Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Estágio conta como experiência profissional no currículo?

Uma preocupação frequente dos alunos que ingressam na graduação é: “será que vou conseguir um trabalho na área com o curso que escolhi?”. É aí que entra o estágio. Ele serve como um primeiro contato com o mercado de trabalho para quem ainda está estudando e, sim, o estágio conta como experiência profissional no currículo. Esse fator é, inclusive, garantido por lei. O que nós explicamos abaixo: 

O estágio conta como experiência profissional no currículo?

Até 2019, o estágio não era oficialmente considerado uma experiência profissional. No entanto, por causa do projeto de Lei 2762/19, ele passou a ser considerado experiência profissional para admissão no primeiro emprego. Essa foi uma alteração na lei do estágio 1178/08, que confere ao estudante o direito de atuar no mercado de trabalho sob supervisão.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

No Art. 1º define-se o seguinte: “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

O projeto de lei que habilita o estágio como experiência profissional foi criado pelo deputado Flávio Nogueira com a justificativa de que a falta de experiência faz com que os jovens sejam afetados na busca pelo primeiro emprego. Afinal, se a vaga, ainda que júnior, exige experiência, o candidato já não atende todos os requisitos. Assim, com o estágio contando como experiência no mercado de trabalho, os recém-graduados têm uma chance maior de conseguir um emprego na área em que se formou. 

Vale a pena fazer um estágio?

A resposta é sim! O estágio é uma etapa muito importante para que um estudante possa estabelecer relações no meio profissional e ampliar seu networking. 

O objetivo do estágio é preparar o estudante para o mercado de trabalho, colocando-o em contato direto com a atividade profissional para que ele aprenda na prática as competências necessárias para exercê-la. Além disso, é um meio de mostrar ao estudante como aplicar em seu dia a dia os conhecimentos teóricos transmitidos na sala de aula.

No trabalho, ele conhece várias pessoas com tempo de carreira e conhecimentos na área, favorecendo futuras indicações, e ainda dá a possibilidade de estar em contato com a área que escolheu, avaliando os prós e os contras da profissão e analisando se essa é realmente a carreira que ele deseja seguir. 

Por serem estudantes, os estagiários ainda estão em processo de supervisão direta. O que significa que eles devem ter um gestor que os guie durante a experiência, ensinando o que se deve ou não fazer, realizando feedbacks constantes com foco nesse aprendizado, entre outras tarefas. 

Apesar de não oferecer registro na carteira, o estágio é pautado por um contrato que detalha as relações entre a empresa e o estagiário, com horário de trabalho, salário, as funções e o período de duração, que pode ser prorrogado por até dois anos. Dependendo da empresa, o estagiário trabalha um período diário de 4 a 6 horas por dia.

Além disso, as empresas contratam estagiários que podem vir a ser empregados fixos futuramente. Por causa disso, muitas preferem sempre estudantes de cursos cuja formação esteja voltada para o trabalho desempenhado pela organização.

Mesmo estando em início de carreira, o estudante e o profissional recém-formado devem ter os mesmos cuidados de um profissional ao elaborar o seu currículo. O currículo deve enfatizar o seu potencial, mencionando os conhecimentos que adquiriu durante a fase de faculdade.

Utilize palavras que se identifiquem às habilidades que você aprendeu ou utilizou na universidade ou no trabalho, e destaque cada conquista obtida até o momento. Por exemplo, se o seu trabalho de conclusão do curso estiver relacionado com a área de seu interesse, mencione esta informação no currículo.

Como colocar o estágio no currículo?

Na verdade, colocar no currículo a experiência de estágio não é diferente de como colocar a experiência profissional no currículo. Entre as informações essenciais, devem estar:

  • O nome da empresa em que está estagiando;
  • O seu cargo;
  • Informações com as datas de início e de término do estágio;
  • Uma descrição breve das suas tarefas e conquistas no estágio.

 Esse é o melhor jeito para você comunicar ao recrutador de maneira simples que já realizou um estágio. Apesar das atribuições de um estagiário serem relativamente simples, é importante falar sobre as suas principais responsabilidades.

Devemos citar que incluir que o estágio conta como experiência profissional depende do seu nível de experiência. Isso porque o currículo é um documento que o recrutador usa para determinar se ele quer te entrevistar. Se você já tem muitos anos de experiência, o estágio deixa de ser relevante e é substituído pelas oportunidades mais recentes da sua carreira. Agora que tal ver a diferença entre estágio e trainee?

[Infográfico] Veja boas práticas para montar um bom currículo

Para ter mais chances de conseguir o emprego dos sonhos, é necessário construir um bom currículo para que você desperte uma boa impressão com os recrutadores. Pensando nisso, nós preparamos um infográfico com os 10 passos para montar um bom currículo. Confira!

Imagem do infográfico 10 Passos para montar um bom currículo

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades