Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como lidar com a mudança de liderança na empresa? 10 dicas

mudança de liderança

Uma mudança de liderança na empresa pode impactar o trabalho de toda uma equipe. Isso porque a chegada de um novo profissional costuma deixar os funcionários apreensivos. Mas por que isso acontece? A resposta é simples: o medo da mudança. Se você estiver passando por isso, tenha calma. Novidades podem ser positivas. 

A chegada de um novo líder pode interferir, sim, na rotina de trabalho. Para se adaptar às novidades, você precisa estar aberto a conhecer seu novo chefe, compreender o estilo de trabalho dele e manter seu foco profissional. Seguindo algumas dicas, essa transição pode ficar muito mais tranquila. Confira:  

Como lidar com uma mudança de liderança? 

1 – Mantenha a mente positiva

Não há nada pior do que sofrer por antecedência. Ficar imaginando que a mudança de liderança não será positiva só vai alimentar seu pré-julgamento. Ao invés de focar em cenários catastróficos, encare essa mudança como uma oportunidade para crescer pessoalmente e profissionalmente. 

Isso é possível, pois uma nova liderança pode chegar com novas ideias e abordagens. Assim, você ampliará seus conhecimentos na sua área de atuação e garantirá uma nova experiência profissional. Lembre-se que sempre há algo novo para se aprender. 

2  – Seja aberto e transparente na comunicação

Quando um novo líder chega, é importante se comunicar com ele de forma clara. Explique sobre sua atual rotina de trabalho, como funciona seu setor e também faça perguntas. Busque entender os objetivos e a visão do seu novo chefe. 

Essa conversa vai te ajudar a compreender o objetivo desse profissional ao assumir o cargo de liderança na empresa e, assim, você conseguirá se preparar para o que está por vir. 

3 – Aprenda sobre a nova liderança

Além da conversa, é interessante você fazer uma pesquisa sobre o seu novo líder. Uma dica é procurar o perfil dele no LinkedIn. Veja os lugares onde ele trabalhou e por quanto tempo, os posts que ele costuma fazer, comentários e também se há recomendações. 

Tudo isso vai te ajudar a entender com que tipo de líder você está lidando. Com conhecimento, o seu processo de adaptação no trabalho será mais fácil. Isso porque, como foi citado anteriormente, o que causa mais medo quando há uma mudança de liderança é aquilo que é desconhecido. 

4 – Seja flexível e saiba se adaptar 

Para que essa transição seja tranquila, entenda que mudanças provavelmente vão acontecer com a chegada de um novo líder. Tendo isso em mente, esteja disposto a encarar os futuros desafios. A empresa pode ter contratado esse novo líder justamente para que mudanças fossem feitas.  

Trabalhe sua capacidade de ser flexível e resiliente. As mudanças nos tiram da zona de conforto. Por isso, é tão difícil encará-las, mas pense que as novidades podem ser boas para você. Tudo é uma questão de adaptação. Dê uma chance ao novo. Se não der certo, o próprio chefe vai perceber e voltar atrás, afinal de contas ele também será cobrado pela empresa. 

5 – Colabore com sua equipe

Durante esse processo de mudança, também é importante estar alinhado com sua equipe. Una-se aos seus colegas de trabalho e acolha essa liderança, demonstrando que vão trabalhar juntos para alcançar os objetivos esperados pela empresa. Isso vai mostrar que vocês são um time que preza pelo apoio e pela cooperação. 

Também é interessante pedir uma reunião com o novo líder e aproveitar esse período de mudança para explicar o que tem incomodado a equipe no dia a dia de trabalho. Pode ser que vocês estejam enfrentando problemas de comunicação com outro setor da empresa. Explique ao novo chefe – talvez ele possa trazer uma solução para o problema. 

6 – Mostre iniciativa

Como o novo líder ainda não conhece seu trabalho, não tenha receio de demonstrar seu comprometimento e dedicação. Para isso, mostre que está aberto às mudanças propostas e proponha ideias e soluções para atingir os objetivos esperados pela empresa. 

Mas cuidado para não exagerar. A ideia é mostrar que é um bom profissional e não que você é melhor que seus colegas de trabalho. No item anterior, ficou claro que é importante trabalhar em sintonia com sua equipe. Para demonstrar que é bom no que faz, você não precisa ser puxa-saco e nem puxar o tapete de ninguém.  

7 – Construa uma relação de confiança

Uma boa forma de demonstrar receptividade e que o líder pode confiar é você é por meio do seu trabalho. Além de se esforçar para colocar em prática as mudanças propostas, cumpra os prazos, seja focado, tire suas dúvidas quando necessário e não faça média. 

Desta forma, você vai demonstrar que está aberto a aprender, mas que também sabe se posicionar quando não concorda com algo. Essas atitudes farão com que o líder veja você como um profissional franco e justo no qual ele pode confiar. 

8 – Gerencie suas expectativas

A chegada de um novo líder pode causar medo, mas também pode gerar uma alta expectativa de que as coisas vão melhorar. No entanto, todo processo de mudança conta com erros e acertos. Tenha isso claro e gerencie suas expectativas. 

Um novo líder pode melhorar alguns aspectos da rotina de trabalho, mas, por outro lado, pode desagradar em outras situações. Saiba balancear isso, pois todos têm defeitos e qualidades. Sabendo disso, evite trabalhar com extremos. Um novo líder não vai tornar as coisas 100% piores e nem 100% melhores. 

9 – Invista no seu desenvolvimento profissional

A mudança de liderança pode te incentivar a investir em você e ampliar seus conhecimentos. Isso porque você pode perceber que é hora de se atualizar. Para isso, amplie sua formação, procure por cursos livres ou uma especialização que vai agregar conhecimento e, de quebra, turbinar seu currículo.

No caso de um engenheiro, por exemplo, o ideal é procurar por uma pós certificada pelo CREA. Isso permitirá que esse profissional solicite a anotação do curso na sua carteira profissional, ampliando suas atribuições. A Anhanguera oferece diversos cursos na área de Engenharia reconhecidos pelo CREA.

10 – Mantenha o foco no seu objetivo maior

Se seu foco principal é construir uma carreira na empresa em que está atualmente, saiba que, nesse processo, você precisará lidar com muitas mudanças. Por conta disso, ser resiliente é muito importante. 

Além de lidar com uma mudança de liderança e outra, você terá que enfrentar mudanças no mercado de trabalho, que está em constante transformação devido ao avanço tecnológico. Mantenha-se focado em você e no seu objetivo. Para isso, esteja comprometido com a missão e com os valores da organização que trabalha.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades