Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Posso me candidatar a duas vagas na mesma empresa?

posso me candidatar a duas vagas na mesma empresa

Quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho comumente se vê em meio a dúvidas como “posso me candidatar a duas vagas na mesma empresa?”. É comum ter questionamentos nesse sentido, que podem levar a incertezas sobre como os recrutadores verão essa atitude ou se é antiético. 

Antes de mais nada, é preciso entender os motivos para se candidatar a vagas diferentes na mesma instituição. Para algumas pessoas, o emprego dos sonhos é, na verdade, uma empresa específica, e o resultado disso é que qualquer vaga que surge, a pessoa aplica. 

Pode ser também que viu uma vaga interessante mas, depois de se candidatar, encontrou outra na mesma empresa que combina mais com seu perfil. As situações em que um profissional decide se candidatar a mais de uma oportunidade na mesma empresa são diversas, e definir se deve ou não aplicar para ambas depende da situação. 

Posso me candidatar a duas vagas na mesma empresa?

Ao se fazer essa pergunta, o profissional deve tentar ver a situação pelo olhar do recrutador. Digamos que, enquanto faz a pré-seleção de candidatos, encontra o mesmo perfil em várias candidaturas, ou então recebe diversos e-mails da mesma pessoa, cada um para uma vaga. 

É possível que, em um primeiro momento, isso gere uma imagem negativa. Isso porque o recrutador pode entender essa multiplicidade como falta de foco, e entende que o profissional não tem objetivos de carreira e está aplicando para qualquer oportunidade sem avaliar seu perfil e o perfil da vaga. 

Com isso, as chances de ser chamado para seguir com a candidatura é bem pequena. Para o recrutador, isso imediatamente será visto como falta de planejamento na carreira e, possivelmente, vai descartar o perfil. 

Mas calma, se você acabou de se candidatar para duas vagas no mesmo lugar, saiba que há exceções. A primeira é quando há vagas distintas, mas na mesma área, ou com critérios similares. 

Caso o profissional se adeque à descrição de ambas as oportunidades, ele pode sim se candidatar. Isso não será considerado falta de foco, mas sim visto como o acúmulo de habilidades e capacitações que faz desse um profissional versátil. 

Também pode ser que um candidato encontrou uma vaga que chamou seu interesse e se candidatou, mas depois viu outra na mesma empresa que atende mais seu perfil. Nesse caso também é possível se candidatar novamente e, se houver a possibilidade, escrever no e-mail que tem mais interesse na segunda candidatura e descrever a vaga.

Por fim, outra dúvida que toma conta dos candidatos é se podem se candidatar caso tenham recebido uma negativa anteriormente da mesma empresa. Nesse caso, também é necessário avaliar os cenários:

Se houve feedback

Se recebeu um retorno com o motivo para a negativa, precisa entender se atualizou esses critérios e agora consegue atendê-los. 

Se não houve feedback

Se passou por um processo seletivo que acabou ficando sem resposta, pode sim se candidatar. Talvez a vaga não tenha sido preenchida porque foi fechada ou uma indicação apareceu no processo. 

Se for outra vaga

Caso tenha recebido uma negativa para determinada oportunidade e outra surja, não há problema em tentar novamente. 

Porém, não se esqueça da dica mais importante ao fazer essa avaliação se deve ou não se candidatar: tenha certeza que preenche os requisitos da vaga. De acordo com recrutadores, é importante atender ao menos 80% dos critérios estabelecidos como obrigatórios no job description.

Portanto, mesmo que queira muito trabalhar em um lugar, se não atender aos critérios, não adianta se candidatar pois, por melhor intencionado que seja, o recrutador vai destacar um currículo que não atende às necessidades da vaga. 

Como se preparar para buscar novas oportunidades

Ir em busca de um novo emprego pode ser empolgante e estressante ao mesmo tempo. Por um lado, há a possibilidade de conseguir uma colocação maior, por outro, a instabilidade financeira em alguns casos, e o desgaste dos processos seletivos. 

Mas, faz parte e em um cenário dinâmico, muitos profissionais estão em busca de recolocação. Confira algumas dicas para se preparar parar esse processo: 

Trabalhe em suas habilidades comportamentais

Esse aspecto tem sido cada vez mais explorado por recrutadores que buscam os melhores talentos. A ideia é que eles se desenvolvam internamente e, para isso, precisam de algumas competências que não estão necessariamente relacionadas à profissão. 

Características como criatividade, bom trabalho em equipe, comunicação e solução de problemas estão entre as mais desejadas por profissionais responsáveis pelo recrutamento nas empresas. 

Busque novos conhecimentos

O mercado de trabalho se transforma rapidamente e exige que os profissionais se atualizem sempre. Isso significa conhecer novas tendências de suas respectivas áreas, mas também se aprofundar em conhecimentos específicos, através da educação continuada. 

Ao fazer uma pós EAD, o profissional tem contato com professores com alto conhecimento das inovações do mercado e podem desenvolver novas ferramentas que serão bem vistas pelos tomadores de decisão nas empresas. 

Agora que você já tem a resposta para a pergunta “posso me candidatar a duas vagas na mesma empresa”, avalie com cuidado as possibilidades antes sair se candidatando para tudo, e não esqueça de estabelecer objetivos profissionais que o ajudarão a avançar na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades