Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como construir confiança na equipe de trabalho? Veja 7 dicas!

confiança na equipe de trabalho

Quando você aumenta o nível de confiança na equipe de trabalho, os resultados colhidos serão mais produtividade, maior espírito de equipe, colaboradores atingindo seu potencial máximo e mais ideias criativas surgindo nas reuniões.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas sabemos que, muitas vezes, uma equipe é formada por pessoas de pensamentos distintos e encontrar um ponto em comum entre a personalidade de todos pode ser uma tarefa trabalhosa para as figuras de liderança.

Pensando nisso, produzimos este artigo com dicas que podem ser fundamentais na construção dessa confiança.

Como aumentar a confiança na equipe de trabalho?

1 – Pratique a liderança empática

Um dos métodos mais eficientes de organizar uma equipe é através da liderança empática, na qual o líder permite uma relação aberta e muito próxima com cada colaborador. Isso faz com que todos se sintam muito confortáveis de levar questões relativas ao projeto até a gerência.

Um líder empático ouve sua equipe e respeita as dificuldades de cada colaborador. Também deixa bem claro que sempre poderão contar com o seu apoio e, que se todos contribuírem uns com os outros, as atividades ficarão mais fáceis de serem cumpridas e os resultados obtidos serão melhores. 

Quando um profissional sabe que terá apoio em momentos de dificuldade e acredita que não será pré-julgado quando levar até o líder uma questão incômoda ou insatisfação, ele tende a confiar mais na liderança e ser mais claro quanto às suas inseguranças e dificuldades, enfrentando-as com o suporte do gerente de projetos. 

2 – Promova reuniões individuais com os integrantes do time

Receber um feedback periódico de cada colaborador é importante para saber como está funcionando a dinâmica do projeto entre cada integrante do time e também ser informado de mudanças que podem ser implementadas na forma de gerência da equipe. 

Esta reunião precisa ser individual e feita de forma reservada, dando ao colaborador a certeza de que nada conversado ali será repassado para outro colega. Desta forma, todos se sentirão mais à vontade para falar sobre suas deficiências, inseguranças, insatisfações e sugestões para o projeto, informações fundamentais para que um líder gerencie sua equipe da forma mais justa para todos.

Lembre-se que, se for preciso chamar a atenção de algum colaborador ou corrigi-lo após algum erro, isto deve ser feito da mesma forma, em privado. Constranger alguém na frente dos colegas de trabalho diminui a confiança da equipe em você.

3 – Dê feedbacks positivos 

Tão importante quanto as críticas construtivas são os feedbacks positivos, que podem e em algumas situações precisam ser feitos em público. 

Sempre que um colaborador tiver um bom desempenho, dar uma ideia interessante ou entregar um resultado acima do esperado, elogie e ressalte sua satisfação para toda a equipe.

Ver um colega ser reconhecido positivamente por um bom desempenho pode estimular os demais colaboradores a se motivarem e entregar melhores resultados, para que eles também ganhem uma maior atenção das figuras de liderança.

Mas tenha cuidado com a forma que você fala para não criar rivalidades no time ou passar a impressão de favoritismo. Sempre que ressaltar uma vitória individual, não esqueça de agradecer o desempenho de todos e expressar sua confiança no potencial do time.

4 – Exercite o espírito do trabalho em equipe nos colaboradores

Um bom time precisa trabalhar em cooperação para conseguir superar os principais desafios que um projeto apresenta. Portanto, cabe ao líder reforçar esta ideia cotidianamente entre seus colaboradores. 

Sempre lembre a todos que o esforço de um é essencial para o sucesso da equipe inteira, e que sempre que um projeto dá certo todos ganham, então é necessário uma ajuda mútua toda vez que um profissional se sente inseguro com determinada tarefa.

Também demonstre que todos podem contar com você sempre que preciso. Como líder, se faça sempre presente no cotidiano do time.  

5 – Seja um exemplo para a equipe

Todo time se inspira nas atitudes da figura de liderança e reproduz as mesmas atitudes profissionais do líder. Logo, alguém que não encara com seriedade suas funções e age com irresponsabilidade, consequentemente incentivará sua equipe a agir da mesma forma.

Todo líder precisa respeitar sua equipe e impor respeito. Seja sim aberto em relação a sugestões e críticas, mas saiba ser firme quando necessário.

Em contrapartida, demonstre para o time que você se esforça para proporcionar o melhor para todos e prioriza o projeto acima das suas ambições pessoais, para que todos repliquem esse comportamento estimulados pela sua seriedade profissional. 

6 – Estimule o pensamento criativo

O pensamento criativo possibilita o surgimento de ideias inovadoras, que além de serem potenciais diferenciais para o projeto motiva o time a buscar algo novo e atingir um resultado melhor através de uma nova estratégia. 

Sempre estimule o pensamento criativo na sua equipe e demonstre que, mesmo que a proposta não funcione como todos esperavam, a tentativa é mais importante que o resultado por permitir que novos caminhos sejam descobertos. 

Isso demonstra que os colaboradores não precisam ficar inseguros de tentar porque sempre poderão contar com o apoio dos seus gestores. 

7 – Incentive o aprimoramento profissional

Continuar buscando conhecimento mesmo após a formação universitária e ir se aprimorando como profissional através de cursos de especialização é uma das principais formas de aumentar a autoconfiança. 

Dominar múltiplos conhecimentos e ser capaz de atuar em diversas funções em alto nível, muitas vezes sendo forte candidato a promoções justamente devido à sua formação técnica, dá ao profissional a confiança necessária para que ele performe bem.

Se aplicar a um MBA a distância é a melhor aposta para um aprimoramento rápido e de qualidade, que capacita o profissional a ser um elemento de aumento de confiança na equipe de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades