Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Perfil profissional desejado pelas empresas: 8 skills importantes

perfil profissional desejado pelas empresas

Com um mercado de trabalho tão competitivo, é fundamental que você saiba qual é o perfil profissional desejado pelas empresas antes de buscar uma nova oportunidade de emprego.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Diante das transformações digitais dos últimos anos e das mudanças na forma como trabalhamos, o conjunto de competências que o mercado espera é cada vez maior. Com isso, só terá acesso às melhores oportunidades quem entender qual é esse perfil e se ajustar a ele.

Quer saber quais são as habilidades e competências que tornam um candidato ideal para as empresas? Confira a seguir.

Saiba qual é o perfil profissional desejado pelas empresas

1 – Analítico

Hoje, com tantos acontecimentos e desafios, o mercado de trabalho valoriza muito os colaboradores que são capazes de identificar problemas, analisar situações e encontrar soluções de forma independente.

É claro que o nível de habilidade analítica varia de acordo com o seu cargo ou indústria, mas saiba que procurar desenvolvê-la deve estar na lista de prioridade de qualquer profissional.

Também é esperado que pessoas com perfil analítico sejam organizadas, saibam planejar e priorizar tarefas de forma efetiva.

2 – Capacidade de comunicação

Todo trabalho exige que você se comunique com seus pares, clientes e outros stakeholders. E hoje, com o trabalho remoto, as pessoas dependem da comunicação escrita e através do vídeo para continuar atingindo resultados.

Ou seja, a partir de agora, não saber se comunicar através de diferentes mídias poderá prejudicar não só a sua evolução no trabalho como as entregas da empresa.

Seja qual for o setor ou área de atuação, a comunicação estará sempre no perfil desejado pelas empresas.

3 – Adaptável

Se você está no mercado de trabalho nos últimos dois anos, com certeza pode listar uma boa quantidade de mudanças na sua forma de trabalhar, concorda?

A tecnologia e a dinâmica das empresas estão em constante transformação, e os negócios que não as acompanharem podem ficar para trás.

Por esse motivo, as companhias querem profissionais dispostos a se adaptar. Aqueles com perfis mais inflexíveis ou resistentes às mudanças acabam perdendo oportunidades de se desenvolver na empresa e correm o risco de ficar estagnados.

4 – Líder

Embora ainda exista a crença de que apenas chefes são líderes, a realidade é bem diferente. Quando precisam de novos gestores, as empresas preferem promover seus colaboradores do que contratar alguém do mercado. Afinal, essas pessoas já conhecem a cultura da empresa e estão familiarizadas com o trabalho.

Portanto, é esperado que você já tenha um bom relacionamento com os colegas, saiba negociar e tomar decisões e estar à frente de projetos antes de chegar a um cargo de gestão.

5 – Emocionalmente inteligente

A inteligência emocional é a capacidade de entender as suas emoções e as das pessoas que te cercam, e isso é essencial no ambiente corporativo.

Trabalhar em times com tanta diversidade de pensamentos e opiniões sempre vai exigir inteligência emocional e muita empatia para fazer com que as coisas funcionem da melhor forma.

Pessoas que têm essa característica em seu perfil são muito valorizadas. Afinal, é a única forma de construir uma cultura de empresa próspera e positiva.

6 – Visão estratégica

Ter a capacidade de pensar a médio e longo prazo é outra característica que faz parte do perfil desejado pelas empresas. Embora os últimos anos tenham nos ensinado que muitos cenários imprevistos podem acontecer, planejar é essencial.

Além disso, quem tem visão estratégica geralmente está muito bem preparado e, por isso, consegue propor ações emergenciais e soluções para problemas inesperados.

Pessoas com essa competência sabem utilizar os recursos disponíveis para superar desafios e são muito desejadas pelas empresas.

7 – Atitude positiva

Ter uma atitude positiva pode impactar muito a forma como recrutadores e gestores te veem. Isso porque eles entendem que essa postura pode contagiar outras pessoas e colaborar para um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Mas não é só isso. Uma atitude positiva também significa que você tem mais disposição para aprender e para enfrentar situações difíceis.

Como resultado, o desempenho de pessoas com esse perfil costuma ser acima da média. Isso porque elas estão sempre procurando novas ideias e contribuindo para resultados melhores.

8 – Aprendizagem contínua

Nada pode colaborar mais para o sucesso de uma empresa do que um colaborador que está sempre em desenvolvimento.  

Pessoas com essa característica em seu perfil estão sempre aplicando seus conhecimentos em suas tarefas, compartilhando-os com o time e, claro, conseguindo resultados melhores para a empresa.

Se os gestores e equipes de RH notam que você sempre faz cursos, se especializa e se interessa pelos treinamentos internos, eles passam a te enxergar como uma parte valiosa da companhia.

Por isso, mantenha seu currículo e perfil no LinkedIn sempre atualizados com tudo o que aprender.

Todas essas características colaboram para que uma pessoa tenha o perfil profissional desejado pelas empresas e aumente as suas chances de se desenvolver na carreira. Se você ainda não reúne todas elas, busque diferentes formas de desenvolvê-las, como por meio da pós-graduação Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades