E-commerce no Brasil: veja tendências em 2022

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A chegada da pandemia claramente intensificou o comércio digital, mas o e-commerce no Brasil tem mostrado grande avanço há mais de cinco anos, quando o público consumidor começou a ficar ainda mais conectado e tecnológico, além da ajuda de pagamentos via Pix e chatbots. Quer saber mais? Continue a leitura!

Tendências do e-commerce no Brasil

1 – Pagamento express

Compras a partir de um único clique com um cartão já cadastrado no site. Essa é uma vantagem para as marcas e uma facilidade para compradores, já que fica muito prático conseguir comprar o que você deseja sem precisar sair em busca do número do cartão ou código de verificação.

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Além disso, a aceitação de pagamento através de Pix em vários sites de e-commerce fez brilhar os olhos do consumidor que sempre preferiu fazer pagamentos com transferências bancárias, mas não queria ter que pagar as taxas dessa transação. Além de tudo, o pagamento é cobrado na hora, poupando o tempo de processamento das informações ou conferência dos boletos bancários.

2 – Entrega rápida

O tempo de espera para o recebimento do produto tem sido um dos fatores decisivos atualmente para a compra, principalmente depois da criação e crescimento do app de compras Ifood, que incorporou alguns mercados em seus pedidos e consegue fazer a entrega de compras em poucas horas.

O site Mercado Livre, por exemplo, inovou ao criar um estoque com alguns dos seus produtos, terceirizando o sistema de entregas e proporcionando ao cliente a experiência de receber o item comprado no dia seguinte. Para acompanhar esse crescimento, o setor de avaliações de entregas e reembolso também recebeu um belo upgrade e as compras no site deslancharam (lembrando que o ML também possui sistema de pagamento com um clique).

3 – Voice Commerce

Nada mais prático do que dar uma olhada na geladeira ou na dispensa para conferir o que está faltando e já montar a lista de compra verbalizando todos esses itens. Alguns assistentes virtuais que respondem à voz, como a Alexa, desenvolvida pela Amazon, também utilizam essa versatilidade para realizar as compras para você instantaneamente: basta pedir.

Dentro de um mundo em que o tempo está sendo escasso e algumas compras não podem esperar, o sistema de Voice Commerce vem para ajudar os usuários a realizar mais de uma função ao mesmo tempo sem perder tempo nos sites de compra. Com um cartão cadastrado no sistema, os sistemas operacionais podem ser uma grande ajuda.

4 – Realidade aumentada

Muitas pessoas acreditam que é difícil fazer compras pela internet porque não conseguem ter aquele produto em mãos ou experimentar antes de apertar o botão de comprar, principalmente quando se trata de artigos para vestuário. Para diminuir essa insegurança na hora da compra, algumas empresas já permitem que você experimente batons, faça troca na cor do cabelo, veja como ficou aquele tênis no pé ou posicione artigos de decoração e design dentro da sua casa.

Também existem algumas empresas para a compra de roupas que utilizam suas medidas para te levar para um provador virtual, onde conseguem te ajudar com a escolha da peça do seu tamanho adequado e também mostram como ela tende a ficar no corpo (comprimento, tamanho das mangas, distância dos ombros, etc), diminuindo a ansiedade e a preocupação do consumidor na hora da compra. Em alguns sites, essa ajuda vem com uma assistente virtual que te ajuda também a escolher as peças de roupas que mais combinam.

5 – Chatbot, AI e Big Data

Depois que alguns chatbots chegaram no mercado, grandes empresas ficaram de olho em como esse assistente virtual pode ajudar os consumidores com dúvidas simples, desafogando as linhas telefônicas e facilitando as respostas via e-mail. Além disso, com o uso da Inteligência Artificial, eles conseguem aprender novas técnicas para atender melhor os usuários e melhorar a experiência de compra, pagamento, envio e pós-venda.

6 – Omnichannel

Compre on-line, retire na loja. A praticidade de fazer compras no ambiente digital, visualizar o produto por meio da realidade aumentada e, ao mesmo tempo, evitar a perda de tempo nos pontos de vendas inspecionando o produto, fazendo pesquisas sobre valores e pegando filas de pagamento tem atraído os consumidores. Por isso, a experiência de compra “pague on-line e retire na loja mais próxima” tem feito sucesso.

A tendência para os próximos anos é de que o e-commerce no Brasil continue expandindo cada vez mais e saber como trabalhar com o sistema Big Data ou gerenciamento dos produtos on-line te deixará a um passo à frente das demais empresas. Venha fazer a sua matrícula na pós-graduação EAD e se especialize!

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