Ir para o conteúdo
Curiosidades

Mandarim é o novo inglês

Mandarim

Do país do Mandarim, a economia chinesa vive um crescimento acelerado e figura há alguns anos como uma das mais importantes do mundo. No primeiro trimestre deste ano, ela subiu 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Especialistas afirmam que as demandas por exportações, investimento imobiliários e demandas de consumo (como e-commerces de produtos gerais que são muito famosos por aqui) são as principais responsáveis pelo avanço dos números.

blog banner desconto em pós-graduação

Para quem trabalha na área de logística ou negócios, por exemplo, apenas a franca expansão da economia chinesa seria um bom motivo para prestar mais atenção no país e tudo que ele representa. Mas tem muito mais.

Hoje, a China significa um novo mundo para quem tem visão a médio e longo prazo. Podendo desenvolver uma carreira internacional muito interessante ao fazer negócios com empresas locais ou que tenham seus hubs espalhados mundo afora.

Popular

O mandarim é a língua mais falada no mundo. Estima-se que, em média, 1,3 bilhão de pessoas são falantes do idioma oriental, espalhadas por locais como a Indonésia, Singapura, Macau, Taiwan e, claro, China.

Em Pequim, a capital da república democrática da China, no entanto, fala-se o chamado chinês padrão. E não para por aí, existem outras variações do idioma que puxam mais um tanto de outros dialetos. Podemos citar como exemplos o cantônes e o xangainês, mas não são muito usados para fins comerciais.

Há alguns anos talvez fosse difícil acessar materiais sobre o mandarim, já que é uma língua tão distante de nós, tanto na fonética quanto no alfabeto. Hoje não mais. Existem aplicativos disponíveis para falantes de português começarem seus exercícios, além de iniciativas da própria comunidade chinesa para divulgar a língua ao mundo.

Se você é um entusiasta do aprendizado de coisas novas, também existem outros motivos para embarcar nessa jornada:

Próximo de nós

O mercado brasileiro e o chinês são importantes uns aos outros. Hoje, a China é um dos países que mais importam de nós. Além de estarem abrindo filiais de suas empresas aqui. O setor de tecnologia é um dos mais pungentes.

Bom para o cérebro

Sabemos que, aprender um novo idioma tem inúmeros benefícios, inclusive físicos. Desenvolver a fluência em outra língua significa estar menos propenso a doenças cerebrais, como demência e Alzheimer. Segundo neurologistas, aprender uma nova língua cria uma ressignificação do que é a linguagem para o cérebro e então, você passa a ativá-lo mais e de uma maneira diferente.

Mergulho em uma nova cultura

O mandarim significa muito mais do que a possibilidade de comunicação pela fala ou escrita. Ele representa uma etnia muito antiga, com uma história riquíssima e importante para a raça humana. E que, também, pode nos engrandecer como pessoas.

Viajando como um local

Viajar é muito enriquecedor, já falamos sobre isso antes nesse post. Agora, já imaginou passar férias nesse lugar exótico, experimentando tudo como se fosse um chinês? Dominar o nível básico do mandarim já pode te ajudar nessa missão.

Ficou interessado em saber mais dos mercados internacionais? Nós temos diversas opções em MBA e pós-graduação.

Conheça nossas faculdades