Ir para o conteúdo
Você na Pós

Especialização em Psicanálise: por que apostar nessa pós-graduação?

imagem para ilustrar o texto de especialização em Psicanálise

Se você é formado em Psicologia, áreas correlatas e possui interesse nos assuntos relacionados ao inconsciente humano, a especialização em Psicanálise é certeira para a sua carreira. Esse campo clínico foi desenvolvido no fim do século XIX pelo neurologista Sigmund Freud e é cada vez mais usado para compreender as questões internas e externas que permeiam o indivíduo e sua vivência. 

O perfil de um psicanalista exige que esse profissional seja observador e tenha a capacidade de refletir com empatia sobre seus pacientes. Afinal, as pessoas devem se sentir confortáveis para expressar suas emoções e pensamentos para que adquiram bem-estar psíquico e, como consequência, mais qualidade de vida.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Psiquiatra, psicólogo ou psicanalista? Conheça as diferenças

Essas três profissões têm relação com a área de saúde mental e, apesar de terem uma atuação bastante diversa, são frequentemente confundidas. Pensando nisso, vamos explicar as diferenças entre elas antes de se aprofundar na psicanálise em si. 

O psicólogo é o profissional formado em psicologia. Ele não pode receitar medicamentos ou tratamentos médicos, mas tem a capacidade de atender pacientes através de sessões de psicoterapia. Já o psiquiatra precisa ser formado em medicina e, depois, se especializar na área precisa. Por ter um registro profissional no conselho de medicina, ele pode receitar medicamentos psiquiátricos.

A diferença desses para o psicanalista é a metodologia. É recomendado que uma pessoa especialista em psicanálise seja, pelo menos, formada em psicologia e faça cursos de especialização, como uma pós-graduação, que se aprofundem nas teorias desenvolvidas por Freud para atender pessoas utilizando esse método. 

Esse atendimento pode ocorrer de três formas: individualmente, em grupo ou em instituições. Dessa forma, o profissional tem o foco de analisar, através do diálogo, os traumas, sentimentos e outras percepções que fazem parte da sua ligação do indivíduo com o mundo externo. 

Porém, não há uma graduação específica para quem deseja ser psicanalista e os cursos são voltados a quem quer se capacitar na área, independente de como irá aplicar esse conhecimento no dia a dia profissional. Geralmente, pessoas que têm mais facilidade com temas relacionados à filosofia e ética demonstram mais interesse pela prática psicanalítica.

banner sobre o e-book tendências de carreira na área de Psicologia

Por que investir na especialização em Psicanálise?

A especialização em Psicanálise é um curso que aprofunda os conceitos da teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Dessa maneira, ela aborda desde os elementos básicos do pensamento freudiano, que envolvem os processos de subjetivação, psicossexualidade e, também, da relação entre psicanálise e os campos da infância, entre outros. 

O objetivo do curso é, portanto, oferecer ao aluno uma apresentação ampliada da teoria de Freud, apresentando os fundamentos relacionados à psicossexualidade, psicopatologia, entre outros, e problematizar a relação entre a psicanálise, o campo da infância e os processos da atualidade, entre os quais: questões étnico-raciais e de gênero, por exemplo. 

Para se especializar, você pode optar por uma pós-graduação EAD em Psicanálise, que envolve as seguintes disciplinas: 

  1. Introdução à teoria psicanalítica
  2. Fundamentos da teoria psicanalítica I: constituição do aparelho psíquico
  3. Fundamentos da teoria psicanalítica II: psicossexualidade
  4. Psicopatologia psicanalítica e estruturas psíquicas I: neurose e perversão
  5. Psicopatologia psicanalítica e estruturas psíquicas II: psicose
  6. Fundamentos da técnica e da direção do tratamento
  7. Teoria psicanalítica e a clínica com crianças 
  8. Teoria psicanalítica e processos culturais
  9. Teoria psicanalítica e problemáticas da atualidade

A abordagem desses temas proporciona ao aluno a oportunidade de pensar criticamente sobre a teoria de Freud de acordo com as condições de seu tempo e momento social.

Ou seja, adquirindo conhecimento não só sobre os temas, mas também sobre a realidade histórico-social em que eles surgiram e se concretizaram na psicanálise, ampliando a compreensão dos processos de subjetivação do indivíduo.

Qual é a aplicação da especialização em Psicanálise na prática?

Além de ser capacitado para problematizar os conceitos e a relação entre a teoria psicanalítica e os meios cultural e social, uma pessoa com especialização em psicanálise consegue aplicar os conceitos em contextos diversos, desenvolver pesquisas e utilizar os conceitos para o atendimento de pessoas

Como mencionamos, um profissional especializado pode trabalhar em consultório, clínicas particulares, hospitais, empresas, ONGs, escolas, indústrias, sistema penitenciário e até mesmo setores ligados à Assistência Social e Saúde, como é o caso do CAPS.

Independente do local de trabalho, é importante lembrar que a aplicação da teoria freudiana vai além do conhecimento em si. É preciso apresentar algumas soft skills, ou seja, aquelas habilidades mais comportamentais para exercer a melhor prática. 

Com a especialização em psicanálise, também é possível entender que a necessidade do mercado é por pessoas que sejam dinâmicas, que gostem de refletir, ouvir e conversar com pessoas, além de buscar por respostas sobre as questões existências não apenas de si, mas de pacientes que estão envolvidos em diferentes contextos sociais e querem entender mais sobre seu interior.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades