Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quais são os quatro principais sabotadores do empreendedor?

mulher fazendo o número 4 com os dedos para ilustrar texto sobre sabotadores do empreendedorismo

Empreender não é uma iniciativa fácil para quem deseja seguir esse caminho.

De fato, os empreendedores enfrentam uma série de desafios e sabotadores que são necessários superá-los para obter o sucesso.

Como ter firmeza de propósito, conseguir a primeira venda, conquistar clientes, contratar a equipe certa, gerenciar o fluxo de caixa, acessar financiamento, entre muitos outros.

Porque o empreendedorismo não se trata apenas de construir um negócio que gere lucro, mas também de criar significado, identidade, conexão e potencial para impactar positivamente milhares de pessoas.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Acredite: ao longo dos anos, tive a oportunidade de ajudar centenas de novos empreendedores e, no processo, notei um padrão de erros cometidos repetidamente, que até hoje retardam o crescimento das empresas.

Então, nada mais coerente que compartilhar os quatro principais sabotadores do empreendedor, com o intuito de você entendê-los com mais propriedade e, é claro, evitá-los a qualquer custo ou corrigir os que já estão em campo.

Vem comigo!

1 – Não escolher um nicho bem definido

Um dos primeiros sabotadores do empreendedor é hesitar em escolher um nicho estreito por medo de se limitar.

No entanto, você não está se limitando ao escolher um nicho, e sim se limitando ao se recusar a fazê-lo!

Por exemplo, se você é um prestador de serviços, como um freelancer, aqui estão algumas vantagens que acontecem quando acertam nesse ponto:

  • Virar uma autoridade em vender seu serviço pois está lançando e reforçando a mesma proposta continuamente;
  • Criar avaliações e depoimentos mais rapidamente para o serviço que está oferecendo;
  • Produzir modelos e outras ferramentas para otimizar seus métodos e concluir mais trabalhos em menos tempo;
  • Ter capacidade de contar uma história para uma comunidade específica com uma necessidade específica.

Enfim, fugir dos sabotadores ao escolher um foco bem definido é benéfico também para empresas baseadas em produtos e em atender às demandas dos consumidores.

2 – Não procurar ajuda e apoio

Como vimos, o empreendedorismo pode ser difícil e isolador, mas existem maneiras de cativar a cooperação.

E um dos maiores sabotadores que você expõe acometer, especialmente em seus primeiros anos, é não buscar o apoio de outras pessoas.

Quem foi que disse que você não encontra ajuda, apoio moral e mais experiências em fóruns online, comunidades em grupos do Facebook e Telegram, sites e blogs comprometidos, ou inclusive contratando um coach ou mentor?

Seja qual for a sua preferência em adquirir conselhos e suporte, você não precisa lutar por isso sozinho, certo?

Ainda mais sabendo que outros empreendedores já experimentaram exatamente os sabotadores com os quais você está lidando no momento.

Leia também: O que é Carreira em Y e quais são suas vantagens para o crescimento profissional?

 3 – Excesso de confiança

Esse é um dos outros sabotadores de muitos empreendedores: a confiança aumenta a credibilidade dos negócios, mas o seu excesso pode subestimar a complexidade de uma situação e comprometer recursos em excesso ao buscar uma oportunidade sem antes avaliar a concorrência.

Assim, é necessário ouvir a sua equipe e todas as pessoas que te dão um senso de humildade, compreender que você não sabe de tudo, aliás até o final da sua vida, não conseguirá ser conhecedor de todas as coisas.

Portanto, busque competências complementares às suas para fazer o negócio crescer, afinal preciosismos, caprichos e manias podem até ser produtivos se forem equilibrados, caso reverso, são ruins demais.

4 – Estar ocupado, mas não produtivo

Para finalizar, um dos sabotadores comuns com empreendedores que deixaram o emprego para seguir seu próprio negócio: na maioria dos empregos, eles recebiam tarefas para fazer e trabalhavam um certo número de horas por dia.

Agora, como empreendedor, cabe a você priorizar bem, focar nas ações mais importantes e reconhecer a diferença entre estar ocupado e ser realmente produtivo.

Todos os dias, recomendo perguntar a si mesmo: “Qual é a coisa mais impactante que posso fazer hoje?”

Se você fizer isso todas as manhãs, cinco dias por semana, você ultrapassará a concorrência em seu nicho, além dos sabotadores.

Lembre-se: sabotadores sempre existirão e para desfazê-los, construa o seu propósito e viva uma história verdadeira de transformação e mudanças positivas durante a sua jornada empreendedora.

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Conheça nossas faculdades