Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Conheça a área de Enfermagem em Home Care

enfermeira junto a paciente idoso

A enfermagem é uma área profissional da saúde que conta com diversas especializações e áreas de atuação. Dentre elas, a enfermagem home care vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e, portanto, representa uma ótima oportunidade de atuação para enfermeiros que desejam se especializar e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Apesar de ser uma crescente, a tendência do home care por aqui não deixa de ser uma novidade para muitas pessoas. Pensando nisso, o Blog Portal Pós preparou um conteúdo especial para que todos possam conhecer mais a respeito desta área de atuação em enfermagem.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

E se você possui interesse em atuar na enfermagem home care, o Portal Pós conta a Pós-Graduação em Enfermagem Home Care para que você possa se especializar e estar preparado para trabalhar neste segmento. Essa e outras centenas de opções de cursos estão disponíveis nas modalidades de Pós-Graduação Presencial e Pós-Graduação EAD.

O QUE É ENFERMAGEM EM HOME CARE?

A enfermagem home care é uma prática de atendimento que surgiu nos Estados Unidos há algumas décadas. Home Care, em inglês, significa “cuidado domiciliar”, ou “cuidados em casa”. O nome faz menção a todo o conceito dessa especialidade de enfermagem: atender e prestar os cuidados envolvendo a saúde do paciente em sua própria casa.

O atendimento home care pode ser realizado em diversos níveis – de um atendimento mais simples, de acompanhamento, até uma “internação”, com aparato médico-hospitalar e enfermeiros na residência em plantões de 12 ou 24 horas.

Ainda que o home care tenha nos idosos a sua maior demanda por trabalhos, eles não são os únicos que podem se beneficiar das vantagens da enfermagem home care. Pacientes de todas as idades e áreas médicas atualmente desfrutam do atendimento domiciliar como alternativa aos hospitais e clínicas. Entre as áreas médicas que já contam com atendimento home care podemos citar a fisioterapia, internação domiciliar, fonoaudiologia e nutrição.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

QUAIS PACIENTES PODEM SER ATENDIMENTOS PELA ENFERMAGEM HOME CARE?

O atendimento home care é, atualmente, uma obrigação do SUS, o sistema de saúde pública brasileiro, e dos planos de saúde privados do país. Em outras palavras, a assistência médica domiciliar é um serviço obrigatório, e que deve ser custeado pelo SUS ou plano de saúde para pacientes considerados “elegíveis” para o home care.

Ainda não há uma lei específica sobre quais pacientes são elegíveis ou não para o atendimento domiciliar, e os critérios da ABEMID (Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar) e da NEAD (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar) são os mais utilizados para avaliar os casos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO HOME CARE PARA PACIENTES E ENFERMEIROS?

Os cuidados domiciliares possuem diversos benefícios e vantagens para pacientes e enfermeiros que atuam nessa especialidade. Para pacientes, o conforto e a redução de custos são os principais argumentos, visto que o ambiente domiciliar é muito mais agradável do que o hospitalar. Para enfermeiros, o trabalho home care possibilita um atendimento mais humanizado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades