Processos seletivos podem ser longos e contar com diversas etapas, incluindo entrevistas e testes. O candidato que deseja se destacar precisa estar preparado para todos e ser capaz de lidar com todo tipo de questão, incluindo “escreva 4 características de uma pessoa proativa”.
Algumas indagações podem parecer aleatórias, mas foram pensadas para que os recrutadores avaliem aspectos específicos que são importantes para preencher a vaga. Portanto, entender o significado desse tipo de questão e estar preparado para respondê-la oferece um diferencial competitivo.
O que é proatividade?
A palavra “proatividade” é muito utilizada como uma soft skill no currículo. Pode ser porque seu significado é amplo e há várias maneiras de autoavaliar a produtividade. Mas, vamos entender exatamente o que é conceito para conseguir aplicá-lo no trabalho e responder a questão proposta acima.
Uma pessoa proativa é alguém que se antecipa à situações, sejam problemas, sejam oportunidades ou até mesmo desafios encontrados no dia a dia de trabalho. Em geral, esse tipo de profissional é capaz de resolver problemas com mais facilidade pois, independente do caminho seguido, ele pensa à frente e consegue avaliar possíveis cenários.
Assim, também planeja possíveis soluções caso algo saia do planejado. Mas também é considerada uma pessoa proativa aquela que não espera, vai lá e faz. Claro que, no meio corporativo, há uma hierarquia e nem sempre a autonomia para tomar decisões por conta própria, mas quando ocorre um imprevisto, o profissional capaz de propor soluções acaba se destacando.
Como ser proativo?
Portanto, a proatividade é a capacidade de olhar adiante e ter uma visão ampla. Para atingir isso, é preciso trabalhar algumas habilidades técnicas e comportamentais, mas qualquer pessoa pode se tornar proativa. Veja como:
Siga estudando
Estar a par do que há de novidades em seu segmento, consultar outros profissionais, ler publicações da área e aperfeiçoar as capacitações técnicas permitem que o profissional amplie seu conhecimento. E isso oferecerá uma perspectiva ampla sobre seu campo de atuação.
Não se conforme
Parece papo motivacional, mas as frases “não dá” ou “não consigo” não fazem parte do vocabulário de uma pessoa proativa. Por mais incomum que uma solução possa parecer, ou mais difícil o desafio, ela irá ao menos tentar.
Por isso, abrir a mente e estar disposto a conhecer outros métodos e ideias também é importante. Quando alguém acha que já sabe tudo perde a oportunidade de ver as coisas de outra forma e inovar ao propor soluções.
Aumente a autoestima
Sim, ser proativo também envolve confiança, o que muitos profissionais têm dificuldade de conseguir. Seja por terem síndrome do impostor, seja por trabalharem com profissionais que não os incentiva ou serem inexperientes, muitas pessoas não conseguem atingir o nível de confiança necessário para deixar claras suas ideias.
Como qualquer outra característica comportamental, a autoestima no trabalho também pode ser trabalhada e adquirida. Assim, o profissional conta com a coragem necessária para lidar com desafios.
Exemplos de proatividade
Quanto se trata de questões comportamentais, nem sempre o ambiente de trabalho ajuda o profissional. Alguns líderes não sabem como oferecer feedback, e até a competitividade entre colegas pode minar esse desenvolvimento.
Por isso, é importante contar com um colega que o apoie e possa ser sincero sobre essas características que podem ser aprimoradas. Também peça feedback aos superiores e outros colaboradores para entender, de fato, como melhorar.
Mas a proatividade pode ser aplicada no dia a dia até mesmo nos menores gestos. Veja como:
Pesquise antes de perguntar
O profissional não precisa saber de tudo e, em alguns casos, terá de consultar um superior para tirar dúvidas e resolver questões. Mas, para treinar o senso de autonomia, tente pesquisar sobre o que tem dúvida. A internet conta com uma vasta biblioteca de informações e algumas dúvidas podem ser resolvidas online, com tutoriais, livros e outros materiais.
Ofereça soluções
Ninguém gosta de ser o portador das más notícias, mas seja por um imprevisto, seja por erro ou qualquer outra situação, às vezes é necessário comunicar um problema ao gestor. Quando isso acontece, antes de falar com o profissional, busque possíveis soluções para o problema, ao invés de deixar na mão dos outros.
Pode ser que um gestor mais experiente tenha soluções melhores, mas ao menos você indicou possíveis ferramentas para lidar com a crise em questão.
Tenha visão de futuro
A busca por conhecimento e especialização, como uma pós-graduação, ajuda o profissional a aumentar seu leque de habilidades técnicas. Assim, ele tem uma visão mais clara e ampla do mercado onde atua e consegue prever possíveis resultados com mais facilidade.
Com isso em mente, veja como escrever sobre o tema:
“Escreva 4 características de uma pessoa proativa”: 3 exemplos
Exemplo 1
Pessoa capaz de se antecipar a problemas (1), propor soluções (2), avaliar possíveis cenários (3) e determinada a encontrar o melhor caminho (4).
Exemplo 2
Uma pessoa proativa está sempre em busca de novos conhecimentos (1), pois sabe que são a chave para ampliar sua visão de mercado (2). Com isso, são mais equipadas a avaliar possíveis imprevistos (3) e propor soluções (4).
Exemplo 3
Um profissional proativo não espera que os outros resolvam as coisas (1) e vai em busca de informações para solucionar problemas por conta própria (2). Também tem uma visão ampliada de seu campo de atuação (3) o que permite que proponha inovações (4).
Agora que já sabe como responder a questão “escreva 4 características de uma pessoa proativa”, faça uma autoavaliação e descubra como aumentar sua proatividade.