Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Enfermagem em Geriatria e Gerontologia: a importância dessa área

profissional da saúde jovem ao lado de um paciente idoso, dando assistência

A profissão de enfermagem tem uma longa história na área de geriatria e gerontologia. No início, a enfermagem geriátrica focava nos cuidados físicos, medidas de conforto e paliação, prestado quase que inteiramente em asilos ou na própria casa do idoso.

Atualmente, o objetivo da Gerontologia e Geriatria é fornecer cuidados de saúde humanizados aos idosos e suas famílias, prestando atenção às circunstâncias e necessidades de cada paciente. Dessa forma, prevenir deficiências, restaurar funções e manter o bem-estar duradouro fazem parte dessas atividades.

Os enfermeiros têm papéis fundamentais na colaboração com a equipe de saúde. Neste artigo, reunimos algumas informações dos motivos pelos quais a enfermagem em geriatria e gerontologia é tão relevante no mercado de trabalho. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A importância da Gerontologia e Geriatria

Os idosos têm necessidades diferentes da população geral. Diminuição da força muscular, maior dificuldade em se recuperar de gripes e a grande incidência de doenças crônicas, fazem com que o atendimento ao paciente geriátrico deva ser diferenciado.

Na perspectiva social, também existem grandes mudanças nessa fase da vida, como a aposentadoria e os filhos que se tornam adultos e saem da casa dos pais. A diminuição do convívio social pode gerar sentimentos de solidão e baixa expectativa com relação ao futuro. Esses sentimentos acabam afetando algumas funções neurológicas.

No entanto, a terceira idade não diz respeito apenas a enfermidades e solidão. A qualidade de vida da população idosa pode ser aprimorada e vivida de maneira plena por meio de alguns cuidados voltados para a prevenção de doenças e à ampliação de uma rede de apoio social e psicológico.

Planejar maneiras de transformar essa fase em um período repleto de saúde e bem-estar é a principal missão dos especialistas em geriatria e gerontologia. Dessa forma, é necessário que esses profissionais estejam bem preparados para lidar com o envelhecimento, sabendo acolher da melhor maneira possível, por meio de um repertório de tratamentos humanizados de acordo com cada paciente.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

Diferença entre geriatria e gerontologia

A gerontologia é uma área multidisciplinar que se preocupa com os aspectos e implicações físicas, mentais e sociais do envelhecimento. Enquanto a geriatria é uma especialidade voltada para o cuidado e tratamento dos idosos.

Embora a gerontologia e a geriatria tenham ênfases diferentes, ambas têm o objetivo de compreender o envelhecimento para que as pessoas possam potencializar sua saúde e alcançar uma melhor qualidade de vida.

Como é o mercado de trabalho?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, em 2019, 16,2% da população brasileira era de pessoas idosas. Essa taxa é grande e isso tende a aumentar ainda mais, triplicando até 2050, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.

Apesar dessas informações, a quantidade de profissionais especializados como por exemplo, os de enfermagem em geriatria e gerontologia, não é suficiente para acompanhar a demanda. Atualmente, existe um geriatra para cada 12 mil idosos. Considerando que o ideal seria 1 para cada 1000, estamos bem longe da meta.

Sabendo disso, fica claro que o mercado de enfermagem em geriatria e gerontologia no país está se expandindo, com uma demanda crescente por especialistas que proporcionem atendimentos e tratamentos adequados para pessoas com mais de 60 anos.

O mercado para os gerontologistas também se expandirá nos próximos anos. Com a necessidade de adaptação de ambientes para os idosos, desenvolvimento de programas educativos, auxílio na reinserção social, bem como a prevenção e tratamento de doenças, a tendência é que este segmento cresça cada vez mais.

A média salarial de um médico geriatra em 2020 é de R$ 8.271,27 para uma jornada de 23 horas semanais. Já um especialista em gerontologia fica em torno de R$ 3.700 nas jornadas de 41 horas semanais.

Especialize-se na área de Gerontologia e Geriatria na Unime!

Se você pretende colaborar com uma qualidade de vida plena para a população idosa, confira as opções de Pós EAD da Unime! Com a Pós Unime, você terá um ótimo acompanhamento para se desenvolver e aplicar suas habilidades com excelência. Por isso, não espere mais para construir uma carreira tão fundamental para os dias de hoje. Comece agora mesmo a sua Pós-graduação Unime!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades