Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Existe uma forma ideal para fazer isso? Passos que você deve seguir à risca? Um roteiro específico de perguntas?
Todas essas perguntas são bastante comuns na primeira vez de um profissional como entrevistador. Afinal de contas, conversar com um candidato não é algo simples ou trivial, e pode mudar a trajetória tanto do potencial colaborador quanto da empresa em questão.
Contudo, apesar da importância e seriedade do bate-papo, você não precisa ter medo desse momento. A chave para o sucesso da entrevista está na preparação do entrevistador, e se você está aqui, significa que já sabe disso e está em busca das melhores formas de se preparar, não é mesmo?
Então, prepare-se para aprender tudo sobre os passos de uma entrevista, e não se esqueça de pegar papel e caneta para anotar todos os pontos importantes do processo.
Como entrevistar um candidato à vaga de emprego em 8 passos
1 – Tenha clareza sobre os detalhes da posição e do perfil da vaga
O primeiro passo a tomar é entender o contexto e o objetivo da entrevista. Para isso, você precisa ter clareza sobre a posição em si, os seus detalhes, objetivos da área, perfil do profissional e a sua senioridade. Afinal de contas, entrevistar um candidato a analista pleno é diferente de entrevistar um potencial VP, não é mesmo?
Dessa maneira, você saberá exatamente o que está buscando e o que precisa analisar para avaliar o candidato em questão.
2 – Estude o currículo, LinkedIn e portfólio do candidato
Agora que você já olhou “para dentro” e tem todos os detalhes que precisa sobre a posição, chegou a hora de olhar “para fora”. Isso significa descobrir tudo sobre o profissional que será entrevistado. Você conseguirá todas as informações por meio do currículo, LinkedIn e portfólio, em alguns casos, já que eles reúnem os dados profissionais que serão a base da entrevista.
Esse passo é fundamental para que você consiga visualizar a entrevista e já começar a pensar em como ela será conduzida, bem como algumas das principais perguntas e temas que você gostaria de abordar com o candidato.
3 – Defina qual será o estilo da entrevista
Com tudo isso em mente, chegou a hora de definir mais especificamente qual será o estilo da entrevista. Em linhas gerais, ele pode ser uma entrevista estruturada, que não tem tantas possibilidades de “fugir do roteiro”, a semiestruturada, que não é tão rígida assim, e a não estruturada, que é a mais flexível e livre de todas.
Cada uma delas têm seus pontos fortes e fracos, e cabe a você decidir, com base nos objetivos da conversa, foco da empresa e etapa do processo seletivo, qual será a ideal para essa situação específica.
4 – De acordo com o tópico anterior, estruture um roteiro de perguntas
Ao definir o tipo da entrevista, você também estará decidindo a estrutura do roteiro do bate-papo.
O importante é saber que, independente do estilo, ela necessariamente precisará de um roteiro. Bem definido e rígido ou não, ele precisa existir para que você não fique perdido ou esqueça de perguntas importantes. Então, especialmente se essa for a sua primeira vez como entrevistador, não se esqueça dessa etapa.
5 – Não se esqueça de ter onde anotar pontos importantes da conversa
Além do seu roteiro de perguntas e do currículo do candidato, é fundamental que você vá para a entrevista com algum material de apoio para anotações.
Invariavelmente, você terá que anotar informações que surgirem ali. Sejam elas sobre o candidato, ou questões para pensar posteriormente, ou qualquer outro tipo de escrita, elas precisarão acontecer de alguma maneira. Então, separe papel e caneta, tenha um tablet para isso, abra uma nova aba no seu computador, caso a entrevista seja online, ou use o bloco de notas do celular.
Lembrando que é normal anotar durante a conversa, desde que isso seja feito de maneira equilibrada com o contato visual, e não dê a entender que você está fazendo tarefas distintas no meio da entrevista.
6 – Pense em maneiras de “quebrar o gelo” no começo da entrevista
Sabia que o começo de uma entrevista é capaz de definir se a conversa será boa ou não? Isso acontece porque a conversa é um momento de tensão tanto para o entrevistador quanto para o candidato.
Então, se você conseguir “quebrar o gelo” nos primeiros minutos, com algo mais descontraído e informal, as chances da entrevista se desenrolar de forma mais natural e espontânea serão bem maiores.
7 – Faça perguntas, mas também dê espaço para ser questionado
O senso comum estabeleceu que o entrevistador é o único que faz perguntas, certo? Porém, na realidade, também é importante que você dê algum espaço para o profissional em questão tirar as suas dúvidas.
Essa é uma ótima oportunidade para avaliar se ele fez a “tarefa de casa” e pesquisou sobre a empresa, se ele realmente está interessado e qual é o nível de conhecimento que ele tem sobre a área em que vai atuar.
8 – Finalize passando as informações de próximos passos
Por fim, não deixe o candidato sair de “mãos abanando” no fim da entrevista. Dê uma noção de quais serão os próximos passos, mesmo que eles não tenham grandes detalhes, para direcionar o processo seletivo e respeitar o tempo do profissional que está ali.
Aprendeu como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Então chegou o momento de pensar na sua própria evolução de carreira. Será que o seu currículo está pronto para um próximo processo seletivo? Para se preparar e se tornar um profissional ainda melhor, conte com a pós-graduação Anhanguera e receba o título de especialista em tempo recorde.