Ir para o conteúdo
Você na Pós

Esteticista pode fazer pós em que área? Conheça o curso de Estética e Cosmetologia

Esteticista pode fazer pós em que área? Acredite, essa é uma pergunta recorrente entre os profissionais, pois a área da estética tem diversas opções e é um dos setores que mais cresce no Brasil. Inclusive, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a categoria registrou crescimento de 5,8%.

Com esse crescimento, a pós-graduação acaba sendo a melhor maneira para aumentar os conhecimentos e técnicas. Na área da estética, os cursos ajudam no aprimoramento de técnicas, manuseio de equipamentos e até na prescrição de produtos cosméticos.

Quer saber qual a importância da pós-graduação para esteticista e conhecer a área de Estética e Cosmetologia? Continue lendo este artigo!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que é importante um esteticista fazer pós-graduação?

O esteticista é o profissional que cuida da imagem pessoal, unindo saúde, beleza e bem-estar. E essa área cresce dia após dia, pois as pessoas têm buscado cada vez mais o equilíbrio entre o interno e externo, além de querer melhorar a qualidade de vida e autoestima.

Outro ponto que mostra o crescimento da área é a busca incessante pela eterna juventude e isso acaba revelando o quanto os profissionais precisam estar atentos às inovações tecnológicas para suprir sempre as necessidades de seus clientes. 

Porém, para ficar por dentro dessas novidades, é preciso que os profissionais estejam cada vez mais atualizados, capacitados e especializados. Afinal, os cuidados estéticos exercem um papel importante de tratamento e isso faz com que o público cresça exponencialmente — além de ser bem diversificado.

Os profissionais que atuam na área, mas estão estagnados precisam se mexer para adquirir o conhecimento necessário. Até porque essa é uma área que novas técnicas e tratamentos surgem constantemente. Por isso, é importante que esses profissionais busquem por um curso de especialização.

Principais benefícios para o esteticista que decide fazer pós-graduação

A área da estética é bem diversa e o crescimento tem acontecido graças à mudança no estilo de vida das pessoas, que foca, principalmente, em efeitos mais naturais e duradouros. Dessa forma, as pessoas têm preferido mudar alimentação e não só recorrer aos procedimentos imediatos. Veja abaixo as principais vantagens em buscar uma especialização sendo esteticista:

  • Imagem de dedicação

O profissional que decide se especializar mostra que se preocupa com sua atuação e que está buscando melhorar a sua performance, além de ficar mais próximo de uma boa colocação no mercado de trabalho. Crescer profissionalmente depende de algumas ações e se especializar está nessa lista.

  • Ampliar o networking

Um fator que é importante em todas as áreas é o networking e, durante uma pós-graduação, esse é o momento de ter contato com outros profissionais da área. Afinal, manter contato com colegas pode ser uma maneira de conseguir novas (e boas!) oportunidades. 

Leia também: 6 dicas infalíveis para fazer networking e ter uma rede poderosa de contatos

Esteticista pode fazer pós em que área? Conheça o curso de Estética e Cosmetologia

Com o aumento na busca por tratamentos estéticos, o mercado tem buscado por profissionais capacitados e qualificados, que tenham competências específicas e consigam oferecer cuidados preventivos por meios adequados e seguros. 

A pós-graduação em Estética e Cosmetologia tem o intuito de contribuir para qualificação teórica dos interessados, com foco na avaliação e atendimento seguro e competente. Além disso, esses profissionais serão capacitados para realizar intervenções preventivas e curativas como meio de proporcionar uma maior satisfação e bem estar para o cliente. 

O principal objetivo da pós-graduação de Estética e Cosmetologia, que pode ser realizada em 4 meses, 6 meses ou 10 meses, é capacitar os profissionais da área da saúde para conseguirem atuar em todos os setores profissionais da estética facial e corporal, em uma equipe multidisciplinar de saúde, proporcionando um atendimento com qualidade e segurança — para equipamentos, técnicas, produtos e muito mais.

Durante o curso, esses profissionais vão:

  • Discutir e ampliar os conhecimentos teóricos básicos que são empregados na estética;
  • Compreender as disfunções estéticas faciais e corporais, além de saber como reconhecê-las;
  • Entender o desenvolvimento e a aplicação de protocolos de atendimento efetivos com base nos recursos cosmetológicos e eletroterápicos nas técnicas manuais;
  • Identificar diferenças entre patologias da pele;
  • Conhecer e analisar os diferente recursos tecnológicos e cosméticos;
  • Perceber a importância de aplicar os conhecimentos na melhora da qualidade de vida, do bem-estar e embelezamento;
  • Capacitar o profissional a desenvolver ações de pesquisa, buscando estratégias e instrumentos de planejamento, condução, execução e publicação das mesmas;
  • Habilitar o profissional na otimização para a tomada de decisões, a aprendizagem independente e o raciocínio clínico;
  • Desenvolver o espírito crítico para assimilar novas ideias e tecnologias e adaptar-se às situações que ocorram no dia-a-dia da profissão.

Cursar uma pós é a melhor forma de conseguir destaque e dar aquele up no currículo. Mas, se ainda tiver se perguntando “esteticista pode fazer pós em que área?”, invista na pós-graduação e renove seus conhecimentos na área, tornando-se especialista e referência em estética e cosmetologia. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades