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Mercado de Trabalho

Entrevista para cargo de gerente: como se preparar?

entrevista para cargo de gerente

Durante um processo seletivo, participar de uma entrevista para cargo de gerente é uma excelente oportunidade para você conseguir se destacar dos outros candidatos. O currículo possui um resumo das suas qualificações e estudos, então, ao conversar com o recrutador, você pode detalhar suas experiências e demonstrar o quanto é qualificado para o cargo.  

As funções de um gerente podem variar de acordo com sua área de atuação, mas o perfil de um líder não muda. Isso porque, independente do ramo, quem ocupa um cargo de gerente precisa estar focado em resultados e, ao mesmo tempo, saber lidar com os diferentes perfis de profissionais que integram seu time. 

O que esperar da entrevista? 

Em uma entrevista de emprego, o recrutador busca conhecer melhor o candidato à vaga. Por isso, é  importante você se preparar para a ocasião. Ao entrevistar um profissional para o cargo de gerente, a pessoa que está contratando não quer apenas saber sua escolaridade e experiências anteriores, mas também como você pretende liderar o time. 

Isso quer dizer que, ao ser chamado para uma entrevista para o cargo de gestor, você deve pensar não apenas na hard skills, que são as habilidades que você conquistou por meio de cursos e estudos complementares, mas também nas soft skills, que são as suas habilidades comportamentais que indicam como você age no dia a dia. 

Como se preparar para uma entrevista para cargo de gerente? 

Confira algumas dicas que vão te ajudar a chegar mais preparado para a entrevista e ainda farão com que você se destaque no processo seletivo: 

1 – Treine sua comunicação

Participar de uma entrevista de emprego costuma, sim, dar um friozinho na barriga. Tendo isso em mente, treine em casa o que vai falar na entrevista. Não precisa criar um roteiro e decorar, mas é bom se preparar. 

Em toda entrevista, o recrutador vai querer saber das suas experiências anteriores, então treine em frente ao espelho sua resposta. Veja se está demonstrando confiança, se não está falando muito rápido e se está sendo claro ao passar as informações. 

A comunicação é uma qualidade importante para um gestor, uma vez que ele vai liderar um time. Por conta disso, é importante demonstrar confiança na entrevista e mostrar que sabe se comunicar bem. 

2 – Não repita o currículo

Como citado anteriormente, o recrutador vai querer saber das suas experiências anteriores. A dica, no entanto, é não repetir apenas o que está no currículo. A ideia é que você use essa oportunidade para destacar outros detalhes do seu trabalho que não estão presentes no CV. 

Destaque, por exemplo, feitos anteriores e bons resultados que teve com sua equipe em um emprego anterior. Cite mudanças que propôs e como fazia para manter sua equipe motivada. O intuito é que você traga novas informações para o recrutador sobre seu perfil profissional. 

3 – Comente sobre habilidades e estudos  

Também é importante demonstrar durante a entrevista que você é um profissional atualizado e que tem conhecimento na sua área de atuação. Além de focar em resultados e motivar a equipe, cabe ao gestor auxiliar em problemas que possam surgir no dia a dia, por isso, ter conhecimento técnico é importante. 

Fora a graduação, é interessante que o profissional tenha cursos complementares e uma pós-graduação. A Anhanguera conta com cursos em diversas áreas do conhecimento e muitos estão relacionados à área de gestão. Se você acabou de se matricular em um curso, comente na entrevista, deixando claro que está em busca de aprimoramento. 

4 – Fale sobre suas habilidades comportamentais

Atualmente, boa parte das empresas não buscam profissionais que estejam apenas focados em metas e resultados. Isso é importante, claro, mas saber lidar com as pessoas do time se tornou algo tão importante quanto. 

A satisfação dos funcionários também interfere em resultados, por isso, é preciso saber motivar o time de forma mais humanizada. O grande desafio é que, no dia a dia, o gestor precisa lidar com pessoas de temperamentos diferentes e com problemas diferentes. 

Para mostrar que é capaz de lidar com esse desafio, destaque na entrevista quais são suas qualidades comportamentais, como facilidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, resiliência, empatia, criatividade, senso de liderança e ética profissional. 

5 – Demonstre conhecimento sobre a empresa 

Outra dica que vale a pena você anotar é a de estudar sobre a empresa antes de ir para a entrevista. Pesquise sobre o ramo de atuação, a missão e os valores da companhia para a qual pretende trabalhar. 

Durante a conversa com o recrutador, mostre que você está inteirado sobre a empresa. Também é interessante que você tire dúvidas e demonstre interesse em saber mais sobre a rotina de trabalho. Aproveite essas informações para explicar como você pode contribuir com o time.  

6 – Saiba negociar o salário 

Na entrevista, você pode ser questionado sobre sua pretensão salarial. Tendo isso em mente, já vai preparado para passar um valor. A primeira dica é ver se no anúncio da vaga já possui uma média de quanto a empresa está disposta a pagar para o profissional que ocupar o cargo de gestor. 

Depois, faça uma pesquisa de mercado e veja qual a média salarial de um profissional que ocupa o mesmo cargo e que atua no mesmo ramo. Por fim, pense em suas necessidades e veja qual valor seria suficiente para cobrir suas despesas. 

Com essas informações em mãos, defina um valor que seja condizente com o mercado, que seja próximo ao que a empresa está disposta a pagar e que consiga atender suas necessidades. Essa não é uma tarefa fácil, então esteja disposto a negociar durante a entrevista para cargo de gerente.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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