Ir para o conteúdo
Você na Pós

Torne-se o especialista que o mercado deseja com a pós-graduação

especialista que o mercado deseja

Hoje em dia, ter um curso de graduação no currículo não é mais o suficiente. O mercado de trabalho vive uma fase complexa, com alta competitividade entre candidatos e uma simultânea escassez de talentos. Nesse cenário, o profissional que quiser se destacar precisa ser o especialista que o mercado deseja. Mas como é possível fazer isso?

Por mais que o número de graduados tenha crescido, o diploma universitário não é mais um diferencial em processos seletivos. Isso acontece porque a competição aumentou e, ao mesmo tempo, as empresas passaram a precisar de profissionais ainda mais capacitados. Em resumo, elas precisam de especialistas para compor suas equipes.

Esse é um dos grandes diferenciais buscados pelas companhias, que precisam de um olhar mais aprofundado e crítico em seus colaboradores. Além de outros pontos de relevância, como experiência na área, soft skills, aderência à cultura organizacional e perfil para as vagas, ser um especialista pode ser o seu passaporte para uma vaga dos sonhos.

Mas como um profissional se torna um especialista desejado pelas organizações?

Como ser o especialista que o mercado deseja?

Conseguir este feito faz parte de uma verdadeira jornada, e para te ajudar a percorrê-la, montamos o tutorial abaixo. Ele conta com 5 passos que vão direto ao ponto, direcionando as suas ações daqui em diante.

Seguindo cada um deles, você vai conseguir adotar uma postura estratégica e focada para a sua carreira, atingindo suas metas e entregando o que o mercado precisa.

1 – Saiba o que você quer para a sua carreira

O primeiro passo é entender quais são os seus objetivos profissionais. Essa etapa é fundamental para todos, afinal de contas, uma mesma área ou profissão podem oferecer até mesmo centenas de possibilidades de carreira. Sendo assim, antes de saber como ser um especialista, você precisa descobrir do que você quer ser especialista.

Então, o que você deseja? Onde quer chegar? Quais são as suas ambições profissionais? Conseguir responder essas perguntas vai te ajudar a entender os seus objetivos de carreira, que vão guiar a sua caminhada daqui para a frente.

Lembrando que você pode mudar de ideia ao longo do tempo, certo? É normal que profissionais repensem seus planos e tenham novos sonhos, o importante é sempre manter um olhar atento às suas metas, para conseguir “recalcular a rota” conforme necessário.

2 – Trace um plano de desenvolvimento

E falando em “recalcular rota”, podemos dizer que a sua “rota” será o seu plano de desenvolvimento, ou plano de carreira.

Ele é uma espécie de “mapa do tesouro”, um documento que você vai criar assim que tiver clareza sobre os seus objetivos. Nele, você vai traçar todo o caminho até atingir sua grande meta de carreira, incluindo todas as etapas necessárias para, aos poucos, chegar até onde você deseja.

Quando estiver pronto, você vai enxergar cada um dos passos de desenvolvimento que esperam por você, e então poderá começar a agir.

3 – Acompanhe as tendências da sua área

Já sabe o que quer, e descobriu como chegar até lá? Então chegou a hora de arregaçar as mangas e trabalhar para se tornar, cada vez mais, um profissional mais capacitado. Porém, tome cuidado para não seguir o planejamento de maneira cega.

O mercado muda o tempo todo, e pode ser que seus primeiros objetivos não façam mais sentido depois de algum tempo. Talvez as necessidades da sua área se tornem outras, e para não ficar para trás, você deve se manter atento às novidades e tendências, adaptando os seus planos de acordo com o que faz sentido para o momento.

Por exemplo, pode ser que em um determinado momento você entenda que vale a pena fazer uma segunda pós, para acompanhar as mudanças e redirecionar a sua carreira.

Essa capacidade de resiliência e flexibilidade será fundamental para “driblar” as pedras no caminho para se tornar um especialista, e um grande diferencial na hora de se destacar em processos seletivos.

4 – Desenvolva suas soft skills

Isso acontece porque as soft skills, como flexibilidade e resiliência, são fatores chave para o mercado de trabalho. Ser um profissional especialista vai além de ter robustos conhecimentos técnicos, e também passa pela capacidade de se relacionar, se comunicar e manter o ambiente de trabalho agradável, dentre outras habilidades emocionais relevantes.

Sendo assim, não deixe as soft skills de lado. Um bom especialmente sempre saberá combinar suas habilidades para entregar um trabalho completo, garantindo que suas competências comportamentais serão um diferencial para potencializar seus conhecimentos técnicos.

5 – Invista em uma pós-graduação

Por fim, a grande protagonista dessa caminhada é a pós-graduação. Até porque ela é a responsável por te transformar oficialmente em um profissional especialista.

Os cursos de especialização são oportunidades valiosas, em que você vai ter acesso a conteúdos robustos, atualizados e que levam em consideração justamente o que o mercado precisa. Isso significa que você passará por uma jornada acadêmica completa, com tudo o que você precisa para chamar a atenção de recrutadores e se destacar em processos seletivos.

Sendo assim, a especialização é uma peça-chave, e você vai perceber isso quando analisar o seu plano de carreira. Ela é o elo entre o seu momento atual e os seus objetivos, funcionando como uma verdadeira ponte para direcionar os seus esforços e te transformar em um profissional ainda mais completo.

Então, agora que você já sabe o que fazer para se tornar o especialista que o mercado deseja, o que está esperando? Aproveite as oportunidades para se inscrever em uma pós-graduação e dar esse importante passo para a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades