Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quando fazer MBA? Onde fazer? Tire suas dúvidas aqui!

imagem escrita MBA para ilustrar texto sobre quando fazer MBA

A pós-graduação é uma ótima forma de se manter atualizado, conseguir novas oportunidades e crescer profissionalmente. Atualmente, existe uma série de opções de especialização disponíveis com cursos de diferentes áreas de atuação. O Masters of Business Administration (MBA) é um dos mais conhecidos. Mas, quando fazer MBA? E onde fazer?   

Se você tem essa e outras dúvidas sobre MBA, este artigo foi feito especialmente para você. Abaixo é possível encontrar as principais informações sobre o tema que te ajudarão a escolher a melhor opção para a sua carreira. Confira: 

O que é MBA?

Para começar, é importante entender o que é MBA. Essa é a sigla para Masters of Business Administration, que pode ser traduzido em português como “Mestre em Administração e Negócios”. 

Embora a palavra “mestre” faça parte do nome, essa especialização não é um mestrado e nem garante o título de mestre. Na verdade, o MBA é uma pós-graduação lato sensu, que, em nossas instituições, são cursos em 4, 6 e 10 meses focados no mercado de trabalho. 

Como o próprio nome já sugere, o MBA engloba os cursos voltados para administração, liderança e gestão. Geralmente, quem busca esse curso são profissionais que desejam aprender mais sobre como gerir um negócio, liderar equipes e assumir posições de gestão em uma empresa.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Quando fazer MBA?

Como o MBA faz parte do grupo de cursos de pós-graduação, o pré-requisito para ingressar no curso é ter concluído a graduação, seja bacharelado, seja licenciatura ou tecnólogo. Ou seja, assim que você tiver o diploma de graduação em mãos é possível se matricular e começar os seus estudos do MBA. 

Embora exista um pré-requisito para ingressar no curso, algumas pessoas têm dúvidas sobre quando fazer um MBA. Muitas delas se perguntam sobre qual o momento ideal para investir na pós-graduação e se dedicar a esses estudos. Pensando nisso, listamos três principais momentos para fazer um MBA:

1 – Quando se deseja focar em gestão e liderança 

Se você chegou em um momento da sua carreira em que percebeu que deseja dar um passo a mais em direção a cargos de gestão e liderança, então é hora de investir em um MBA. O curso é ideal para quem deseja assumir a administração de negócios, tomar a frente de decisões e atuar em frentes mais estratégicas da empresa. 

É importante saber que o MBA é estruturado para que o aluno desenvolva as habilidades necessárias para assumir cargos de liderança. Então, se esse é o seu foco, não tenha dúvidas de que é hora de investir no curso. Além disso, como existem MBAs em diferentes áreas, vale escolher aquela que mais se adequa aos seus objetivos profissionais. 

2 – Quando se pretende fazer uma transição de carreira 

Investir em uma pós-graduação é uma ótima forma de consolidar a sua transição de carreira. Fazer um MBA é uma forma de aprofundar em um assunto, ficar por dentro das tendências do mercado e desenvolver novas habilidades. 

Então, se você está passando por um momento de mudança de carreira, não hesite em buscar um MBA. Lembre-se que existem várias opções de cursos e com certeza você encontrará aquela que está mais alinhada aos seus novos objetivos. Com o certificado do MBA em mãos, será mais fácil conseguir oportunidades nessa nova área. 

3 – Quando você vai empreender

Se você deseja sair do mercado tradicional e empreender em um negócio próprio, um MBA será fundamental para você se preparar ainda mais para essa nova fase. O curso te dá o conhecimento necessário para administrar um negócio, além de ajudar a desenvolver habilidades de gestão e liderança, algo fundamental para um empreendedor. 

Onde fazer MBA?

Várias instituições oferecem opções de MBA para quem deseja aperfeiçoar a carreira. Entre elas, a Anhanguera, com cursos a distância em diferentes áreas do mercado. A vantagem é que, além de estudar quando e onde você quiser, a instituição oferece certificado digital, um documento reconhecido pelo MEC que certifica que você tem um MBA. E o melhor: é totalmente digital e é emitido em 1 dia útil após o final do curso. 

Outra vantagem é que todo o conteúdo desenvolvido pelo professor fica disponibilizado online para o aluno estudar da forma que mais se adequa à sua rotina. E, quando tiver alguma dúvida, pode recorrer ao serviço de tutoria. O tutor é o responsável pela relação entre aluno e instituição. É a pessoa que garante que o processo de aprendizagem seja o mais eficiente possível.  

Além disso, a Anhanguera tem um amplo portfólio de cursos com conteúdo atualizado constantemente. São opções de MBA que acompanham as principais tendências do mercado e preparam o aluno para desafios reais. Dessa forma, o aluno estuda questões que de fato farão parte da sua rotina de trabalho e desenvolve habilidades essenciais para o dia a dia de trabalho. 

Agora que você já sabe sobre quando fazer MBA e onde estudar, que tal conferir as opções de MBA EAD Anhanguera

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades