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Carreira em Pauta

Quer ter destaque no emprego? Saiba o que fazer em 6 passos

homem com notebook para ilustrar texto sobre destaque no emprego

Para alcançar o sucesso profissional, é necessário primeiro alcançar destaque no emprego para ser mais visado pelos empregadores e evoluir na hierarquia dentro da organização. Mas como conseguir se destacar em um mercado tão competitivo?

Para isso, existe uma sequência de comportamento que se espera de um bom profissional e a grande maioria dos gestores admira em seus colaboradores. 

Neste artigo, vamos explicar como obter esse destaque através de 6 passos que você pode seguir para atrair a atenção dos seus colegas de trabalho! 

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Como ganhar destaque no emprego em apenas 6 passos

1 – Saiba explicar exatamente o que você faz e o que pode fazer

Por mais que pareça óbvio, explicar nossa função na empresa e detalhar quais são as nossas principais atividades nem sempre é simples. Por estarmos acostumados a exercer aquelas mesmas funções todos os dias, podemos ficar confusos ao explicar cada uma delas, passando a impressão que não dominamos nossa função corretamente. 

Com isso, é importante treinar como apresentaremos nossas funções se em algum momento houver questionamentos. 

Essa situação é mais comum do que parece: pode acontecer durante a apresentação de um novo sócio da empresa, na troca da gestão do time, em brainstorms com parceiros, na abordagem de um potencial cliente. Não travar na hora de explicar suas funções é a melhor maneira de passar a confiança de que você sabe o que faz. 

Além disso, ter consciência de qual é seu papel na equipe e o porquê da importância da sua atuação te ajuda a se manter motivado, desempenhando sempre ótimas performances na entrega de cada atividade.  

2 – Torne seus avanços públicos

Agora que você já tem consciência de qual é seu propósito no time, é o momento de fazer com que todos saibam das suas vitórias profissionais e como elas são importantes para o projeto como um todo.

Então, o próximo passo precisa ser fazer com que sua equipe note o bom trabalho que você está entregando, integrando seus colegas nas atividades que você executa, perguntando sobre possíveis dificuldades que você está enfrentando, informando as entregas que você já fez, entre outras interações que valorizam seu trabalho e fortalecem a confiança em você

Por outro lado, ficar tentando  supervalorizar seus feitos e agir com um ar de superioridade, como se você fosse a peça mais importante do time, vai causar o efeito oposto do esperado: as pessoas criarão antipatia por você e vão evitar sua presença no escritório, diminuindo suas chances de se destacar positivamente. 

3 – Saiba se comunicar e comunique-se com frequência

Para ser visto, você precisa se manter constante no campo comunicacional dos seus colegas. Ou seja, você deve estar sempre acessível para ser consultado e manter um relacionamento próximo com todos no trabalho, comunicando-se com frequência. 

Se você for um bom comunicador, esse passo será ainda mais fácil, pois você já vai saber a melhor forma de se conectar com cada colega e fazer com que ele crie empatia por você, aumentando as chances dele ficar a seu favor diante de uma possibilidade de promoção, por exemplo.

Evite não se comunicar com seus colegas ou não se pronunciar em momentos chave do time, como a decisão de qual estratégia seguir ou ao propor uma solução para um problema. Não se esqueça que não se destaca quem nunca é visto. 

4 – Tenha assunto para conversar

Nada adianta falar sobre qualquer coisa apenas para dizer que está se comunicando. Ao iniciar uma conversa com algum colega, você precisa ter assunto para discutir. Invista em pautas para conversas pré-elaboradas, de preferência relacionadas ao dia a dia que vocês estão compartilhando. 

Visões sobre o futuro da empresa, comentários sobre o que foi decidido na última reunião, ideias surgidas em brainstorms e impressões sobre o trabalho são bons assuntos para se discutir e mostrar o quanto você é uma pessoa interessante, atualizada sobre tudo que acontece na sua organização. 

Além disso, pedir feedback para seus colegas e gestores é outra maneira de gerar assunto e ainda cativá-los. Esta atitude demonstra que você deseja melhorar e se importa com a impressão que está causando no ambiente de trabalho. 

5 – Peça orientações para seus gestores

Todo líder gosta de ser consultado pelos seus colaboradores, pois isso demonstra que o time confia no conhecimento dele para ser instruído em momentos de dificuldade. Portanto, se você deseja se destacar na empresa, peça orientações para seus gestores. 

Essa é também uma das melhores maneiras de se tornar um nome reconhecido pelos empregadores, e ser lembrado em toda oportunidade que surgir para ocupar cargos de confiança ou posições de destaque. 

6 – Saiba ouvir críticas e sugestões 

O último passo é, depois de conseguir criar um vínculo forte com seus colegas e gestores e evidenciar que o conhecimento deles é importante para você, ouvir as críticas e sugestões construtivas e entender como elas podem colaborar para o seu aprimoramento profissional. 

Saber ouvir é uma das melhores habilidades para se ter no mercado de trabalho. É ouvindo seus colegas e gestores que você consegue crescer profissionalmente e entregar resultados cada vez melhores.

Nunca leve a opinião dos seus colegas para o lado pessoal. O ambiente de trabalho é o ambiente perfeito para você se aprimorar e tornar sua técnica ainda mais precisa. Saiba aproveitar essas oportunidades.

Agora que você já conferiu o passo a passo para ter destaque no emprego, que tal mais uma dica para você crescer na sua carreira? Faça uma pós-graduação e seja um profissional ainda mais preparado!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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