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Como montar um negócio online em 8 passos: saiba tudo

como montar um negócio online

Empreender e ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e, hoje em dia, a internet se tornou um grande facilitador para quem deseja trabalhar para si mesmo. Com tantas redes sociais e opções para que empreendedores consigam atingir seu público-alvo, o mundo virtual desponta como uma maneira mais simples e democrática para que todos aqueles que querem abrir uma empresa consigam atingir seu objetivo. Mas para isso, é preciso muito planejamento e organização, sendo que o primeiro passo é ter clareza sobre como montar um negócio online.

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Por mais que esse não seja um trabalho simples, não há motivos para se desesperar. Com comprometimento, foco e muita força de vontade, é possível montar um plano para empreender e fazer isso de maneira responsável e sustentável, levando em consideração seus objetivos e situação atual.

Todavia, é necessário ter os pés no chão e saber que, apesar da internet facilitar todo o processo, ela não é garantia de sucesso. Você vai ter que descobrir os próprios caminhos e ter um plano de negócios robusto para ver sua empresa deslanchar. E então, está pronto para iniciar essa jornada?

Como montar um negócio online em 8 etapas

Vamos te ajudar com um passo a passo simples e prático, que cobre todas as principais etapas da abertura de um negócio virtual. Confira todos os itens abaixo e não se esqueça de anotar os pontos mais importantes.

1 – Descubra o que você quer fazer

O primeiro passo de todos é ter clareza sobre o que você quer, e isso significa pensar em todos os detalhes do seu futuro negócio. Saber que você quer trabalhar com internet e empreender não basta, pois em um mercado cada vez mais aquecido, você precisa ter um foco para conseguir se destacar.

Para isso, escolha uma área e preferencialmente também opte por um nicho, ou seja, um segmento em particular para atuar. Hoje em dia, quanto mais específico um negócio, maiores são as suas chances de ganhar os holofotes, e ter isso em mente é fundamental na hora de bater o martelo sobre o que você vai explorar.

2 – Faça uma pesquisa para entender o mercado

Com seu objetivo definido, chegou a hora de olhar para esse mercado e entender o que está acontecendo. Por exemplo, se optar por uma loja online de roupas plus size, faça uma pesquisa para compreender a atuação de seus futuros concorrentes, encontrar as grandes referências da atualidade, entender o comportamento do seu público-alvo e, principalmente, encontrar gaps que precisam ser cobertos.

Ao identificar um nicho específico, ou uma forma de trabalhar que não está sendo explorada e pode te destacar, esse pode ser um ótimo caminho para seguir a partir de agora. Além disso, essa investigação vai te ajudar a perceber se suas ideias são inovadoras ou se já estão sendo usadas por outros empreendedores, e se há demanda pelos serviços que pensa em oferecer

3 – Coloque a situação financeira no papel

Por mais que a internet facilite a abertura de uma empresa e barateie os processos, qualquer negócio precisa de investimentos para começar a funcionar. Com isso em mente, antes de começar a empreender você precisa colocar todos os seus possíveis gastos na ponta do lápis.

Isso inclui gastos com produtos a serem vendidos, burocracias, investimentos em marketing e construção de site, dentre outros pontos que podem variar de acordo com a sua área. Também é importante ter valores guardados para eventuais emergências e para pagar o seu salário, especialmente se você deixar seu emprego atual e se dedicar integralmente ao novo negócio.

Para este último cenário, considere as suas reservas e calcule por quanto tempo elas poderão te manter enquanto seu negócio ainda estiver engatinhando, porque os lucros podem demorar para começar a chegar.

Por fim, não se esqueça de começar a montar um plano de negócios. Ele vai guiar a situação financeira da sua empresa e é fundamental para qualquer negócio, especialmente no começo de sua trajetória no mercado.

4 – Monte a sua persona

Já sabe o que quer fazer, tem uma previsão de gastos e se tornou um especialista no mercado que vai ingressar? Então o próximo passo é montar a sua persona, ou seja, um tipo ideal de quem será o seu público-alvo.

O segredo para conseguir criar conexões com seus consumidores é saber quem eles são, e isso você só vai conseguir quando pesquisar a fundo os hábitos, necessidades, dores e vontades do seu público, criando um perfil detalhado da pessoa que você busca atingir.

A partir dessas informações, o ideal é criar um personagem fictício, que seria o seu cliente ideal. Ele será a sua persona e terá todos os detalhes sobre a vida, rotina e gostos daquela pessoa, te ajudando a tomar decisões e entender melhor o que pode ser útil e agradável para a vida dos seus potenciais consumidores.

5 – Pense sobre suas plataformas de venda e divulgação

A partir da análise de mercado que você fez lá atrás, provavelmente você já sabe quais são as plataformas que deve explorar, certo? Então, use essa etapa para definir se você terá um site, se venderá seus produtos em plataformas específicas, e também como será sua presença em redes sociais e outras ferramentas de marketing.

Para isso, não deixe de elaborar um plano de marketing digital que inclua estratégias de redes sociais, o uso de e-mail marketing e páginas de lançamento, investimentos em anúncios e tráfego pago, possibilidades de parcerias, a produção de conteúdo e também quais serão os canais de comunicação entre você e seus clientes.

6 – Invista em branding e identidade visual

Contudo, antes de colocar o plano de marketing em prática ou de inaugurar o seu negócio, não se esqueça de investir em branding e identidade visual. Fazer com que a empresa “tenha a sua cara” e uma identidade definida, com paletas de cores, um logo, fontes padronizadas e outros elementos visuais, é essencial para você conseguir se destacar, chamar a atenção do público e passar uma imagem ainda mais profissional para quem entrar em contato com a sua marca.

7 – Chegou a hora de lançar o seu negócio!

Com tudo pronto e organizado, você não precisa mais esperar e pode lançar a sua empresa! No início, tudo vai engatinhar antes de começar a apresentar resultados, e esse momento é o ideal para apostar no marketing digital. Esteja presente nas redes sociais, use sua verba de marketing e publicidade, e também conte com a ajuda de amigos e familiares para fazer a divulgação.

8 – Acompanhe seus resultados e nunca deixe de investir no seu negócio

Ao longo do tempo, é necessário acompanhar os resultados, ficar de olho no fluxo de caixa e implementar melhorias sempre que possível. Por mais que os investimentos sejam indispensáveis no começo do processo, quando você está aprendendo como montar um negócio online, eles precisam continuar presentes durante toda a vida da sua empresa. Não deixe isso de lado e garanta que seu negócio esteja sempre atualizado e pronto para atender as necessidades dos clientes da melhor forma possível.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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