O Trabalho de Conclusão de Curso é uma etapa muito importante na sua pós EAD. Apesar de ser um projeto opcional, ele é uma excelente maneira de deixar a especialização ainda mais completa. Contudo, para que isso aconteça, você precisa começar definindo o seu foco. Porém, como escolher o tema do TCC?
Essa não é uma decisão simples. Conforme explica Luana Michelle da Silva Godoy, tutora orientadora dos cursos de direito de nossas instituições e mestra em Direito Negocial, a escolha do tema terá um impacto direto no seu rendimento ao longo do projeto. “Quando o tema é escolhido de forma aleatória, a dificuldade de escrever é ainda mais desafiadora”, alerta, deixando claro que essa escolha precisa ser consciente.
Por mais que escolher um tema de forma estratégica não seja garantia de que as “travas” não vão ocorrer, como relembra Luana, é muito mais fácil lidar com elas quando há afinidade com o tema. “Quando o aluno se sente mais seguro em relação ao tema e, principalmente, no que se refere ao corte metodológico escolhido”, destaca.
Sendo assim, é interessante seguir algumas dicas e etapas para escolher a sua temática da melhor maneira possível. E para te ajudar nessa tarefa, chamamos Luana e outras tutoras de nossas instituições para revelar o “caminho das pedras” do Trabalho de Conclusão de Curso.
Como escolher o tema do TCC na pós-graduação EAD?
1 – Escolha um assunto do seu interesse, de forma estratégica
Um dos seus primeiros movimentos precisa ser, como ressalta Luana, buscar um assunto que desperte o seu interesse. Da mesma maneira que você optou por uma graduação e pós com base nos seus gostos e objetivos, a escolha do tema do TCC precisa seguir a mesma linha.
“Pesquisar um tema que alimenta a curiosidade científica torna o processo de elaboração mais prazeroso, o que facilita a realização do trabalho”, explica a mestra em Direito Negocial. E ela não é a única a ter essa opinião.
Fernanda Novi, Biomédica e Doutora em Fisiologia Humana, concorda que “o aluno deve considerar o tema com base em algo que desperte seu interesse pessoal para o processo ser mais agradável.”
E para te convencer de que esse é um ponto altamente importante, confira o que a tutora da área da Educação Aline Gomes da Silva tem a dizer: “quando pesquisamos algo que desperta nossa curiosidade, somos guiados pelo nosso interesse intrínseco, e isso contribui muito para que tenhamos uma alta qualidade motivacional no decorrer da pesquisa.”
Contudo, esse não pode ser o único fator considerado para definir um foco de pesquisa.
2 – Verifique se há pertinência com o seu curso
Também é importante avaliar se os seus temas favoritos estão ligados ao conteúdo programático do curso e são relevantes para a área de atuação. Afinal de contas, apesar de ser um artigo científico, e não uma atividade prática, o TCC precisa estar conectado com o dia a dia da sua profissão.
Assim, seguir com um tema “descolado” da área pode ser uma escolha pouco inteligente, que não vai te permitir explorar todas as possibilidades do projeto nem ter um impacto significativo na sua trajetória profissional e currículo.
“É importante lembrar que o tema escolhido pode propiciar oportunidades adicionais e impactar toda a sua carreira”, pontua Fernanda.
3 – Confira as possibilidades de pesquisa e o seu impacto
Apesar de parecer que o seu tema já foi escolhido, ainda vale a pena pensar em outros aspectos antes de finalizar a sua busca por um assunto. Um deles é o espectro de possibilidades que a temática te oferece.
Dentro de um mesmo tema, é possível explorar uma série de opções de pesquisa. Para isso, vale a pena “escolher uma problematização e fazer um corte metodológico a respeito do tema”, explica Luana. “Simplificando, o aluno deve responder às seguintes perguntas: qual é o questionamento que o trabalho pretende apresentar? Qual é a reflexão que pretende propor? Qual a relevância do tema escolhido, entre outros questionamentos”, diz.
Nesse contexto, Fernanda ainda ressalta que é fundamental que a sua pesquisa tenha relevância e impacto na área. Assim, verifique as novas perspectivas e soluções que você poderá propor dentro daquele tema.
4 – Analise as fontes disponíveis para consulta
Um bom trabalho científico depende de ótimas fontes disponíveis para consulta. Por isso, Fernanda relembra que é fundamental checar se você “terá acesso aos dados necessários”, bem como se você conseguirá um “orientador que conheça o tema e possa te guiar nesta jornada.”
O recado também é passado por Luana, que destaca a necessidade de fontes acessíveis e possíveis não apenas de forma absoluta, mas também em relação ao “tempo estipulado pelo cronograma de orientação do curso.”
Afinal de contas, a informação precisa estar disponível e ser acessível, garantindo que você terá condições de desenvolver o artigo científico com excelência.
5 – Consulte a viabilidade dos prazos
Por fim, não se esqueça dos prazos. Avaliar a sua própria disponibilidade é fundamental na hora de “cravar” um tema. Quanto mais complexo ele for, e quanto mais atribulada a sua rotina, mais difícil será desenvolver um trabalho com a qualidade e complexidade que você gostaria.
Sendo assim, “para os que possuem a rotina mais atribulada pode ser escolhido, estrategicamente, uma linha de pesquisa que tenha a ver com alguma experiência prévia, como a profissional, por exemplo”, sugere Luana.
Gostou de aprender como escolher o tema do TCC? Então escolha agora a sua pós-graduação EAD na Anhanguera e fique ainda mais próximo de executar o seu Trabalho de Conclusão de Curso!