Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como reduzir o estresse no trabalho e ter uma rotina mais leve?

estresse no trabalho

Os altos níveis de estresse no trabalho é algo que está te incomodando? Saiba que você não está sozinho! De acordo com um levantamento feito pela plataforma de terapia online  OrienteMe, que ouviu mais de 16 mil profissionais, os brasileiros estão bastante estressados e ansiosos. O estudo aponta que 53% dos entrevistados estão com índices elevados de estresse, 47% sofrem com ansiedade e 43% com depressão.

Esse impacto no dia a dia profissional é negativo, prejudicando o rendimento e tornando o trabalhador desmotivado. Além disso, pessoas extremamente estressadas começam a se sentir preocupadas com situações que ainda não aconteceram, se sentem mais cansadas, desestimuladas e irritadas, o que também interfere na criatividade, na concentração e na produtividade. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

De fato, o estresse pode se acumular tanto quanto as demandas do dia a dia, inclusive aquelas que vão além do trabalho. Mas existem formas de transformar a sua rotina, deixando-a mais leve e aproveitando melhor o seu tempo.

Quer saber como? Nós te contamos nas dicas abaixo. Confira!

5 dicas para reduzir o estresse no trabalho e relaxar

1 – Faça pausas

Fazer pausas entre as tarefas te ajuda a respirar e, também, ao cérebro a não ficar sobrecarregado. Use esse tempo para escutar uma música, ler ou até mesmo tomar um banho – essa é uma das facilidades que o home office permite, por exemplo.

É importante conhecer os seus limites para saber quando esse momento de descanso é necessário e quais são os hobbies que te ajudam a relaxar. Além de diminuir o estresse, esses minutos sem trabalhar ajudam a estimular a criatividade e até a pensar em soluções. 

2 – Tenha um momento para descansar

O trabalho é importante, mas você sabia que descansar é fundamental? Tire um dia ou os finais de semana para realmente descansar, sem se preocupar em resolver pendências ou com compromissos agendados. Aproveite o momento para parar por um tempo, estar com a família e os amigos e distrair a mente. 

Esse momento “fora de órbita” dos problemas é bastante essencial para ajudar o cérebro não apenas a descansar, mas a ser estimulado. Se você trabalhar todos os dias e não tiver um tempo seu, irá se sentir sobrecarregado e estressado, já que sempre terá uma nova obrigação a cumprir. 

3 – Fique um tempo offline

Pode parecer impossível na realidade que temos hoje, mas passar o dia rolando o feed e com a luz das telas na pele é bastante prejudicial à sua saúde. É comum que pessoas que utilizam as redes sociais em excesso sejam diagnosticadas com ansiedade e depressão, principalmente por compararem suas vidas com as das influenciadoras. 

Então, controle melhor o seu tempo usando o celular e tente se desconectar algumas horas por dia. Saiba que, para além da tela, existe uma vida, com pessoas reais e atividades que você pode fazer sem se preocupar com o mundo virtual. 

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

4 – Pratique atividades físicas

Essa é uma daquelas dicas que auxiliam tanto na questão do estresse, como em outros aspectos da sua saúde física e mental. Os hábitos saudáveis são grandes aliados na busca por uma vida menos estressante e com mais produtividade.

Para isso, é só escolher aquela atividade que você mais gosta. Pode ser uma caminhada leve ou esportes que exigem mais do corpo. O importante é se sentir bem!

5 – Tenha boas noites de sono

Dormir bem é um dos hábitos essenciais para quem quer relaxar. Uma noite de descanso, com pelo menos 8 horas de sono, te ajudam a ter mais foco e melhorar o humor. 

Para ter um sono ainda melhor, evite mexer no celular por pelo menos 30 minutos antes de dormir e mantenha as luzes do quarto baixas ou desligadas. Assim, seu cérebro entende que é hora de descansar. 

É possível evitar o estresse no trabalho? 

Além desses momentos de desconexão, é possível, sim, pensar em soluções para o dia a dia no trabalho. Existem atitudes que ajudam a evitar o estresse, ajudando, por exemplo, na organização do seu dia para que as tarefas não se acumulem. Quer saber quais são? Veja!

1 – Evite conversas negativas e discussões

Sabe aqueles assuntos que só vão gerar preocupação, gastar tempo e não vão trazer soluções? Tente evitá-los. O ideal é procurar pessoas que te motivem a seguir e te ajudem a encontrar as melhores condições para resolver os problemas. 

2 – Saiba administrar o seu tempo

Já mencionamos como é importante tirar uma pausa durante o seu dia para espairecer, mas também é ideal aprender a usar melhor o seu tempo. Organize as suas tarefas pendentes por prioridades, complexidades e prazos. 

Assim, você consegue finalizar aquelas que são mais urgentes e sabe quais são as que exigem mais dedicação. 

3 – Não tente realizar várias tarefas ao mesmo tempo

Essa dica pode soar estranha, mas tentar abraçar o mundo e fazer diversas coisas no mesmo instante é contraproducente. Isso quer dizer que o seu rendimento é menor se você não está se concentrando em uma atividade só, já que o seu foco está disperso, e está produzindo com menos qualidade.  

Além de dar dicas de como reduzir o estresse no trabalho, mencionamos várias formas de aumentar a produtividade e concentração. Outra maneira de fazer isso é através de cursos, como a especialização na Unopar EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades