Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Mindset de crescimento: 5 dicas para desenvolvê-lo

mindset de crescimento

Todo profissional que almeja o sucesso precisa ter um mindset de crescimento, que dará a você uma visão mais ampla do mercado de trabalho e vai te fazer enxergar qualquer desafio como uma oportunidade de melhorar suas habilidades.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Ter um mindset de crescimento significa que você é uma pessoa que se sente mais encorajada quando está diante de um desafio, e vê toda dificuldade como um cenário de aprimoramento e evolução. 

Mas quais são as skills necessárias para desenvolvê-la da forma correta e adquirir a confiança necessária para enfrentar adversidades com inteligência e eficiência?

Confira neste artigo 6 dicas de como exercitar esta linha de raciocínio responsável por tantos casos de sucesso.

Como desenvolver seu mindset de crescimento?

1 – Seja um profissional determinado

Estar determinado no mercado de trabalho é sinônimo de percorrer o caminho correto, pois determinação é a ferramenta usada para superar desafios e alcançar o sucesso. 

Quando falamos de mindset de crescimento, ter determinação é fundamental para conseguir ser autoconfiante diante dos desafios e conseguir a força necessária para seguir em frente mesmo.

Lembre-se que seu objetivo final sempre deve ser o aprimoramento profissional, e uma das suas principais ferramentas deve ser a superação dos obstáculos. Ter motivação para continuar neste difícil caminho necessita de muita determinação para conseguir cumprir suas metas estabelecidas. 

Esta habilidade também é muito importante na hora de resolver problemas e encontrar saídas de situações desfavoráveis. 

Quanto mais complexa e demorada é uma tarefa, menos encorajadora de cumprir ela é, e normalmente as pessoas se desmotivam no processo e desistem. O profissional com um bom mindset de crescimento acha a atividade prazerosa porque sabe que terá sua recompensa ao final, que é o conhecimento adquirido, então ele se compromete com a atividade até cumpri-la. 

2 – Tenha um objetivo de carreira e priorize ele sempre

Ao ter um objetivo final no seu horizonte, você conseguirá ter um norte a seguir e deixar claro na sua mente qual é o caminho a ser percorrido para concluí-lo. Logo, esta estratégia te ajuda a se motivar e persistir até o fim, atravessando cada obstáculo.

Definir um plano de carreira pode ser essencial para você conseguir chegar até seu objetivo, contanto que você desenhe ele já contando com os possíveis imprevistos que surgirão no caminho. 

Além disso, ter um objetivo ajuda a se manter persistente e determinado a vencer cada dificuldade para concretizá-lo, se aprimorando e aprendendo no caminho para chegar mais preparado até a meta que você estabeleceu como prioritária para você.

3 – Seja um profissional flexível

Desenvolver o mindset de crescimento é justamente conseguir enxergar nas dificuldades uma oportunidade de desenvolvimento profissional e a chance de adquirir um novo conhecimento. Por esse motivo, o profissional deve ser flexível e estar confortável com a ideia de se adaptar a situações adversas.

Muitas vezes, a dinâmica do mercado de trabalho exige que um profissional de determinada função precise cumprir atividades que não correspondem exatamente às suas obrigações cotidianas. É neste cenário que o colaborador com um bom mindset de crescimento vai conseguir se destacar.

Quem possui esse pensamento não recua diante dessas oportunidades de aprender algo novo, mesmo que seja na prática e encarando o desafio pela primeira vez. São profissionais muito confiantes no próprio potencial e certos de que possuem a resiliência de encarar a chance de fracasso apenas como uma consequência, sem medo de arriscar.

Os profissionais flexíveis constantemente tomam a responsabilidade de trabalhar em novos cenários sem questionar, assumindo as consequências do que virá. 

Eles sabem que se destacarão dentre os demais colaboradores em caso de sucesso, mas também se tornarão profissionais mais preparados para repetirem a experiência se vier um resultado não desejado, enxergando um saldo positivo independente do que aconteça. 

4 – Não tenha vergonha de pedir ajuda

Consultar colegas mais experientes que você e solicitar ajuda sempre que necessário não é nenhuma vergonha e também pode agregar muito conhecimento caso o profissional esteja aberto para ser ensinado. 

Nem sempre você precisará aprender do modo mais difícil, através das tentativas de desenvolver um projeto ou função e fracassar, se aprimorando através dos erros.

Pedir o auxílio de um colega de trabalho para desempenhar determinadas atividades ou buscar aconselhamento profissional quando você se sentir inseguro é um processo natural para todos. São boas oportunidades de crescimento através da escuta de vivências, evitando repetir erros que causaram o fracasso alheio e tomando atitudes diferentes, sempre buscando o sucesso. 

Além disso, fortalecer sua relação com outros profissionais é uma ótima oportunidade de ampliar seu networking.

5 – Aprimore seu conhecimento  com especializações

A melhor forma de desenvolver uma habilidade é estudando a teoria e práticas dessas novas skills, para que você as domine quando precisar utilizá-las no mercado de trabalho.

Fazer uma pós-graduação aumenta suas chances de sucesso na carreira e é a maneira mais simples e rápida de otimizar seu ganho de experiência. Faça uma pós-graduação em 6 meses e se torne um profissional muito mais completo e pronto para encarar qualquer obstáculo. Ter um bom mindset de crescimento também é se preparar da melhor forma para cada desafio encontrado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades