5 dicas para divulgar a cultura corporativa e atrair talentos

divulgar a cultura corporativa

Saber divulgar a cultura corporativa de uma empresa pode ser um diferencial competitivo que atrai bons talentos do mercado. Mas nem todas as organizações sabem ou estão preparadas para promover esses aspectos que fazem com elas despertem o desejo de profissional de se unir ao quadro de colaboradores. 

Até porque, para ser capaz de divulgar isso como um atrativo, a marca precisa ter essa cultura bem estabelecida e disseminada internamente, para que o discurso seja, de fato, condizente com as práticas. 

Qual a importância da cultura corporativa?

A cultura corporativa engloba uma série de valores e características comportamentais que servem como base para a atuação de todos. Em geral, envolve atividades e formas de conduzir as pessoas e os projetos levando em consideração o bem-estar corporativo. 

Essa cultura também serve como base para a tomada de decisão nas empresas, e é um guia para a conduta de todos. Por isso, ela serve como uma referência, e quanto mais estabelecida for, mais benefícios trará para as pessoas. Entenda as principais características de uma cultura corporativa:

  • Valores: a missão e valores de uma organização tem um papel central na forma como as pessoas trabalham. 
  • Comunicação: estabelecer uma comunicação aberta e positiva entre as pessoas é uma forma de criar um ambiente mais produtivo.
  • Desempenho: avaliar o desempenho dos colaboradores e propor planos de crescimento também fazem parte da cultura. 
  • Liderança: definir como os líderes devem agir com suas equipes afeta a produtividade e o bem-estar das pessoas. 

Esses fatores são relevantes na hora de criar uma cultura corporativa pois, ao oferecer oportunidades para que os profissionais exerçam seu trabalho com qualidade é o que fará com que a empresa se torne atrativa para novos talentos. 

Entenda a importância de uma cultura corporativa bem estabelecida:

Inovação

Profissionais que trabalham com autonomia e contam com o apoio das lideranças para propor ideias são mais propensos a inovar, o que oferece mais competitividade para a empresa no mercado. 

Produtividade

Esse tipo de ambiente também oferece condições melhores para as pessoas trabalharem e, logo, se tornarem mais produtivas. Seja ao inovar, seja ao trabalhar em equipe ou atingir metas, quando estão mais satisfeitos com o ambiente e as pessoas, os profissionais são capazes de se concentrar e se dedicar às atividades. 

Reputação

Essas condições de trabalho fortalecem a reputação da empresa como boa marca empregadora, e fazem com ela gere interesse em talentos do mercado. Profissionais terão contato com as oportunidades que a organização oferece e, consequentemente, interesse em fazer parte da equipe. 

Como divulgar a cultura corporativa e atrair talentos?

O “boca a boca” é uma forma comum de comunicação sobre uma empresa. Funcionários satisfeitos terão mais disposição para falar sobre as vantagens e benefícios do lugar onde trabalham, gerando uma fama positiva no mercado. 

Mas só contar com essa conversa informal não é suficiente se a empresa busca por talentos de forma estratégica. Com isso, é necessário promover ações que demonstrem essas características organizacionais na prática. Veja como:

1 – Reconheça os colaboradores

Como falamos, estabelecer um plano de carreira é uma forma de valorizar os colaboradores e contar com seu engajamento. Portanto, buscar formas de reconhecê-los e recompensá-los quando se destacam fortalece seu vínculo com a organização e seu senso de pertencimento. 

Além disso, quando são reconhecidos, eles são mais propensos a fazer comentários positivos para terceiros e divulgar essas realizações. 

2 – Conte com as redes sociais

As redes em geral, mas principalmente o LinkedIn, são ferramentas importantes para divulgar a cultura corporativa. É importante fazer publicações que reforcem essa estrutura, apontando atividades e projetos que inspirem outros profissionais e gerem interesse na marca. 

Além disso, divulgue feitos dos colaboradores, como premiações, destaques em palestras ou resultados de projetos. 

3 – Faça ações de marketing

Assim como o marketing contribui para o fortalecimento da marca e a divulgação de produtos ou serviços, ele também pode ser utilizado para promover a cultura da empresa, com a criação de conteúdos voltados para a divulgação de artigos, estudos de caso e outras histórias de sucesso. 

4 – Crie porta-vozes

Quanto mais investimento a empresa fizer na especialização de seus colaboradores, mais resultado terá nas ações, pois contará com profissionais mais completos e providos de ferramentas que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos. 

Tornar essas pessoas porta-vozes da organização permite dar espaço para que eles demonstrem suas capacitações, e também comentem sobre sua experiência positiva no trabalho. 

5 – Seja claro nas vagas

Se a empresa busca talentos alinhados com a sua cultura, ela precisa deixar isso claro na divulgação de vagas. Ao descrever um cargo e atribuições, nem sempre as empresas detalham as oportunidades adequadamente, o que abre margem para candidaturas que não estão dentro da expectativa. 

Portanto, o job description deve ser claro quanto ao que esperar da função e, principalmente, quanto às oportunidades que o profissional encontrará na empresa. 

Fortalecer a cultura é uma atitude que deve começar dos altos cargos e lideranças, para que possa inspirar os colaboradores. Conheça os cursos livres a distância Unopar e veja como aperfeiçoar essa cultura e oferecer ferramentas para que os colaboradores melhorem seu desempenho e se esforcem em divulgar a cultura corporativa. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!