Você sabe o que é empreendedorismo sustentável? Essa vertente empreendedora está em crescimento no cenário atual por se alinhar às necessidades de criar soluções sustentáveis e engajadas com as práticas ESG.
Quando se fala em crescimento no mercado corporativo, empresas atentas às transformações mundiais sabem que não se trata apenas de mais lucro. Os profissionais e consumidores têm mudado sua mentalidade, e o meio ambiente têm sofrido profundas transformações, o que faz com que as corporações repensem sua forma de atuação.
Com isso, o ESG ganhou força nos últimos anos, abrindo espaço para novos profissionais e olhares, além de oportunidades para atuar diretamente com esse conceito.
ESG e as transformações no mercado
O conceito de ESG, que significa “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança), está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), criados justamente para promover novas práticas no mercado de trabalho.
A ideia é que, baseando a transformação nesses pilares, as empresas passem a dedicar investimento e soluções que as permitam ser mais sustentáveis face às mudanças ambientais, mas também em suas políticas internas, promovendo ambientes com bem-estar e segurança para todos os colaboradores.
Essa é uma tendência em alta no mercado, e empresas que não se atentam a esses pilares logo perderão espaço. Os consumidores estão mais atentos ao comportamento das empresas e, portanto, optam por consumir de organizações que atuam para melhorar sua atuação em relação ao meio ambiente e uma gestão mais humanizada.
Isso abre espaço para que as empresas criem setores específicos para atender a essas questões, e vemos o mercado ESG aquecido com novas oportunidades de trabalho. Mas, o cenário vai além e abre espaço para o empreendedorismo sustentável, ou seja, com foco em soluções nesse sentido.
Empreender é, em sua essência, encontrar oportunidades no mercado para iniciar um negócio e se posicionar de maneira diferenciada, e essas transformações e exigências globais abrem caminho para inovar e oferecer soluções que ajudem as empresas nessa jornada.
Além disso, ao nascer com esse conceito sustentável, a empresa tem esses pilares em sua própria cultura e, além do êxito econômico, preza por soluções internas que contribuam com esse cenário e diminuam seu impacto ambiental e contribuam com a sociedade.
Isso significa que objetivos monetários, embora sejam importantes e necessários para o desenvolvimento de uma organização, não são seu único ponto fundamental. O empreendedorismo sustentável busca ativamente se posicionar como uma empresa ESG e baseia sua operação em soluções que atendam esses critérios.
Qual a importância de empreender sustentável?
Como falamos, estamos em um momento no cenário mundial onde não é possível ignorar as transformações climáticas ou sociais que a humanidade está enfrentando. Nesse sentido, empresas que não tem seu impacto ambiental e social como prioridade tenderão a perder espaço no mercado.
Com isso, a importância deste tipo de empreendimento vai além de superar a concorrência e se destacar, mas também em seu papel para diminuir a crise climática e promover um crescimento que vise o desenvolvimento da população e das cidades, oportunidades de emprego dignas e atuação idônea.
Portanto, o empreendedorismo sustentável não só é uma forma de atuação viável e em crescimento, como também é a única possibilidade para o futuro dos negócios.
Características do empreendedorismo sustentável
Falamos sobre o ESG mas, ainda que aplicado nesse tipo de empreendimento, é um conceito abrangente. O que, exatamente, define uma atuação sustentável? Confira a seguir as principais características de uma empresa com esse propósito:
Responsabilidade social
As empresas que nascem com esse conceito não visam só o lucro, mas também avaliam o impacto de suas atividades nas comunidades onde atuam de forma geral, seja na cidade, seja no bairro, no país e até mesmo internamente, com os colaboradores e suas famílias.
Responsabilidade ambiental
Outro ponto de destaque, claro, é o impacto ecológico da empresa, seja suas políticas internas para evitar desperdício, quanto sua produção, emissão de gás nocivos à camada de ozônio, tratamento de água e poluição de forma geral.
É necessário entender que, de forma individual ou em sociedade, nossas atividades exercem um impacto no meio ambiente, portanto além de se atentar a isso na empresa, é preciso conscientizar a todos e criar soluções práticas para diminuir esse impacto.
Transparência
Ao estabelecer uma cultura que prioriza a atuação sustentável, a empresa deve praticar o que prega. Um discurso sem prática, além de vazio e insignificante, eventualmente será descoberto e implicará na má reputação da organização.
Portanto, criar um ambiente interno propício ao diálogo e crescimento justo, oferecer oportunidades de remuneração e horas de trabalho condizentes com o mercado e contar com um compliance são ações necessárias para manter a transparência e garantir a confiança do público interno e externo.
Para atender a essas vertentes, o profissional que deseja atuar com esse tipo de empreendimento precisa desenvolver novos conhecimentos e especializações, como a pós Anhanguera.
A busca constante por conhecimento permite entender o que é empreendedorismo sustentável e ampliar as ferramentas e soluções para desenvolver uma empresa capaz de atuar frente aos desafios sociais e ambientais que o mundo enfrenta atualmente.