Ir para o conteúdo
Você na Pós

É possível fazer estágio na pós-graduação?

e possivel fazer estagio na pos-graduação

Já falamos como a pós-graduação pode te ajudar na mudança de carreira. Mas, como em todo recomeço, para se sentir seguro do que se está fazendo, é preciso aprender e praticar. Durante a graduação é comum os estudantes fazerem estágios. Além disso, em alguns casos, a especialização para migrar de profissão funciona quase como uma nova faculdade. Por isso muitos podem se perguntar se é possível fazer um estágio durante a pós-graduação. A resposta é positiva e a gente te mostra como. 

blog banner desconto em pós-graduação

Lei do estágio

Em 2008, foi sancionada pela Presidência da República a Lei nº 11.788. Chamada de a Lei do Estágio, é esta que regulamenta este tipo de trabalho. O que muitos não sabem é que ela também garante que os alunos dos cursos de Lato Sensu, Stricto Sensu e MBA podem estagiar. Isso acontece porque estes cursos são tidos como de ensino superior, assim como a graduação.

Como é estagiar na pós-graduação

O estágio de pós-graduação segue os mesmos moldes do que acontece na graduação e ensino médio, ao contrário do que possa parecer, ele não tem nenhuma diferença perante aos demais. O regime deve ser de 30 horas semanais e o contrato máximo com a empresa deve ser de dois anos. 

Ele também não é obrigatório, afinal, nesta etapa, muitos profissionais já estão inseridos no mercado de trabalho. Mas é interessante para aqueles que querem ter uma nova vivência profissional. 

As vantagens de estagiar durante a pós

As principal vantagem é ter a oportunidade de aprender uma profissão nova e ser supervisionado. O estágio é diferente de um emprego efetivo. Por isso, por mais que você esteja sempre aprendendo no dia a dia, no estágio este é o principal objetivo. 

Para pós-graduandos que optaram por juntar a especialização com a graduação, o estágio também é um ótimo caminho. Isso porque muitos acabam a graduação sem ter uma oportunidade no mercado de trabalho, se veem perdidos e, iniciar um estágio nesta fase, é uma ótima opção para dar início à carreira. Além disso, por já ter um diploma a chance de conseguir um trabalho efetivo é ainda maior do que as oferecidas aos estagiários de graduação. 

Se você está querendo mudar de carreira ou se especializar em alguma área de atuação, a pós-graduação é o caminho. Com ou sem estágio você estará sempre aprendendo e desenvolvendo. Conheça nossos cursos e escolha aquele que vai transformar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades