Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Busca inteligente: por que todo e-commerce deve apostar nessa tecnologia?

imagem para ilustrar o texto de Busca inteligente

Você já ouviu falar no termo “Busca inteligente”? Esse é o nome dado aos sistemas de pesquisa que usam inteligência artificial (IA) como base para melhorar a experiência de busca online que está sendo implementada não só por grandes empresas, como é o caso do Google, mas também em plataformas de e-commerce.  

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entre os principais destaques da busca inteligente estão o reconhecimento e entrega de resultados a partir de assuntos relacionados, análise de navegação e a identificação de sinônimos ou palavras que, mesmo com erros de digitação, entregam corretamente o que foi pesquisado. 

Mas por que isso é importante? É a partir dessas ferramentas que se torna possível entender qual é a real intenção do usuário dentro da sua loja, por exemplo, e entregar resultados que sejam mais relevantes ou até mesmo personalizados. 

Além disso, o tempo de permanência no seu site e as taxas de conversão e retenção também estão relacionados à capacidade mostrar os resultados certos para quem consome os produtos que estão sendo ofertados. 

Busca inteligente para e-commerce: como funciona?

Quando falamos de busca inteligente, é preciso pensar em um campo de pesquisa que seja o mais eficiente possível. Afinal, essa área possui influência direta nas vendas e na experiência do cliente como um todo. Assim, uma boa busca inteligente deve contar com alguns fatores como:

  • Similaridade fonética
  • Busca por cor automatizada
  • Busca comportamental
  • Alta velocidade
  • Busca por imagem
  • Busca por voz

Quer entender mais sobre como cada um desses fatores funciona em uma loja virtual? Confira abaixo:

Similaridade fonética

A similaridade fonética nada mais é do que a capacidade que a inteligência artificial tem de identificar a semelhança entre letras e palavras. Nesse caso, mesmo se o consumidor ficar em dúvida na hora de escrever determinada palavra, o buscador irá exibir os resultados para a pesquisa – e ainda sugerir a grafia correta.

Essa característica é essencial porque respeita o modo de busca de quem acessa o seu site.

Busca por cor automatizada

Em e-commerces focados em roupas, acessórios e outros itens de moda, a busca por cor já é uma prática comum. Ela torna mais fácil a pesquisa não do consumidor mais decidido, que já sabe o que procura e até mesmo a cor do que busca. 

Essa funcionalidade está presente em sistemas de busca de forma automatizada, através do reconhecimento de imagem por IA. Isso significa que não é preciso direcionar a equipe para catalogar as cores de cada produto. A inteligência já identifica as cores, diminuindo possíveis erros e tendo mais assertividade ao mostrar os produtos na vitrine virtual. 

Busca comportamental

Fazer uma análise de dados ajudam a entender qual é o comportamento do seu cliente. Por conta dessa funcionalidade, fica mais fácil entregar uma experiência personalizada e com mais qualidade, criando o chamado “momento WOW” tão importante para a fidelização dos consumidores.

Na busca inteligente, a IA mapeia todos os passos do cliente: do momento em que ele entra no site até o momento em que decide sair. Cada clique, pesquisa e produtos vistos são levados em consideração para mostrar os resultados mais relevantes para esse consumidor, inclusive se ele sair do site e retornar depois. 

Alta velocidade

Nada mais chato do que fazer uma pesquisa e ficar esperando vários minutos para que ela se complete. E a velocidade é importante para a conclusão da compra. Por isso, o tempo de espera para que as páginas carreguem é tão crucial.

Busca por imagem

Através da busca por imagem, fica muito mais fácil pesquisar os produtos desejados. Tudo o que o cliente precisa fazer é tirar ou enviar uma foto e a inteligência irá fazer o reconhecimento da imagem, trazendo resultados iguais ou semelhantes. Simples, não é? 

Busca por voz

A busca por voz é uma ferramenta que auxilia a acessibilidade de pessoas com deficiência, facilita a comunicação e, também, otimiza a pesquisa através da fala, que é transcrita automaticamente. 

O diferencial da busca com inteligência artificial

A inteligência artificial tem capacidades avançadas para entender a real intenção do usuário durante uma pesquisa online, o que reduz custos e riscos, e ainda torna a experiência mais otimizada e agradável para quem compra. 

É importante mencionar que experiências mais personalizadas podem aumentar as vendas. Segundo uma pesquisa realizada pela Oracle RightNow, especializada em solução de feedbacks empresarial, pelo menos 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor. 

Quer entender mais sobre busca inteligente? Torne-se um especialista no tema através dos cursos MBA Anhanguera. Você consegue certificado em um período entre 6 e 10 meses e ainda pode estudar diretamente na sua casa.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades