Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher um curso de pós-graduação em Direito?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isso já não é segredo para ninguém.

Ter apenas um curso de graduação não significa obter uma vaga no mundo corporativo, ainda mais quando se fala em egressos do ensino superior em Direito.

Ao escolher a carreira do Direito, é preciso ter mente que o estudo deverá ser uma constância na vida profissional.

Mas formar-se em Direito abre um enorme leque de opções após a conclusão da graduação, como advogar, ministrar aulas ou seguir carreira no funcionalismo público.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas em qualquer dessas opções, o importante é não deixar de se atualizar, ficar por dentro das tendências do mercado e sobretudo se destacar nele.

Para isso, escolher um curso de pós-graduação lato sensu é o primeiro passo para o início de uma carreira ou até mesmo para retomar o aprendizado que, por algum momento, foi interrompido por conta de algum obstáculo durante a caminhada profissional.

Muitas são as áreas disponíveis para se especializar ou se aprimorar e para ajudá-lo a encontrar o curso correto, elencaremos alguns itens importantes:

Como escolher um curso de pós-graduação em Direito?

1 – Modalidade de ensino

Quando da escolha de um curso de pós-graduação lato sensu é preciso saber em qual modalidade de ensino se adapta melhor, no ensino presencial ou a distância.

Importante ressaltar que no certificado não constará a modalidade do ensino, desse modo tanto no ensino EAD como no presencial o certificado é o mesmo.

Importante destacar que na modalidade EAD há alguns benefícios que o ensino presencial não oferece tais como:

  • Flexibilidade de horários;
  • Mensalidades mais acessíveis;
  • Ausência de custos com transporte;
  • Docente capacitados para ministrarem aulas nessa modalidade.

2- Tenha contato com alguém que já atue na área de interesse

Uma excelente forma de pesquisar qual a melhor área para atuar é conversar com profissionais que já atuam e discutir os pontos positivos e negativos acerca da carreira.

Saiba como é a realidade de um profissional que atua e, principalmente, se o retorno financeiro é atraente.

 3- Ter objetivos na carreira

Iniciar um curso de pós-graduação lato sensu é o primeiro passo para o crescimento profissional, mas, além dessa escolha, importante é ter objetivo na carreira.

Qual é o seu objetivo?

Ter um escritório para atender uma demanda especializada, atuar junto a uma organização ou atualizar-se para prestar concursos públicos e conseguir uma boa pontuação na apresentação do título.

Ter foco é primordial na carreira, ainda mais para quem está no início, quando se opta em investir em curso de especialização. 

4- Busque outras alternativas

Ainda tem dúvida de qual área escolher? O importante é não perder tempo.

Faça pesquisas sobre o assunto, entre em contato com as instituições que ofereçam cursos de pós-graduação lato sensu, converse com colegas de graduação e busque alternativas para seguir com a carreira profissional.

Depois de cinco anos de estudo intenso, nessa jornada o importante é não parar.

Pense nisso!

Autor: Carolina Yaly

Analista acadêmico da Pós-Graduação da área jurídica, especialista em Direito Processual Civil e Direito e Processo do Trabalho.

Conheça nossas faculdades