Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade: conheça

professora e alunos para ilustrar texto sobre pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade

Pensar em uma educação inclusiva deve ser uma prioridade para todos os profissionais da educação, não é mesmo? E para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais na temática, levando em consideração a psicomotricidade, nós temos uma recomendação. Ela é o curso de pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade.

Se inscrevendo na especialização, você poderá aprender tudo o que precisa para ser um profissional dedicado ao tema. Dessa maneira, seu currículo ficará ainda mais atrativo, ganhando os holofotes do mercado de trabalho e te guiando para um futuro de sucesso.

Então, para responder todas as suas dúvidas e explicar em detalhes como o curso funciona, elaboramos este artigo. Continue lendo para descobrir quem pode se inscrever na pós, as habilidades que você vai desenvolver, as disciplinas da grade curricular e muito mais!

Educação Especial e Psicomotricidade: tudo sobre a especialização

Qual é o público alvo do curso?

A pós em Psicomotricidade e Educação Especial é voltada para profissionais de Educação Física. Especialmente para aqueles que já atuam ou desejam trabalhar como professores em escolas, olhando para a educação especial e inclusiva e no desenvolvimento da psicomotricidade dos alunos.

Contudo, outros profissionais da educação com diploma de graduação, como professores, pedagogos, psicomotricistas e psicopedagogos, também podem se beneficiar da temática do curso. Afinal, a psicomotricidade favorece o processo de aprendizagem de forma geral, ampliando as possibilidades de aplicação durante os anos escolares.

Como a pós vai impulsionar minha carreira?

Descobriu que você pode entrar na pós? Então chegou o momento de entender um pouco mais sobre o curso. Como, por exemplo, de que forma ele vai contribuir para a sua formação e atuação profissional.

Atualmente, a demanda por profissionais de educação inclusiva está cada vez maior. Todas as escolas, sejam elas de Educação Infantil, Ensino Médio, Técnicas ou de Ensino Superior, públicas ou privadas, estão sendo desafiadas pela diferença, e contar com um quadro de professores capacitados na área passou a ser uma necessidade.

Nesse contexto, as instituições precisam de profissionais capazes de dialogar sobre a inclusão, acolher e desenvolver ações voltadas à permanência de todos os estudantes. Contudo, tais ações só podem acontecer, de forma efetiva, quando são baseadas nos princípios que embasam o ensino que respeite a singularidade de cada estudante.

E isso é exatamente o que você vai aprender na pós-graduação. Ela foi desenhada para atender à demanda de educadores que querem se aprofundar na inclusão, instrumentalizando-se para a criação, implementação e avaliação de planos que incluam não apenas a população alvo do Atendimento Educacional Especializado – AEE, para diminuir as barreiras do processo de escolarização.

Tudo isso relacionado à área de psicomotricidade, que hoje em dia é considerada uma área de estudo funcional com enorme grau de profundidade e importância para o desenvolvimento educacional e global do ser humano. Ela ajuda no aprimoramento da capacidade de escrita e no desenvolvimento dos movimentos, conexão com aspectos emocionais e da aprendizagem e também do autocontrole.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O que eu vou aprender? 

Percebeu como as bases da pós vão transformar a sua forma de atuar na área da educação? E isso tudo vai acontecer ao longo da sua jornada acadêmica, que tem alguns objetivos muito claros.

Ao finalizar o curso, você terá aprendido sobre os aspectos teóricos e metodológicos relacionados à gestão escolar para a Educação Especial e Inclusiva. Assim, será capaz de criar, organizar e aplicar processos e projetos promotores da aprendizagem, do ponto de vista do desenvolvimento emocional, motor e cognitivo.

Também terá compreendido como planejar, executar e avaliar propostas educacionais com base nos princípios, conceitos e valores da educação especial e inclusiva, e poderá aprender muito com discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo, seja no AEE, seja em outros contextos inclusivos.

Além disso, a pós-graduação foi pensada para te ensinar conhecimentos sobre a população alvo da educação especial e sobre a tecnologia assistiva e a comunicação alternativa.

Que habilidades vou desenvolver?

Tudo isso vai fazer com que você desenvolva uma série de habilidades e competências. Elas incluem:

  • Compreender as potencialidades do movimento, da arte, da dança e da ludicidade para estimular o processo de aprendizagem;
  • Saber empregar cada um dos pontos citados nas aulas;
  • Ser capaz de empregar os conhecimentos da psicomotricidade na construção de projetos e processos na área da educação inclusiva e especial;
  • Construir processos de inclusão escolar com base nos conhecimentos da psicomotricidade;
  • Desenvolver e aplicar criatividade, acolhimento, iniciativa e olhar avaliativo;
  • Observar o desenvolvimento da aprendizagem das pessoas que necessitam de atendimento especializado para desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

Quais são as disciplinas da especialização?

Tantas habilidades e novos conhecimentos só poderiam ser desenvolvidos com uma grade curricular robusta. O que é exatamente o caso do nosso curso. Ele conta com 9 disciplinas pensadas especialmente para a área de educação inclusiva e especial e psicomotricidade, possibilitando o seu crescimento e aprofundamento na área.

Confira todas as disciplinas abaixo:

  1. Psicomotricidade e desenvolvimento motor
  2. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
  3. Deficiência física e AEE
  4. Psicomotricidade Funcional, Relacional, Aquática e em grupo (Growing up)
  5. Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade
  6. Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
  7. TGD, altas habilidades, superdotação e AA
  8. Cultura corporal: interfaces com a psicomotricidade
  9. Avaliação e intervenção pedagógica

Então, agora que já descobriu tudo sobre o curso, o que está esperando para se inscrever na pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade? Comece a especialização e garanta olhares muito mais interessados no seu currículo a partir de agora!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades