Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Inspiração: conheça o perfil dos novos líderes

líderes

Com a transformação e a modernização do trabalho, surgiram também novos perfis profissionais em todas as áreas, sobretudo, líderes. Muito mais ligadas a um ideal, essas pessoas estão abrindo caminhos interessantes dentro de empresas mundo afora.

Segundo profissionais de recursos humanos, isso está acontecendo porque o perfil de chefe “referência” em uma corporação está ficando cada vez mais raro.

blog banner desconto em pós-graduação

“Em empresas criativas ou de tecnologia, por exemplo, a figura do líder é tão importante quanto em uma linha de produção. Entretanto, um líder inovador em um ambiente mais estimulante, figura muito mais como um parceiro com quem se pode trocar e crescer do que com uma pessoa que vigia seu horário ou te olha de cara feia. Para ser líder entre a nova geração, deve-se desejar a parceria”, relatou Daniele Dias, que é recrutadora na cidade do Rio de Janeiro.

Diferenciais

Daniele, também atrela o tipo de perfil dos novos líderes com a atenção à saúde e estimulação psicológica. “Antigamente as pessoas tinham desconfiança e até um certo preconceito com os assuntos correlatos à psicologia, mas está mudando bem rápido”.

Ela também diz que, o PNL (abreviação de programação neurolinguística) é um dos grandes causadores disso. A ciência que está em alta estuda o poder do foco em conjunto com a mente, corpo e a linguagem. Se você quer se aprofundar assunto, o documentário Eu não sou seu guru, com o coach Tony Robbins, é altamente recomendado.

A valorização do tempo

Em alguns momentos, tudo o que desejamos é poder ter mais tempo para pôr ideias em prática, mas esbarramos em dificuldades e o entusiasmo se perde.

Pessoas com o perfil inovador de liderança, entenderam que o tempo é um bem muito precioso para ser desperdiçado e assim, buscam meios de realizar suas tarefas ou projetos, mesmo em meio a uma rotina atribulada. Essa figura aspiracional permeia a sua rotina de atividades que o complementam, e consequentemente somam ao profissional. “Um líder de verdade é uma inspiração. Ele é ativo fisicamente, lê muito, está ligado no que acontece no mundo…Ele empolga”, disse Daniele.

A vez delas

Para a recrutadora, o perfil feminino tem ganhado cada vez mais voz. Seja pelas oportunidades que vem naturalmente surgindo ou pela reafirmação que independentemente de gênero, o que vale é a competência na hora da execução.  “É uma felicidade constatar que as mulheres não só ocuparam seus espaços, mas em muitas situações estão sendo as preferidas para certos tipos de vagas. O nosso perfil é mais acolhedor, tem mais facilidade em resolver conflitos de forma positiva. Acabamos nos tornando figuras líderes mais empáticas”, completou.

Acabou a era masculina?

Ainda de acordo com a consultora isso está bem longe de acontecer. “Na verdade, não trabalhamos com a ideia de substituir figuras em postos teoricamente masculinos, mas queremos participar cada vez mais. Para certas oportunidades, uma figura robusta e firme se faz necessária, e essas são características mais afloradas em homens”.

“Sobretudo, eu enxergo a figura destes novos líderes como pessoas que somam ao todo. Deixam o ambiente de trabalho mais estimulante. Ser um guia interessante, constrói equipes interessantes. É disso que precisamos no mercado”, finalizou Daniele.

E você, também quer ser um líder de sucesso? Para o seu desenvolvimento acadêmico conte com a gente. Consulte aqui todas as opções em Pós.

Conheça nossas faculdades