Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quer ser especialista em comércio exterior? Saiba o que fazer!

mulher em ambiente de trabalho para ilustrar texto sobre especialista em comércio exterior

Você tem interesse em trabalhar em uma área dinâmica e que envolve a compra e a venda de bens e de serviços entre países? Se a resposta é sim, tornar-se um especialista em comércio exterior pode ser uma carreira gratificante e lucrativa.

Para quem tem interesse em economia internacional, negócios e relações internacionais, dedicar-se ao Comex – como também é conhecida essa área, pode ser uma escolha certeira.

Neste artigo, compartilharemos algumas dicas que podem te ajudar a se tornar um especialista em comércio exterior. Veja a seguir.

Por que se especializar em comércio exterior?

A área de comércio exterior oferece boas oportunidades, especialmente para aqueles que buscam se especializar. Como um setor que cresce rapidamente e de forma contínua, o Comex gera uma demanda constante por profissionais qualificados. 

Além disso, existe uma perspectiva global de trabalho, ou seja, você tem a oportunidade de trabalhar com pessoas dos mais diferentes países e culturas.

Se você também busca uma área que te desafie intelectualmente, tornar-se um especialista em comércio exterior é uma ótima escolha. O motivo é que esse setor envolve resolução de problemas complexos, tomadas de decisões estratégicas e negociações internacionais.

Por fim, o seu crescimento financeiro também pode ser considerado um bom motivo para se especializar em comércio exterior. Os salários e benefícios costumam ser atraentes nessa área, além das boas oportunidades de crescimento financeiro a longo prazo.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como se tornar um especialista em comércio exterior?

Agora que você já viu que existem bons motivos para investir nessa carreira, é hora de descobrir o que você precisa fazer para ser um especialista. Confira!

1 – Comece com uma formação sólida

Ter uma formação acadêmica sólida é o primeiro passo para ser um expert nessa área. Ter um diploma de graduação na área de negócios, economia ou relações internacionais é um ótimo começo.

Durante esse tempo, também é importante que você esteja familiarizado com as leis e os regulamentos do comércio internacional, além dos acordos e barreiras comerciais.

2 – Estude idiomas estrangeiros

Não é novidade que falar bem idiomas estrangeiros é essencial para quem quer se destacar na carreira em comércio exterior, concorda?

O inglês é indispensável, afinal, é a língua dos negócios internacionais. No entanto, dependendo da área de atuação, estudar outros idiomas como o espanhol, francês e o alemão também pode te ajudar bastante.

3 – Busque a experiência prática

Além da formação acadêmica nas áreas que já mencionamos e dos idiomas estrangeiros, é preciso procurar se desenvolver nesse mercado.

Fazer a busca ativa por estágios, programas de trainee e vagas em empresas que tenham relações comerciais internacionais precisa fazer parte do seu plano de desenvolvimento.

Ter conhecimento teórico é fundamental, mas também é preciso colocá-lo em prática o quanto antes.

4 – Procure desenvolver habilidades em negociação

Se você já está familiarizado com a área, sabe que a habilidade de negociar acordos comerciais e resolver disputas é fundamental para que você seja um profissional bem-sucedido.

Como anda a sua capacidade de negociação, de comunicação e de resolução de conflitos?

Se você sente que ainda precisa desenvolver essas habilidades, invista em cursos e procure colocar-se em situações que exijam esse esforço.

5 – Mantenha-se atualizado

Já dissemos que o comércio exterior é uma área dinâmica e está em constante mudança. Isso significa que, quem deseja ser um especialista, precisa manter-se informado sobre as últimas tendências e sobre como o setor está se desenvolvendo.

Procure ler revistas e jornais especializados, participar de conferências, feiras e eventos da área. Também é importante se manter atualizado sobre acordos comerciais e regulamentos.

6 – Faça uma pós-graduação

Pode até parecer óbvio, mas uma das formas mais eficazes de se tornar especialista em comércio exterior é cursando uma especialização na área.

Portanto, se você já se graduou em áreas como economia, negócios, relações internacionais e comércio exterior, pode se especializar através de uma pós-graduação.

Atualmente, existem duas boas opções: a pós-graduação em Comércio Exterior e Marketing Internacional e a pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais.

Ao cursá-las, você terá uma formação sólida na teoria e na prática e que possibilitará que você compreenda melhor as relações comerciais e a economia como um todo. Além disso, você se capacitará para atuar como gestor ou consultor nos mais diversos setores de comércio exterior.

Outra vantagem é que essas especializações podem ser concluídas a partir de 4 meses, contribuindo para que você se torne um expert ainda mais rápido.

Enfim, se tornar um especialista em comércio exterior requer bastante estudo, esforço e dedicação, mas também garante que você se destaque em uma das carreiras mais promissoras do mercado.

E se você quer brilhar na sua profissão, a dica é fazer uma pós Anhanguera. Saiba mais sobre os cursos, matricule-se e comece a investir na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades