Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como ter um estilo de vida sustentável? Confira 4 práticas!

mãos segurando o planeta Terra para ilustrar texto sobre estilo de vida sustentável

Você já parou para pensar se tem um estilo de vida sustentável? O tema tem sido debatido nos últimos anos, dadas as consequências do aquecimento global e, da mesma forma que se cobram ações das empresas, os cidadãos também devem fazer sua parte. 

Tudo o que fazemos no dia a dia tem impacto no meio ambiente, desde a quantidade de água e eletricidade que consumimos, até os meios de transporte, alimentação e o descarte de lixo. Portanto, é importante olhar para todos esses fatores quando se busca uma vida sustentável. 

Pode ser que em meio a rotina não paremos para analisar as consequências dos nossos atos para o meio ambiente. Não verificamos, por exemplo, se a roupa que usamos ajuda a poluir os rios, ou se as verduras não possuem agrotóxicos que destroem as plantações. 

O que é ter um estilo de vida sustentável?

O estilo de vida sustentável é justamente ter um olhar para essas questões. A ideia é responder a pergunta: como minha vida impacta o meio ambiente? A partir disso, buscam-se atitudes e soluções que visam minimizar esse impacto. 

Isso não precisa ser feito de forma radical, e sim com pequenas mudanças na rotina e na forma de viver, a começar pelo alto consumo. Na vida pessoal, significa mais descarte, muitas vezes incorreto e acúmulo de materiais que demoram para se decompor, como plástico. Além disso, essas compras também impactam na saúde mental e financeira de um indivíduo e sua família. 

Na alimentação, não só diminui as possibilidades de ter uma vida mais saudável, como promove um desperdício de alimentos. Segundo um levantamento do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), quase 1 bilhão de toneladas de alimentos foram jogados fora em 2019, cerca de 17% de toda a comida comprada. 

Esses números globais podem desencorajar as pessoas que pensam, “como eu posso fazer a diferença?”. A verdade é que uma pessoa pode gerar um efeito positivo em sua comunidade, bairro, condomínio e inspirar outras pessoas a seguir seu exemplo. 

Todos podem contribuir de alguma forma, começando com atitudes dentro de casa, inspirando a comunidade e também cobrando ações na esfera geopolítica. 

Os esforços da ONU

O tema é tão central na sociedade atual, que é um destaque da Organização das Nações Unidas para tentar conter o avanço do aquecimento global e trabalhar por uma sociedade mais justa. 

Por isso, a ONU criou, em 2015, a “Agenda 3030″, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam, entre outros aspectos, elaborar padrões sustentáveis de produção e consumo, e outras ações com foco na proteção do meio ambiente. 

Para quem busca um estilo de vida sustentável, as ODS podem servir como um guia para começar nesse processo. Uma das metas, por exemplo, é reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reuso e reciclagem. 

Esses três últimos são considerados os “3 Rs” da sustentabilidade e já oferecem um ponto de partida, começando com a redução do consumo, passando pelo reuso ao optar por dar nova vida a itens que já possuímos, terminando com a reciclagem, dando a destinação correta aos itens descartados. 

4 práticas para ter uma vida mais sustentável

Veja como desenvolver atitudes simples que podem contribuir para uma vida mais sustentável:

1 – Opte por alimentos orgânicos

Esses alimentos são plantados sem o uso de agrotóxicos, e devem ser priorizados na hora de consumir frutas, legumes e verduras. Além de escolhê-los na hora de fazer as compras, plante em casa. Uma horta permite ter alimentos sempre frescos e sem o uso de defensivos agrícolas. 

Para maximizar o potencial da plantação, crie uma horta comunitária na rua ou no prédio, para que outras pessoas possam contribuir com a plantação e consumir a colheita. 

2 – Faça o descarte correto

Muitos itens que consumimos podem ser reciclados, se seu descarte for correto. Além de plástico, vidro, papel e metal, as pilhas e baterias, roupas, móveis usados, lâmpadas, brinquedos e tudo que não for orgânico precisa ser destinado corretamente. 

Em alguns casos, como as pilhas, o descarte não adequado pode causar contaminação dos lençóis freáticos. Já roupas e brinquedos podem ser transformados ou repassados para outras pessoas. 

3 – Busque novos meios de transporte

Seja ampliando o uso de bicicleta e transporte público, seja fazendo um esquema de carona para o trabalho, pense em novas formas para economizar a queima de combustível, tão nociva para a camada de ozônio. 

4 – Olhe a etiqueta

A etiqueta traz informações importantes sobre produtos, como onde foram produzidos, que tipo de químicos tem em sua composição, como se decompõe. Crie o hábito de checar essas informações e busque produtos com uma pegada sustentável. Não deixe de seguir buscando novos conhecimentos, que ajudem a compreender o impacto da nossa vida e do trabalho no meio ambiente. Faça uma pós-graduação e se torne um profissional capaz de desenvolver soluções que foquem no desenvolvimento de um estilo de vida sustentável.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades