Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Melhores séries para aprender inglês: confira 7 opções

imagem para ilustrar o texto de melhores séries para aprender inglês

Hoje em dia, é essencial para o mercado que o profissional fale mais de um idioma, sendo que o inglês é uma das línguas mais desejadas pelos recrutadores. Além do ensino tradicional, as séries também podem ajudar a aprender. Pensando nisso, elencamos algumas das melhores séries para aprender inglês.

Qual a importância de saber falar inglês?

Além de ser uma língua universal, os grandes polos de educação, pesquisa e avanços tecnológicos estão nos Estados Unidos. Logo, quem deseja marcar presença nessas áreas para conseguir se destacar e ter acesso a essas informações em primeira mão precisa saber falar inglês

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Fora isso, muitas oportunidades são encontradas em empresas multinacionais, o que exige de seus colaboradores trocar e-mails, fazer reuniões e traçar estratégias em conjunto com pessoas de outros países. E em quase 100% dos casos essas conversas serão em inglês. 

Como utilizar filmes e séries no seu aprendizado

Apesar de ser possível aprender enquanto assistimos um filme ou série, o mais recomendável é que, pelo menos algumas vezes, você assista a produção unicamente focado em praticar o seu listening (a capacidade de identificar e compreender o idioma falado) e reading (capacidade de identificar e compreender o idioma escrito).

Para isso, primeiro assista a obra com áudio original e legendas em português, para você absorver o áudio e conseguir conectar o que você ouve com o que você lê, criando conexões entre o áudio e o significado das palavras e expressões ouvidas. 

Depois, assista novamente com áudio e legendas em inglês, tentando relembrar o significado de tudo que foi dito em cena. Desta forma, você consegue associar o dito com sua grafia em inglês, treinando tanto a parte falada para conversação como a escrita, para elaboração de textos e leitura de documentos.

A maioria das séries vai te ensinar palavras e expressões do cotidiano, para conversas informais e diálogos rotineiros com as pessoas próximas, mas outras, com um foco maior em determinados segmentos da sociedade, ainda podem acrescentar termos técnicos e palavras bem específicas de determinados contextos ao seu repertório.

How To Get Away With a Murderer, por exemplo, irá trazer dialetos bem específicos do direito, enquanto Greys Anatomy aborda palavras específicas da medicina e da rotina em um hospital. 

As 7 melhores séries para aprender inglês

1 – Modern Family

Retratando a vida de três famílias que pertencem ao mesmo núcleo familiar, a sitcom é ótima para aprender expressões informais, gírias e como ter uma pronúncia ágil para conversar com um nativo naturalmente.

O dialeto aprendido na série pode ser utilizado no seu dia a dia, em situações cotidianas, visto que a maioria das situações retratadas nessa comédia são rotineiras, como festas de família, reuniões escolares, dia a dia no trabalho, conversa entre pais e filhos, entre outras ocasiões que você facilmente pode viver. 

2 – Sherlock

Esta série britânica é baseada nos famosos livros do detetive inglês Sherlock Holmes, personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle e mundialmente famoso graças a seu faro investigativo e inteligência acima da média.

Para quem quer treinar o inglês formal, praticado na Inglaterra dos anos 20 e 30 (época próxima da retratada na obra) e ainda comum em alguns estudos publicados no Reino Unido, esta série é a mais recomendada para você.

Na maioria das cenas, os diálogos ocorrem em ritmo lento, podendo o telespectador perceber a pronúncia correta de cada palavra com calma e acompanhar melhor o desenvolver dos acontecimentos mesmo enquanto estuda o idioma. 

Um ponto a se destacar na série é que os episódios são mais longos que o usual (média de 85 a 90 minutos) mas eles não são contínuos, ou seja, a história começa e termina no mesmo episódio, como se fosse um longa metragem, o que facilita o entendimento dos fatos para quem deseja estudar o inglês britânico assistindo a produção. 

3 – The Good Place

Essa série de comédia retrata um pós-vida bem diferente do que imaginávamos: baseado em pontuações feitas em vida, as pessoas são enviadas para o Lugar Bom, onde vivem uma felicidade eternidade, ou para o Lugar Ruim, onde sofrerão eternamente. Mas nem tudo é perfeito e, às vezes, as pessoas vão para o lugar errado. 

Recheado de referências pop e citações a episódios e personalidades marcantes dos Estados Unidos, a série é ideal para quem quer aprender um dialeto leve, informal e que aborda diferentes aspectos culturais norte-americanos. 

Por também trabalhar conceitos de psicologia, filosofia, sociologia e antropologia, a produção traz bastantes conceitos dessas áreas do conhecimento humano, mas de forma bem mais acessível do que livros do gênero na linguagem inglesa. 

Portanto, se esse assunto for um dos seus interesses, é a oportunidade de aprender a falar sobre ele em inglês. 

4 – Mad Men

Esta clássica série sobre o dia a dia de um publicitário dos anos 60 é recheada de referências ao mercado publicitário e perfeita para quem atua em marketing e quer treinar sua pronúncia em inglês.

Além disso, a série traz diálogos recheados de gírias e expressões comuns no passado mas que hoje já não são tão usuais, então é um atrativo a mais para quem quer estudar a língua da forma mais completa possível. 

5 – Seinfeld

Outra sitcom que é sobre situações cotidianas e traz diversas expressões que podem ser usadas em conversas informais do dia a dia, sempre de forma muito divertida e com muitas referências à cultura pop, tornando o processo de aprendizado muito mais divertido.

Outro atrativo é a estética e diálogos típicos dos anos 90, com muitas gírias e expressões idiomáticas que persistem até hoje, porém que surgiram naquela época. Ideal para quem quer aprender mais também sobre o contexto no qual o inglês falado atualmente nos Estados Unidos surgiu.

6 – Fleabag

Com um formato considerado bem inovador, Fleabag é uma série de humor que conversa diretamente com o público em diversos momentos, através da quebra da quarta parede feita pela protagonista, que é bem sarcástica e tem um sotaque britânico bem carregado.

É uma série para treinar a escuta e pronúncia do inglês da Inglaterra e conhecer expressões bem típicas da língua, além de abordar tanto questões superficiais do dia a dia e brincadeiras como conversas mais sérias, como questionamentos sobre a morte, relações familiares e arrependimento.

É uma série ideal para todos que desejam aprender termos mais formais, acerca de assuntos que exijam maior seriedade dos interlocutores, como expressões informais e recheadas de ironias para utilizar entre amigos e conhecidos. 

7 – Superstore 

Superstore é uma série que traz à tona a rotina de colaboradores de um hipermercado, em episódios que falam sobre amizade, questões trabalhistas, temas do dia a dia e da vida pessoal. Com diversas tarefas do cotidiano, a série rende boas risadas e ainda ajuda a aprender inglês de uma forma leve. O seriado conta com a participação de America Ferrera, atriz que já atuou na série Ugly Betty.

Gostou das nossas indicações de melhores séries para aprender inglês? Além de ter domínio do idioma, outra vantagem no currículo é ter uma especialização. Para isso, conheça a Pós LFG, com especializações na área no Direito, além de outros cursos de pós-graduação EAD em 9 áreas do conhecimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades