Se você já “travou” durante uma apresentação, acredite, não é o único. Falar em público é um desafio para muitas pessoas e pode afetar até os profissionais mais preparados. Seja pelo nervosismo, seja por estar no centro das atenções ou até pelo grau de dificuldade do conteúdo, as pessoas podem enfrentar problemas na hora de apresentar algo.
Muitos, inclusive, fazem o que podem para “fugir” de apresentações ou qualquer situação em que tenham que falar na frente de outras pessoas, mas, por mais difícil que seja, essa habilidade pode contribuir para o crescimento da carreira.
Isso porque a experiência de fazer uma apresentação pode até ser para algo menor, como entrar em uma empresa nova, ou apresentar uma ideia durante uma reunião, ou ainda falar sobre você mesmo em uma entrevista.
Todos esses momentos representam situações onde alguém se torna o centro das atenções e o que essa pessoa tem a dizer é relevante. Quanto mais preparado o profissional tiver para esse tipo de situação, melhor irá se comunicar e passar sua mensagem.
Qual a importância de saber falar em público?
Como vimos, existem muitos exemplos de momentos na vida profissional onde ser capaz de fazer uma boa apresentação é necessário. Entenda a importância de saber falar em público para a carreira:
Networking
Uma das formas mais eficientes de expandir seu conhecimento e as conexões no mercado é por meio de um bom networking e, para isso, é preciso se comunicar bem. Saber abordar as pessoas e se apresentar permite criar laços, realizar parcerias e chamar a atenção de outros profissionais que podem estar interessados em seu trabalho.
Transmissão de conhecimento
Quem almeja um cargo de liderança ou deseja se destacar na empresa por seus conhecimentos específicos deve aprimorar sua capacidade de fazer apresentações, pois é uma forma de disseminar sua expertise em relação a determinado tema.
Ser capaz de falar com clareza e ensinar outros sobre um tema do qual domina indica sua capacitação profissional e reforça seu conhecimento.
Destaque na carreira
Não há como um gestor saber se você tem boas ideias ou é capaz de executar um projeto difícil, a não ser que você seja capaz de comunicar isso. Falar com propriedade sobre algo ou até mesmo comunicar sua visão sobre determinada atividade pode indicar para os líderes suas habilidades técnicas.
Desenvolvimento profissional
Muitos processos seletivos têm etapas que envolvem dinâmicas em grupo. Nesses casos, é comum ter que se apresentar e solucionar questões sugeridas pelos recrutadores ao lado de desconhecidos. E uma boa oratória faz diferença para ser notado nesses momentos.
Mas em muitas etapas do desenvolvimento profissional essa habilidade é relevante, como ao participar de avaliações de desempenho, por exemplo, ou apresentar na empresa o resultado de algum projeto.
O que fazer ao travar durante uma apresentação?
Se você já entendeu a importância de se capacitar para falar em público, já sabe que, por mais difícil que seja no início, essa habilidade precisa ser desenvolvida. Em alguns casos, quando há excesso de timidez ou baixa autoestima, talvez seja necessário contar com apoio profissional, mas pequenas ações no dia a dia podem contribuir com isso.
Veja quais:
Se prepare
O primeiro ponto é se preparar com antecedência. Prepare seu discurso, repasse suas falas quantas vezes for necessário, anote em um papel palavras e pontos que devem se destacar e estude bem o conteúdo para saber responder perguntas ou “improvisar” se necessário.
Se for necessário, pratique em voz alta na frente do espelho, para que possa avaliar sua expressão e seus movimentos enquanto fala.
Mantenha a calma
O nervosismo pode contribuir para “travar” durante a apresentação e, se isso acontecer, respire fundo e busque se concentrar novamente no conteúdo. Caso haja uma projeção visual, busque a tela e encontre palavras que ajudem a retomar a linha de raciocínio.
Faça exercícios de respiração
Não é à toa que práticas como a yoga tem a respiração como um ponto central. Exercícios específicos podem ajudar a acalmar e se concentrar, até porque a respiração é a primeira a ser afetada quando estamos nervosos.
Busque respirar fundo lentamente, relaxar os ombros e evitar lidar com outros assuntos nos minutos que antecedem a apresentação. Além disso, evite remédios e ansiolíticos, pois podem ter um efeito mais intenso do que o esperado e até piorar o discurso e a concentração.
Seja sincero
Assim como em qualquer etapa do aprendizado, aprender a falar em público é um processo que dificilmente vai iniciar em uma grande palestra com inúmeros convidados. É mais comum que o profissional comece se apresentando para colegas de equipe, outras áreas da empresa, um cliente e assim por diante.
Durante esses momentos ele pode aperfeiçoar essa habilidade e entender como melhorar seu discurso. Mas, se for uma situação muito específica, ser sincero pode ajudar, portanto comente com as pessoas o quanto essa apresentação é importante e como ela gera certo nervosismo e tente “quebrar o gelo” logo de cara.
Lembre-se também de não se punir, mas sim buscar formas de melhorar. Se você já “travou” durante uma apresentação e não quer que isso se repita, siga praticando e faça um curso intensivo em Comunicação e Oratória para ganhar confiança.