especialistas reconhecidos.

Assim, não basta cumprir todo o seu potencial, significa construí-lo camada por camada, tornando possível o que antes parecia impossível.

E mais: com a prática deliberada, você está trabalhando com métodos de treinamento altamente desenvolvidos e bem aceitos que provaram ser eficazes na obtenção de resultados.

A razão pela qual isso está muito marcado no livro Direto ao Ponto é por conta de um fenômeno cerebral que os cientistas especializados chamam de “representações mentais”.

Que tal entrarmos no capítulo das representações mentais?

Representações Mentais: breve explicação

De acordo com Direto ao Ponto, para entender mais como a prática deliberada se aplica às suas próprias atividades, é necessário que as representações mentais sejam explicadas.

De forma resumida, são blocos de informações que aprendemos e depois construímos, que nos permitem processar informações mantidas na memória de longo prazo e usadas para responder em um ritmo rápido e efetivo certos tipos de situações.

Ou melhor: visualize as representações mentais como uma escada em construção, que nos proporciona subir a novos níveis.

E sem construir os próximos degraus, estamos estagnados à prática ingênua, que só leva ao platô.

De acordo com Direto ao Ponto, a prática deliberada e as representações mentais reforçam uma à outra: quanto mais habilidoso ou conhecedor você se torna em um determinado assunto por meio da prática deliberada, mais eficazes serão suas representações mentais e vice-versa.

Prática Deliberada: aplicando seus princípios

Embora, comprovado em Direto ao Ponto, aplicar os princípios da prática deliberada seja mais eficaz em campos como esporte, música clássica e xadrez, você não deve associar que não pode aplicá-los em nenhum outro lugar.

Muito pelo contrário!

Lembre-se: isso só é possível se você abandonar a crença limitante de que a capacidade individual é determinada exclusivamente por características genéticas.

Além disso, é claro, se reconhecer que é mais do que apenas repetição ou trabalho duro, pois simplesmente “se esforçar mais”, por si só, não produzirá os resultados desejados.

Vamos ao “padrão ouro” da prática deliberada, conforme sugerido pelo livro Direto ao Ponto?

  • Encontre a orientação de mentores profissionais experts para ensinar as técnicas corretas, principalmente na primeira vez. É sempre bem-vindo alguém que possa apontar o caminho e elaborar um regime de práticas que irá desafiá-lo e estimulá-lo;
  • Reserve um tempo diário dedicado às sessões de treinamento curtas e intensas, com objetivos claros, concentração plena, e isso quer dizer, desligar o computador, o smartphone, a TV, ou qualquer outra fonte de distração;
  • Mantenha-se motivado e nem pense em desistir. Muitas pessoas não conseguem manter o foco e a disciplina, especialmente quando atingem platôs temporários. Mas, assim como o talento, a motivação não é uma qualidade inata e imutável, e você pode trabalhar nela e melhorá-la;
  • Acredite no seu potencial e possibilidade de melhorar suas habilidades. Você precisa acreditar que é capaz de realizar algo para querer ser o melhor em sua área;
  • Enxergue a sua evolução dia após dia e deixe que essa sensação de poder pessoal conduza sua motivação intrínseca;
  • Se a motivação social o impulsiona, obtenha elogios e reconhecimento dos outros e saiba aceitá-los como realmente verdadeiros.

Afinal, como retratado em Direto ao Ponto, você não está tentando fazer algo inédito, nunca feito antes por nenhum especialista.

Em vez disso, você está seguindo em um campo onde as melhores práticas foram desenvolvidas por um longo período de tempo e até séculos.

Para concluirmos, a lição do livro Direto ao Ponto é clara: pratique muito para conquistar ganhos surpreendentes e se destacar na sua vida e carreira.

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Conheça nossas faculdades