Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Encontrando equilíbrio entre vida pessoal e profissional

equilibrio entre vida pessoal e profissional

O brasileiro é conhecido por adjetivos muitas vezes ligados ao trabalho, para falar da suas maiores qualidades. Ele é “incansável”, “trabalha noite e dia” ou é um “batalhador” são coisas muito comuns de ouvir, mas será que as pessoas são resumidas apenas pelo ofício? Com algumas mudanças importantes no cenário do mercado atual, essa questão começou a ser revista, e a busca pela harmonia entre vida pessoal e profissional se fazem necessárias.

Obviamente, é gratificante sentir-se útil, produzir coisas interessantes e construir um networking de pessoas bacanas, mas toda uma vida não deve ser limitada a isso.

blog banner desconto em pós-graduação

De acordo com Aline Ribeiro, coach de carreira e vida, o caminho do meio é onde deve haver esforço para ficar. “Um profissional com alta carga horária é uma pessoa sobrecarregada, e todos nós sabemos que em um sistema sobrecarregado as chances de falha e pane são muito maiores”.

“Como seres humanos, temos algumas necessidades a serem preenchidas e o reconhecimento profissional é um dos grandes anseios da nossa época. Mas para fazer esse setor prosperar, é preciso primeiro lançar um olhar para dentro, valorizar as nossas relações interpessoais e vontades pessoais”, completou Aline.

Ainda segundo a coach, existem pequenos exercícios que podem ser feitos no dia a dia para levar a uma vida mais saudável e equilibrada tanto pessoal quanto profissionalmente.

Evite hora extra desnecessária

A grande maioria das pessoas ainda trabalha com horários formais de entrada, almoço e saída. Mas por que, então, ficar mais do que se deve? “Faça uma agenda das suas atividades semanais e as considere inflexíveis. Se você tem 8h dedicadas a um projeto, se programe para que dispersões não elevem essa estimativa” aconselha a coach.

Faça listas

No domingo, geralmente, estamos com a mente um pouco mais descansada. Essa é a hora perfeita para pensar nos dias que virão e como fazê-los render. Anote compromissos pessoais, burocráticos e profissionais com hora para começar e terminar, incluindo o tempo de deslocamento. E se você acha que precisa de uma ajuda extra, experimente usar app de monitoramento de tempo. Nós demos algumas dicas aqui.

Seus projetos de vida (pessoal) não são menos importantes

Para sua cabeça estar tranquila, o emprego não pode estar comprometido. Entretanto, isso não quer dizer que ele deva ser ou seja o centro de tudo. Dar vazão às suas ideias, por menor que elas sejam, ajudam a continuar com disposição e criatividade em alta.

Pratique esportes

Aquela velha (e verdadeira) ideia da endorfina. Praticar esportes só traz benefícios ao corpo humano, oxigena o cérebro e reforça o sistema imunológico, evitando as típicas doenças de escritório, como as viroses.

Fique pertinho de quem você ama

Não coincidentemente, amar faz bem para o coração. Segundo um estudo do Hamad Medical Corporation – Heart Hospital, que fica em Boston (EUA), pessoas que contam com parceiros amorosos têm mais saúde e disposição. O bem-estar causado pelo amor evita o desenvolvimento da depressão e da ansiedade, por exemplo. Em contrapartida, pessoas solitárias apresentaram mais chances de arritmia maligna e infarto.

Folgas sagradas

Se no trabalho precisamos estar dispostos e focados para realizar boas tarefas, na vida pessoal não é diferente. Ao começar a sua folga, desconecte-se do email do trabalho ou evite responder a mensagens de colegas com assuntos profissionais. Se aquele é o momento de estar balançando na rede, apenas balance na rede.

Pesquise e pratique o mindfulness

Esse termo está em alta e pode ajudar bastante a estabelecer o equilíbrio entre profissional e vida pessoal. A técnica consiste basicamente em dedicar atenção plena à sua atividade do momento, seja ela qual for.

Essas são algumas sugestões de como otimizar o seu tempo. Adapte as ideias ao que você tem a disposição e invista em um crescimento saudável.

E você, ficou interessado em buscar mais realizações nos dois campos da sua vida? Nós temos várias opções em cursos de especialização.

Conheça nossas faculdades