Ir para o conteúdo
Curiosidades

Qual o objetivo da educação ambiental nas escolas?

criança fazendo atividade de reciclagem para ilustrar texto sobre educação ambiental nas escolas

A proteção ao meio ambiente se tornou uma pauta importante, dados os avanços do aquecimento global. A sustentabilidade é prioridade em diversas esferas da sociedade, que busca novas formas de conter o cenário atual. Com isso, a educação ambiental nas escolas se tornou um pilar necessário para ensinar as novas gerações sobre esse cenário e como mudar essa situação. 

O Brasil tem, desde 1999, uma lei que estabelece Políticas Nacionais de Educação Ambiental (PNEA). O texto aponta para a necessidade de informar os indivíduos e a coletividade sobre a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Com isso, fica determinado que o ensino relacionado ao meio ambiente deve ser aplicado, de maneira formal ou informal, em todos os níveis da educação brasileira. Somente a Floresta Amazônica contém metade da biodiversidade do mundo, e seu desmatamento chega a representar 200 milhões de toneladas de carbono por ano. 

Por estar localizada em sua maior extensão no território brasileiro, está sujeita às políticas de proteção do nosso país. Esse é só um exemplo do impacto de ações como o desmatamento, e suas consequências para a vida na terra. 

Qual o objetivo da educação ambiental nas escolas?

O principal objetivo da educação ambiental nas escolas é promover a compreensão dos conceitos relacionados ao meio ambiente, transmitindo valores e hábitos que ajudem a aumentar a percepção dos jovens em relação ao tema. 

Com isso, as crianças crescem mais conscientes do papel da sociedade e de cada indivíduo na proteção da natureza e são capazes de participar ativamente da mudança desse panorama. 

Além disso, um olhar mais atento permitirá que elas desenvolvam novas ações, e até inspirem as pessoas ao redor, seja em ações nas próprias escolas, ou em família. 

Em geral, a PNEA não exige uma disciplina específica para o ensino do tema, mas propõe uma ação integrada, mostrando a relação com as outras disciplinas, e o impacto em diferentes áreas. 

Por que incluir educação ambiental nas escolas?

Proteger o meio ambiente é função de todos e, com esse conhecimento desde pequenas, as crianças crescem compreendendo a necessidade de fazer sua parte desde ações mais simples, como não jogar lixo nas ruas. Confira alguns benefícios em promover a educação ambiental nas escolas:

Ajuda a construir valores

Ao reconhecer a importância de preservar o meio ambiente, as crianças desenvolvem fortes valores em relação à importância da natureza, e até mesmo do senso de coletividade e a necessidade de atuar em conjunto para propor ações de preservação. 

Promove o consumo consciente

Ao crescer conscientes do impacto de suas atividades na degradação do meio ambiente,  as crianças são capazes de desenvolver atitudes de consumo consciente. Pequenas ações como fechar a torneira na hora de escovar os dentes e apagar a luz ao sair de um ambiente já se tornam corriqueiras. 

Proporciona maior contato com a natureza

Especialmente nos grandes centros urbanos, o contato das crianças com a natureza é mais reduzido. Assim, fica mais difícil entender o impacto de suas ações. Com uma educação aprofundada, eles podem vivenciar os ciclos da natureza e criar uma relação de proximidade com as plantas e os animais. 

Como promover?

Em casa, os pais e familiares também podem contribuir com essa conscientização, criando hortas ou fazendo a coleta seletiva do lixo. Já na escola, esse trabalho é conjunto entre professores e coordenação. 

Os profissionais da docência também têm a ganhar se aprofundado no tema, não só para conseguir melhores oportunidades de trabalho, como criando ferramentas que ajudem nessa educação. Com uma pós-graduação em 4 meses, eles têm a oportunidade de se especializar no assunto e liderarem as ações escolares. 

Veja algumas dicas para promover o ensino sobre meio ambiente nas escolas:

Atividades práticas

Criar uma horta coletiva, ou usar espaços abertos para ensinar as crianças sobre as plantas, incentivando-as a plantar, é uma boa forma de começar esse contato mais aprofundado. Ao ver a evolução das sementes se transformando em flores e frutos, elas desenvolvem consciência em relação ao seu ciclo e quais os nutrientes e condições necessárias para seu desenvolvimento. 

Coleta seletiva

Incentivar as crianças a separarem o lixo também ensina sobre a importância de dar a destinação correta para os itens na hora do descarte. Portanto, colocar lixeiras separadas para cada coisa e ensinar a descartar corretamente é um passo importante para incentivar que eles façam isso também fora da escola. 

Passeios

Visitas a ambientes com natureza, como parques, também vai fortalecer essa relação. Eles podem conhecer árvores e animais que estão distantes do seu dia a dia, entender sobre a necessidade de equilíbrio para a manutenção da biodiversidade e criar consciência sobre a preservação do habitat natural de algumas espécies. 

Reutilização de livros

A cada ano, os alunos deixam para trás livros usados no período anterior. Promover a reutilização desses materiais não só diminui o descarte de papel, como os ensina a conservar seus bens, mantendo os livros bem cuidados para quem o utilizará depois. 

Proporcionar educação ambiental nas escolas ajuda a desenvolver cidadãos comprometidos com o meio ambiente, que entendem a importância de preservar o planeta para ter um futuro melhor.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades